Translate

Friday, October 5, 2012

1912-1928-GRUPO MULTIDISCIPLINAR (ALEMÃO DA) TEMPESTADE [DER STURM] (Berlim, 1910-1933).


GRUPOS INTERNACIONAIS DOS QUAIS O ARTISTA RUSSO WASSILY KANDINSKY PARTICIPOU: O GRUPO MULTIDISCIPLINAR (ALEMÃO DA) TEMPESTADE [DER STURM] (Berlim, 1910-1933).

 
O alemão Herwarth Walden (1878-1941) fundou a revista Der Sturm [A Tempestade]: ele convidou para colaborarem na publicação artistas plásticos, ilustradores e escritores das vanguardas francesas como Blaise Cendrars e Guillaume Appolinaire; das italianas, como F. T. Marinetti, além de poetas e escritores do grupo Futurista; o artista russo destacado nas vanguardas alemãs em Munique, Wassily Kandinsky e o austríaco destacado nas vanguardas de seu país, Oskar Kokoschka.


Walden fundou a Galeria de Arte da Tempestade [Der Sturm] (1912-1928), onde ele promoveu mostras dos principais artistas europeus; e que apresentou em uma de suas primeiras mostras o Salão de Outono Alemão [Herbstsalon] (v.). A galeria de arte também apresentou a primeira mostra dos Futuristas italianos na Alemanha (Berlim, abril – maio, 1912). Walden sempre foi comprometido com a arte das vanguardas internacionais: na sua galeria ele expôs as obras dos mais importantes artistas atuantes na Europa. As mostras, inicialmente não tiveram nenhuma aceitação, mas causaram grande impacto devido à sua modernidade. A galeria de arte insistiu na promoção da arte moderna, que jamais havia tido antes tanta visibilidade e apoiou as exposições com artigos publicados na revista Der Sturm, do mesmo grupo (v.).

As mostras se apresentaram sempre muito polêmicas para sua época, foram visitadas por público eclético: devido à constante renovação das exposições e a constância delas a aceitação de seus artistas foi se tornando possível, quando as exposições se tornaram mensais. A Galeria de Arte da Tempestade encerrou suas atividades somente no final da década (1928). Walden também formou grupo de teatro, o Grupo Teatral Der Sturm (1918-1919), sob a direção de Lothar Schreyer, professor da futura Bauhaus (Dessau – Weimar - Berlim, 1919-1933); ele publicou a revista Sturmbühne (Tempestade Teatral, Berlim - Hanover, 1918-1919), do grupo editorial que ele comandava, Der Sturm (Berlim, 1910-1932).
 

O pintor austríaco Egon Schiele retratou tanto H. Walden bem como sua primeira espôsa Nelly, que também foi pintora e cujas obras participaram de todas as mostras coletivas realizadas na Galeria da Tempestade. Um retrato de Nelly Walden por Oscar Kokoschka, vanguardista, ilustrador da revista Der Sturm, se encontra reproduzido (HULTEN, 1986: 600). Vários dos exemplares da Der Sturm (mar.,1910 – mar., 1932), se encontram no acervo do Museu Victoria and Albert (Londres).


 

Walden, que imprimiu orientação socialista na sua revista, foi perseguido pelos nazistas e foi obrigado a fechar sua publicação (Berlim, 1932). Posteriormente Herwarth Walden emigrou para a U.R.S.S., onde iniciou a publicação de uma revista. Walden foi aprisionado e morreu em um dos Campos de Trabalho de Stalin.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 

CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978,475p.: il., pp. 57-75.

 

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 495, 600.


ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, pp. 269-173.


No comments: