Translate

Friday, May 30, 2014

1920-1922-GRUPO PERFORMÁTICO DA FÁBRICA DO ATOR EXCÊNTRICO [FEKS] (Leningrado, c. 1920-1922).

GRUPO PERFORMÁTICO DA FÁBRICA DO ATOR EXCÊNTRICO [FEKS] (Leningrado, c. 1920-1922). O Grupo Performático da Fábrica do Ator Excêntrico [FEKS], rejeitou o Futurismo italiano no seu manifesto; no entanto, o que fez na teoria, não realizou na prática. Os espetáculos do FEKS mesclaram a Cultura da Diversão com o espetáculo de variedades, introduzindo a música do jazz, quadros cômicos e números especiais tipo Music-Hall. Este tipo de espetáculo celebrava a cultura Futurista: um dos espetáculos encenado pelo grupo foi A Morte de Tarelkin, de A. V. Sukhovo-Kubylin, sátira à polícia czarista e a burocracia russa, dirigida por Vsevolod Meyerhold (Vsevolod Emilovich Meyerhold: Karl Theodor Kasimir Meiergold, 1874-1942), encenado com cenário Construtivista e móveis dobráveis de Várvara Stepanova (1894-1958). Na essência, foi aplicação prática das teorias divulgadas por F. T. Marinetti (1876-1944), mentor do Futurismo italiano no seu Manifesto do Teatro de Variedades, assinado conjuntamente com Fortunato Depero (1892-1960), quando, […] tudo move-desaparece-reaparece, multiplica, quebra, pulveriza, treme, transforma-se em cena, máquina cósmica que é a vida […] (v. Manifestos Futuristas). A dupla de fundadores da Fábrica do Ator Excêntrico [FEKS], desenvolveu projeto cinematográfico associado às vanguardas, principalmente expressivo no cinema apresentado posteriormente, dirigido por Grigory Kosintsev (1905-1973) e Leonid Trauberg (1902-1990).Esses diretores cinematográficos ainda são pouco conhecidos fora de seu país, mas ocupam lugar de destaque, principalmente na produção soviética na década 1930-1940. O muito conhecido cineasta russo Sergey Eisenstein (1898-1948), pertenceu ao FEKS, movimento teatral, dito, Futurista, por ser voltado para o futuro. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: GOLDBERG, R. Performance Art: from Futurism to the Present. London: Thames and Hudson 2001. 206 p., il. Algumas color., pp. 37, 44. 15 x 21 cm (world of art). GOLDBERG, R.; ANDERSON, l. (Foreword). Performance: live art since 1960. New York: Harry N. Abrams, 1998. 240p.: il., p. 48. 26 cm x 29 cm.   CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 505.

No comments: