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Sunday, May 6, 2012

BIOGRAFIA: YACULOV, Georgi Bogdanovic (1884-1928).

O artista plástico e cenógrafo russo, nasceu em Tiflis (Tiblisi, Georgia) e morreu em Erevan (Armênia), quando o território pertencia à Rússia. Yaculov estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou, 1900-1902). As obras do artista participaram de inúmeras mostras das vanguardas russas e soviéticas como as organizadas pelo Grupo Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (1889-1904; 1910-1924), patrocinado pela revista homônima, editada por Sergey Diaghilev (SãoPetersburgo, 1889-1904); da mostra A Guirlanda [La Ghirlanda] (1908); da exposição do Grupo LEF,  que editou a revista homônima, a Frente Esquerdista das Artes (Lef) (1923-1925); e da mostra Mestres da Rosa Azul (1925). No mesmo ano as obras de Yaculov participaram da Exposição Internacional de Artes Decorativas, conhecida como Exposição Universal (Paris, 1925).

Yaculov assinou o Manifesto Futurista russo (1914), no ano em que F. T. Marinetti, mentor do Futurismo italiano visitou o país, onde proferiu algumas palestras no cabaré Cachorro Viralata [Brodiacaia soboka] (São Petersburgo, 1911-1915), pertencente ao médico e patrocinador das primeiras vanguardas russas, Nicolay  Kulbin.

Yaculov tornou-se cenógrafo e participou da montagem da cenografia e figurinos para a peça A Princesa Brambilla, de E. T. A. Hoffmann, sob a direção de Alexandre Tairov, no Teatro Kamerny [Teatro de Câmera] (Moscou, 1920); da segunda montagem da peça O Mistério Bufo (1920), de V. V. Maiakowsky, com direção de V. E. Meierhold e V. M. Bebutov, que estreou no Teatro RSFSR-I (Moscou). A fotografia da cenografia de Yaculov para Girofle-Girofla (1922), de C. Lecoq, obra que estreou dirigida por Tairov, no Teatro de Câmara, se encontra reproduzida (ATTI, 1990).

A cenografia mais importante e conhecida de Yaculov, foi para o balé O Passo de Aço [Le Pas d'Acier] (Paris, 1927), criada para a companhia dos Ballets Russes de seu amigo Sergey Diaghilev. A Suite do balé, cujo tema foi a glorificação da vida operária na URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi do compositor russo Sergey Prokofiev. O balé, em duas cenas, foi apresentado pela primeira vez dois anos depois de idealizado (7 jun., 1927), sendo que a orquestra foi regida pelo maestro Roger Desormière. Os bailarinos se apresentaram calçados com botas de cano alto ou com os pés descalços, verdadeiro desafio para a coreografia inovadora de Léonid Massine. As cenas do balé começaram representando a vida do dia a dia na nova URSS, incluindo várias passagens nas quais os bailarinos pareciam ridicularizar os agora empobrecidos antigos aristocratas. O figurino revolucionário de Yaculov privilegiou os novos materiais, industriais e sintéticos: para as bailarinas, sobressaias de tecido sintético rígido, mas transparente, saias debruadas de preto usadas com aventais de brilho plástico escuro, com presilhas e fivelas por cima. Os bailarinos, de peito nu, vestiam calças claras de tecido grosso tipo sarja, com presilhas e fivelas e por cima usavam avental negro de tecido com brilho plástico, recriando assim as roupas operárias. Enfatizando o tema, tanto as moças como os rapazes carregavam marretas imensas, significando a valorização do trabalho braçal e operário, que passou a participar da vida do dia a dia do proletariado russo. O tema do balé suscitou no público algumas demonstrações contrárias, hostis, mas, de um modo geral, a obra foi muito admirada por sua arrojada modernidade. A belíssima Félia Dubrowska dançou em um dos papéis principais com Lubov Tchernicheva e Alice Nikitina, esta que tinha dançado anteriormente o outro grande sucesso da temporada, o balé A Gata [La Chatte] (1927). Serge Lifar dançou no papel principal do balé O Passo de Aço [Le Pas d'Acier] (Paris, 1927); e Léonid Massine também dançou, par de Alexandra Danilova. Depois da estréia em Paris o balé foi apresentado na mesma temporada no Prince's Theatre (Londres (9 jul. 1927).

Obras de Yaculov participaram de várias mostras cenográficas póstumas como A Arte Figurativa Russa e Soviética (Japão, 1982); Os Pintores e o Teatro no Século XX, inaugurada em Frankfurt (Alemanha), itinerante à Avignon (França, 1986); Teatro e Revolução (Praga, República Tcheca, 1987); Arte Russa e Soviética, 1870-1930 (Turim, Itália, 1989); a mostra A Vanguarda Teatral Russa (Amsterdã, Holanda, 1989); e a mostra Rússia 1900-1930, Arte Cenográfica, organizada com o concurso do Museu Teatral Estatal Central A. A. Bakhruchin (Moscou) na Galeria Electa (Milão), exposição que publicou catálogo ilustrado (ATTI & FERRETTI, 1990).
         

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, pp. 20-21.

DICIONÁRIO. THOMPSON, K. A Dictionary of Twentieth-Century Composers1911-1971. London: Farber & Farber, 1973. 666p. 16,5 x24,5 cm, pp. 429, 461, 462.

SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 119, 154.

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