Translate

Thursday, January 5, 2012

1757-1764-1933-1947-1991-Hoje ACADEMIA RUSSA DE ARTES (São Petersburgo).

ACADEMIA (RUSSA) DAS TRÊS NOBRES ARTES (1757-1764), que se tornou a ACADEMIA IMPERIAL DE ARTES OU ACADEMIA DE ARTES DE SÃO PETERSBURGO (1764-1933); depois, ACADEMIA RUSSA DE ARTES (1933-1947), ACADEMIA DE ARTES DA URSS (1947-1991); e, novamente, ACADEMIA RUSSA DE ARTES (São Petersburgo, 1991-hoje). O prédio de estilo Neoclássico da Academia Imperial de Artes foi construído com projeto de Jean-Baptiste Michel Vallin de La Mothe (1729-1800), assistido por Y. M. Feltin e Alexander F. Kokorinov (1764-1789). A Academia das Três Nobres Artes (São Petersburgo, 1757-), inaugurada por seu patrono o Conde Ivan Shuvalov (1727-1797), Ministro da Educação no reinado da Imperatriz Autocrata de Todas as Rússias, filha de Pedro, o Grande (1672-1725), Elizaveta Petrovna Romanova (1709-1762), Até a construção do novo prédio a Academia Imperial de Artes esteve localizada no Palácio Shuvalov (1757-1764). Foi Catarina II (Sofia Augusta Frederica, Princesa de Anhalt-Zerbst, Alemanha, 1729-1793), quem nomeou a escola como Academia Imperial de Artes e indicou seu primeiro reitor, Alexander F. Kokorinov, encarregado do projeto da nova edificação que levou 25 anos sendo construída. O arquiteto-decorador Konstantin Andreyevich Thon (1794-1881) foi responsável pelo projeto dos luxuosos interiores: ele adornou a fachada com duas esfinges trazidas do Egito com 3000 anos de idade. Foi Ivan Ivanovich Betskoy (1704-1795) o novo encarregado de reorganizar a academia como departamento. Distribuindo ordens Betskoy reuniu todos os assuntos referentes às artes através do país, promovendo princípios Neoclássicos. Durante período prolongado Academia Imperial de Artes levou destacados artistas russos para estudarem no exterior, principalmente na Itália e França, onde apreciaram a modernidade na arte de seu tempo e aprenderam os princípios clássicos das artes. A Academia de São Petersburgo reuniu coleção respeitável de obras de arte estrangeiras, escolhidas para serem estudadas e copiadas a partir das pinturas de Jean-Dominique Ingres (1780-1825), entre outros mestres. Foram professores da Academia de São Petersburgo o escultor Vladimir Alexandrovich Beklemishev (1861-1919), sendo aluno de escultura Alexander Nikolaevich Zlatovratsky (1878-1960), que posteriormente estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes [ENSBA] (1908). Em meados do século XIX o ensino da academia foi desafiado por grupo de pintores, que ficou conhecido como o Grupo dos Itinerantes [Pereddvishniki], mais precisamente como o Grupo (Russo - Soviético) da Sociedade para Mostras Itinerantes de Arte (v.), que, liderados por Ivan Kramskoy (1837-1887), se retiraram da Academia e promoveram mostras da arte dos associados, itinerantes por toda a Rússia. Depois da Revolução Russa (1917), a Academia soviética passou por inúmeras transformações, recebendo os nomes de Academia Russa de Artes (1933) e de Academia de Artes da URSS (1947), para depois voltar ao nome anterior, de Academia Russa de Artes (1991). A importante coleção de arte reunida pela Academia de São Petersburgo, incluindo pinturas de Jean-Dominique Ingres (1780-1825), Jean-Louis David (1748-1825) e Nicholas Poussin (1594-1665), entre outros mestres europeus, passou ao acervo do Museu Ermitage, localizado na outra margem do rio. O Academicismo floresceu com nova roupagem sob a ditadura de Iosif Stalin (1924-1953; v. Arte Totalitária; v. o Grupo da Associação de Artistas da Rússia Revolucionária [AKhRR] e v. o Grupo da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR]). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: Alexander F. Kokorinov. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 30 April 2015, at 21:53. Retrieved from: Acessed in: June 28, 2015. Jean-Baptiste Vallin de la Mothe.From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 21 June 2015, at 00:33. Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Vallin_de_la_Mothe Acessed in: June 28, 2015. MASSIE, Robert. Catarina, a grande: retrato de uma mulher. Tradução de Ângela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. 640p.: il., pp. 19. 21, 30, 392, 404. Nicolai Fechin. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 30 April 2015, at 21:53. Retrieved from: http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Nicolai_Fechin&oldid=660133886 Acessed in: June 28, 2015.

No comments: