Translate

Tuesday, August 27, 2013

BIOGRAFIA: MATIUSHIN, Mikhail Vasilievich (1861-1934).

 

 


BIOGRAFIA: MATIUSHIN, Mikhail Vasilievich (1861-1934).


 
O artista plástico, músico e teórico das vanguardas russas, nasceu em Nizhni-Novgorod e morreu em Leningrado. Matiushin estudou no Conservatório de Música (Moscou, 1876-1881) e foi aceito como violinista na Orquestra Sinfônica Imperial, na corte do Czar Nicolau II (São Petersburgo, 1882-1913). No mesmo período Matiushin cursou a Academia de Belas Artes e estudou pintura no ateliê do renomado Leon Bakst (1866-1924), onde conheceu sua futura esposa, a artista plástica, ilustradora, poetisa e escritora Elena Guro (1877-1913).
 

Nesta época um grupo de vanguardistas encontrou-se e tornou-se próximo: foram os irmãos Burliuk, David (1882-1967), Vladimir (1886-1917) e Nicolai (1890-1920), Alexei Kruchenykh (1886-1928), Velimir Khlebnikov (1885-1922), Benedikt Livshits (1886-1938), Vladimir Maiakovsky (1993-1930) e Kasimir Malevich (1878-1935). A residência de Matiushin e Guro se transformou no local preferido das reuniões dos artistas das vanguardas russas (1908-1913); foi fundado o Grupo Hyleae (1910-1913; v.), com os poetas e escritores citados, com a participação de E. Guro. Matiushin tornou-se editor dos livros desse grupo das vanguardas e publicou várias antologias de contos como O Parnasus que Ruge, Uma Armadilha para juízes, O Estúdio Impressionista; Três e A Lua Partida (1913). No último livro citado Benedikt Livshits publicou seu ensaio A Liberação da Palavra quando se manifestou à favor da poesia livre.

Matiushin publicou vários livros de Velimir Khlebenikov. O artista prosseguiu com suas atividades e musicou poemas de sua esposa Guro, como Hurdy Gurdy (1909); Sonho de Outono (1912) e Don Quixote (1915), sendo o último publicado póstumamente, pois Guro faleceu repentinamente em Uuisikirkko, Finlândia, 1913).Durante o primeiro e único, dito, Congresso Pan-Russo dos Bardos do Futuro, Poetas Futuristas, grupo que associou K. Malevich, A. Kruchenykh e o próprio Matiushin, reunidos nas férias de verão na Dacha de Matiuskin na Finlândia (Uuisikirkko, julho, 1913). Os artistas elaboraram em conjunto a ópera Vitória sob o Sol, com libreto de Khruchonykh, cenários e figurinos Cubo-Futuristas de Malevich e música de Matiushin. A ópera foi encenada sob o patrocínio da associaçào de artistas União da Juventude, no Teatro Luna Park da Opera Cômica de S. Petersburgo (3-5 de dez., 1913). A récita da encenação pecou pelo diletantismo dos cantores, o que provocou a mais intensa reação de revolta do público, que gritava - Abaixo os Futuristas!

Matiushin sempre apresentou suas pinturas nas mostras da associação de artistas União da Juventude [Soyuz Molodhezi] (São Petersburgo, 1910-1917), que ele fundou com Olga Rozanova (1886-1918) e Ióssif Solomonovich Schkolnik (1883-1926). Posteriormente Matiushin dirigiu o estúdio do dito, Realismo Espacial (1919-1922); e a seção de Cultura Orgânica (1923-1926), nos ateliês livres das SVOMAS (Petrogrado). O artista russo realizou suas pesquisas conceituais sobre o espaço e cor e sobre as possibilidades de ampliação do campo visual através da perspectiva, obra que publicou no livro intitulado Colour Primer (Moscou/ Leningrado, 1926).


O artista russo, junto com K. Malevich, ascendeu ao posto de diretor do INKhUK (1927). Matiushin continuou pesquisando conceitos pictóricos juntamente com seu assistente Bóris Ender (1893-1960), irmão da pintora vanguardista Maria Ender (1897-1942). A pesquisa avançou sobre a percepção abrangente da relação espaço/ cor. Essa teoria foi apoiada e desenvolvida através da criação da série de obras abertas, compostas por três elementos coloridos: as cores principais, as básicas e as cores, ditas, ambientais, estudando as possíveis variações das relações entre as mesmas. Obras de Matiushin foram divulgadas por K. Malevich, que levou algumas pinturas dele para participarem de mostra no Museu Stedelijk (Amsterdã, 1927).

 
Muito pouco sobre este artista multimídia, Matiushin,chegou ao mundo ocidental: somente alguns fragmentos de seu amplo e destacado trabalho foi publicado, permanecendo inéditos vários de seus textos e documentos depositados nos arquivos russos, desconhecidos na arte das vanguardas ocidentais. Um quadro de M. Matiushin, expressando as avançadas teorias do artista esteve em exposição na mostra 500 anos de Arte Russa, na Oca do Parque do Ibirapuera (São Paulo, 2002). A mesma pintura, foi exposta na mostra Virada Russa: a Vanguarda na Coleção do Museu Russo de São Petersburgo (São Paulo, set. - nov. 2009). A obra, destacada na arte das vanguardas soviéticas por representar a síntese das pesquisas do pintor, se encontra reproduzida no catálogo da mostra (PETROVA, et al., 2009: 148-149).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
  

CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C. The Great Utopia. The Russian and Soviet Avant-Garde 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il., p. 45.
 
 
 

CATÁLOGO. PETROVA, Y.; KIBLITSKY, J.;RODRÍGUEZ, A.; ATHAYDE, R. de; COCHIARALLE, F. Virada Russa:a Vanguarda na Coleção do Museu Russo de São Petersburgo. Tradução de Elena Vassina, Alexander Borodin e Joseph Kiblitsky. São Paulo: 2009. 226p.: il., color., pp. 34-38, 148-149. 25.5 x 32.5 cm.

 
 
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 497, 502.


 
 
DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il., p. 406.


 
 
KIBLITSKY, J. O Quadrado Negro de Kazimir Maliévitch na ópera Vitória sobre o Sol. Kazimir Malevich’s Black Square in The Victory over The Sun Opera. Apud CATÁLOGO. PETROVA, Y.; KIBLITSKY, J.;RODRÍGUEZ, A.; ATHAYDE, R. de; COCHIARALLE, F. Virada Russa:a Vanguarda na Coleção do Museu Russo de São Petersburgo. Tradução de Elena Vassina, Alexander Borodin e Joseph Kiblitsky. São Paulo: 2009. 226p.: il., color., pp. 34-38. 25.5 x 32.5 cm.

 
 
KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p.100.

No comments: