Translate

Saturday, December 17, 2011

ESTÚDIO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhUTEMAS] (Leningrado (Petrogrado) 1918-1926; Vitebsky (Ucrânia), e outras localidades, na mesma época); e do INSTITUTO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhTEIN] (Moscou, 1926-1930; Leningrado (Petrogrado) 1926-1932; Vitebsky, entre outras localidades, na mesma época; v. a seguir).
O VKhUTEMAS foi fundado por decreto de Lênin através da reunião de duas faculdades: o Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, onde estudaram Vladimir Tatlin e Mikhail Larionov, entre outros; e o Instituto Central Stroganov, que ensinou a uma geração anterior de artistas russos, como Konstantin Yuon (1875-1958), entre outros.
No VKhUTEMAS todos os estudantes deveriam seguir o curso básico, independentemente da especialidade, escolhida posteriormente, baseado na combinação de algumas matérias de cunho científico e outras da área artística. No começo da década de 1920 foram professores do curso básico Lyubov Popova (A máxima influência da cor); Alexander Osmiorkin (Forma através da cor); Aleksandra Ekster (Cor no espaço); Ivan Kliun (Cor no plano); Alexander Rodchenko (Construção); Alexander Drevin (Simultaneísmo de forma e cor); Nadezhda Udaltsova (Volume no espaço) e Wladimir Baranoff-Roussiné (Tutela).

Os principais movimentos citados, foram o Construtivismo, que permeou as Artes Gráficas e a Arquitetura desde o começo dos ensinamentos da escola, sendo que a obra de El Lissitsky (Lazar Marcovich, 1894-1941), foi logo objeto de exposição (Moscou, 1921). O Suprematismo chegou a faculdade aravés do ensino de Kasimir Malevich, que se tornou professor da VKhUTEMAS (Vitebsky 1925). A estética do Realismo alcançou a faculdade através de Alexander Mikhailovich Rodchenko (1891-1956), e sua esposa, a artista plástica Varvara Stepanova (1894-1958): ambos abraçaram a plataforma Produtivista (1921-). Rodchenko depois se tornou mestre do Departamento de Metal e Madeira (fev., 1922), concentrando seus esforços nos projetos de produtos de Desenho Abstrato e Concreto, através do ensino de Alta Matemática, Geometria Descritiva, Teoria Mecânica, Física, História da Arte e Cultura Política, sendo que nas aulas teóricas estavam incluídos o ensino de Desenho Gráfico e Geometria Espacial. Nas aulas práticas foram ensinadas a arte da forja e eletrotipo, além dos estudantes passarem temporadas estagiando nas fábricas soviéticas. O ensino de Rodchenko, a partir de 1920, efetivamente combinou Arte com Tecnologia, um dos princípios da faculdade,: foi-lhe oferecida a reitoria das VKhUTEIN, cargo que ele recusou (1928).

Foram professores das VKhUTEMAS - VChUTEIN (Moscou): Wassily Vasilievich Kandinsky (1866-1944), Piotr Petrovich Konchalovsky (1876-1956), Ivan Kliun (1873-1942); Alexander Kuprin (1880-1960), assistente de Konstantin Alekseevich Korovin (1861-1939), professor de 1922-1925; Pavel Varfomeevich Kusnetsov (1878-1968), Mikhail Vasilievich Kupryanov (1849-1933) professor de 1922-1930; Alexander Arkadyevich Labas (1900-1983); Alexei Morgunov (1884-1935), professor de 1920-1924); a escultora Vera Ignatievna Mukhina (1889-1953), professora de 1926-1930; Ignaty Nivinsky (1884-1933); Vasily Grigorevic Sachnovsky (1886-1945); David Petrovich Sheterenberg (1881-1948), professor de 1920-1930; Alexander Vasilievich Shevchenko (1882-1948), professor de 1920-1929; e Vladimir Tatlin (1885-1953), professor de 1927-1930.

Foram também professores Vladimir Favorsky, Anna Leporskaya, Alexander Osmiorkin, Alexander Drevin; Bóris Koroliev (de 1920-1924); Nikolay Tyrsa (de 1920-1925); Piotr Miturich (de 1922-1930); Alexander Grigorievich Tyschler (de 1921-1923);e os professores de escultura Iosif Chaikov, Ylya Lvovich Slonin (1906-1973) e Ivan Yefimov, entre outros. Foram alunos Salomon Borisovich Nikritin (1898-1965), Kliment Nikolaievich Redko (1892-1953), Bóris Fiodorovich Rybchenkov (1899-), Yury P. Shchukin (1904-1935), Alexander Vasilyevich Shevchenko e Ylya Lvovich Slonin, entre outros.

Ivan Albertovich Puni (1892-1936), foi professor das VKhUTEMAS (Vitebsky), durante o curto período em que o estúdio esteve sob a direção de Marc Chagall, logo substituído por Kasimir Malevich que conquistou-lhe o cargo. Chagall voltou ao Ocidente, saindo da URSS junto com Wassily Kandinsky (c. 1922-1923). Ivan Puni emigrou para o mesmo país, a França, onde adotou o nome artístico de Jean Pougny (v. ATELIÊS UNIDOS DA ESQUERDA [OBMAS] – Faculdade de Arquitetura criada no interior das OFICINAS TÉCNICO ARTISTICAS AVANÇADAS, das VCHUTEMAS – ESTÚDIO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA. e dos VKhUTEIN– INSTITUTO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA).
 
GRUPO (SOVIÉTICO) DO INSTITUTO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhTEIN]

Grandes artistas das vanguardas soviéticas foram professores deste instituto que formou eminentes artistas plásticos. Foram professores das VKhUTEMAS – VChUTEIN (Petrogrado, 1920-1930): Nikolay Chernishov (de 1920-1930), Sergey Gerasimov (de 1920-1930); Mikhail Vasilievich Matiushin (1861-1934) e Mstislav Dobuzhinsky (1875-1937), professores de 1920-1926; Natan Altman e Alexander Matveyev (de 1920-1921); Arkady Rylov (de 1920-1923); Vladimir Tatlin, Osip Bras e Dmitry Kardovsky (de 1920-1924); Kuzma Petrov-Vodkin (1879-1939), Alexei Karev, Yury Vastnesiov e Aleksandra Ekster (professores de 1921-1922; Kasimir Malevich (professor de 1922-1923); Viktor Sinaisky e Alexander Savinov (de 1922-1925) e Dmitry Isidorovich Mitrokhin (1883-1973), professor de 1924-1930. Foram ainda professores Vladimir Komashevich, Viktor Zamirailo e Vladimir Lebedev (1891-1967), entre outros.

Foram alunos Georg Vereisky (de 1921-1923); Vladimir Tambi (de 1921-1924); Alisa Poret (de 1921-1925); Sophia Zaklikovskaya (de 1921-1926); Lev Yudin (de 1922-1923); David Zagoskin (de 1922-1926); Innokenty Suvorov (de 1922-1927); Piotr Strayev (de 1926-1928); e Gennady Yepifamov, Nikolai Yevgrafov, Maria Ender, Anna Leporskaya, Alevtina Mordvinovna, Alexander Samakhavolov, Piotr Sokolov e Yury Vastnesov, entre outros. No interior dos VKhUTEMAS se formou o departamento de arquitetura.
 




KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color.

REFERÊNCIA:

O Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] surgiu com 2500 estudantes e c. 100 professores, entre eles nomes muito destacados na arte das vanguardas russas. A Faculdade de Artes ensinou Artes Gráficas, Escultura, e Arquitetura; e a Faculdade Industrial promoveu nos seus ateliês cursos de impressão, têxteis e cerâmica, além de trabalhos em madeira e metal. Quando a escola foi reorganizada (1926), seu nome foi trocado de Estúdio Superior [VKhUTEMAS] para Instituto Superior [VKhUTEIN]. A escola de artes viu nascerem os mais importantes movimentos das vanguardas soviéticas como o Construtivismo, o Racionalismo na arquitetura e o Suprematismo.

 

No comments: