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Saturday, July 4, 2015

1918-1921-ROSTA – AGÊNCIA TELEGRÁFICA RUSSA, AS JANELAS DO EXÉRCITO ARTÍSTICO BOLCHEVIQUE (URSS).

ROSTA – AGÊNCIA TELEGRÁFICA RUSSA, AS JANELAS DO EXÉRCITO ARTÍSTICO BOLCHEVIQUE (URSS, 1918-1921). ROSTA - Agência Telegráfica Russa [Rossiyskoye telegrafnoye agentstvo] (1918-1935), instituição estatal publicitária dos Bolcheviques, fundada pouco depois da Revolução Russa (1917). Mesmo depois da criação da Agência de Notícias da URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1925), a ROSTA permaneceu como a agência estatal soviética de notícias. O artista plástico e caricaturista Mikhail Mikhailovich Cheremnyk (1890-1962), que pertenceu ao bem sucedido Grupo dos Itinerantes, da cooperativa de artistas que organizou a Sociedade Para Mostras Itinerantes de Arte (1870-1923, v.), iniciou campanha publicitária, associado ao jornalista Nikolai Ivanov, com cartazes colados no interior das vitrines de antiga confeitaria desativada (Moscou, fevereiro, 1919). Esses cartazes nasceram no periodo da guerra civil ao do estabelecimento da economia rudimentar no país, na conturbada época Pós-Revolucionária, quando faltavam alimentos, até pão e faltava mídia impressa, jornais e revistas. A campanha publicitária da ROSTA voltou-se para a maioria da população iletrada, mas apta a compreender poucas frases doutrinárias associadas às imagens contundentes, de fácil leitura visual. A maioria das imagens iniciais baseou-se na tradição folclórica russa das gravuras de Lubok (plural Lubik), xilogravuras populares, rústicas, de natureza religiosa, colecionadas por artistas russos de vanguarda como Mikhail Fiodorovich Larionov (1881-1964). Larionov, organizador da mostra N. 4, Raionistas, Futuristas e Primitivos (1914), quando expôs ícones russos e as xilogravuras produzidas na técnica primitiva, dita, Lubok, valorizando a arte de raiz folclórica, além de obras dos artistas das vanguardas pictóricas russas. As gravuras de Lubok se assemelham as xilogravuras populares do cordel brasileiro e nordestino. Os cartazes da ROSTA foram executados com desenhos ultracoloridos, passíveis de serem vistos à distância, frequentemente usando quadrinhos como nas modernas HQ (Histórias em quadrinhos). Os cartazes não eram impressos, mas pintados manualmente com estencils produzidos com cartões, e, depois da reprodução do número desejavel de cartazes, os estensils eram enviados de cidade em cidade, circulando através do país. Devido à disposição dos cartazes nas vitrines das lojas vazias, idéia de Cheremnyk, essas peças publicitárias receberam do povo a denominação de Janelas Rosta [Okna Rosta]. Quando o artista multimídia Vladimir Vladimirovich Maiakovsky (1893-1930) vislumbrou a enorme possibilidade da popularidade dos Rostas, como os cartazes passaram a ser chamados, aliou-se ao grupo de artistas e criou mais de 100 cartazes. Esse coletivo de artistas entusiasmados, criando arte publicitária nos estúdios gelados, sem calefação, muitas vezes criavam um Rosta por dia. Anteriormente Malevich (Kazimir Severinovich Malevich, 1878-1935) passou a criar o texto, enquanto Maiakovsky executava os desenhos para os cartazes da editora Lubok de Hoje (1914-1915). A criativa dupla criou centenas de cartazes, impressos na técnica de Lubok: alguns cartazes dessa época, mostrando desenhos de Maiakovsky associados ao texto de Malevich, estiveram com seus originais na exposição Gráfica Utópica, Arte Gráfica Russa, 1904-1942, no CCBB e se encontram reproduzidos no catálogo (Rio de Janeiro, 2002). Agora Malevich, junto com Maiakovsky, também criou Rostas. Outros artistas, adeptos de grande diversidade de estilos, se associaram ao grupo como Mikhail Adamovich (1878-1935), Nina Evseevna Aisenberg (1902-1974), Natan Arons Isaevich Altman (1889-1970), Ilya Grigorievich Chasnyk (1902-1929), Ivan Ivanovih Chekmazov (1901-1961), Sergey Vasilievich Chekhonin (1878-1936), Natalia Danko (1892-1942), Deni (Viktor Mikhailovich Denisov, 1890-1962), Mstislav Valerianovich Dobuzhinsky (1875-1957), Aleksandr Vasilievich Kuprin (1880-1960), Sergey Tinofeevich Konenkov (1874-1971), Koslinsky, Boris Mikhailovich Kustodiev (1878-1927), Vladimir Vasilievich Lebedev (1891-1967), Dmitry Stakievich Moor (Orlov Stakhievich, 1883-1946), Vera Ignatievna Mukhina (1889-1953), Kuzma Sergeevich Petrov-Vodkin (1878-1935), Ivan Albertovich Puni (Jean Pougny, 1888-1956), Aleksandr Mikhailovich Rodchenko (1891-1956), Alexandra Vasilievna Shekatikhina-Pototskaya (1892-1967), David Petrovich Shterenberg (1881-1948), Varvara Feodorovna Stepanova (1894-1958), Nikolai Mikhailovich Suetin (1897-1954), Vladimir Evgrafovich Tatlin (1885-1953) e Piotr Savvich Utkin (1877-1934), entre outros, sob a égide de Cheremnykh, nesse coletivo de notícias ilustradas com muita arte inovadora e originalidade. No turbilhão frenético dessa fase cheia de esperança, os artistas estavam prontos para esmagar a velha arte, e abraçar a nova, quando inúmeros talentos foram revelados (Moscou, 1919-1921). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: KOVTUN, Y. Mikhail Larionov: 1881–1963. Cronicle of the artist's life and work. Translated by Paul Williams. Bournemouth: Parkstone Press, 1998. 175p.: il., retrs. pp. 55-85, 92, 131- 142, 155- 175, 172- 175 (Great Painters). KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il. LODDER, C., MILNER, J.; DJAFAROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., pp. 27-32, 40-44. LODDER, C. El arte de vanguardia en Rusia: experimento e innovación. Apud KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa: 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color. LODDER, C. The Transition to Constructivism. Apud KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde 1915-1932. Frankfurt: Schirn Kunsthalle. Amsterdam: Stedelijk Museum. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 1992. PETROVA, E.; VAKAR, I.; DOUGLAS, C. Malevich, Artist and Theoretician. Translated by Susan Mckee. Paris: Flammarion, 1996, pp. 06-25. ROSTA Russian Telegraph Agency. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 23 August 2013, at 21:12. 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