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Wednesday, September 18, 2013

1913-GALERIA DE ARTE DA TEMPESTADE [DER STURM] ONDE ARTISTAS AUSTRÍACOS, AMERICANOS, RUSSOS E SUÍÇOS, ENTRE OUTROS, CONFRATERNIZARAM (Berlim, 12 março, 1913).

GALERIA DE ARTE DA TEMPESTADE [DER STURM] ONDE ARTISTAS AUSTRÍACOS, AMERICANOS, RUSSOS E SUÍÇOS, ENTRE OUTROS, CONFRATERNIZARAM (Berlim, 12 março, 1913). Herwarth Walden (1879-1941) fundou a Galeria da Tempestade que apresentou no primeiro aniversário o Salão de Outono Alemão [Herbstsalon]. Esta foi a primeira mostra coletiva européia, que reuniu a maioria dos mais importantes vanguardistas, cremos que por influência do russo Wassily Kandinsky (1866-1944), principal mentor do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul, que publicou a segunda edição do Almanaque do Cavaleiro Azul, patrocinada pelo grupo editorial Da Tempestade [Der Sturm], com 6000 exemplares lançados na Galeria da Tempestade (Der Sturm, Berlim, 12 março, 1913). Nessa mostra do Salão de Outono Alemão [Herbstsalon] (12 de março, 1913), participou o Grupo Americano do Sincromismo na Europa (v.), formado por Stanton MacDonald-Wright, 1890-1973) e Morgan Russell (1886-1953), além do norte-ameriano Lyonel Feininger (1871-1956); participaram artistas do Grupo Suíço da Federação Moderna, liderados pelo amigo dileto de Kandinsky, Paul Klee (1879-1940), os suíços Walter Helbig (1878-1968), Oskar Wilhem Luthy (1882-1945), Otto van Rees (1884-1957) e Hugo Scheiber (1873-1950); artistas das vanguardas francesas, que participaram da segunda Exposição do Grupo do Cavaleiro Azul [Der Blaue Reiter] na Galeria Hans Golz, em Munique (12 março,1912), como Georges Braque (1882-1963), Marcel Duchamp (1887-1968), Albert Gleizes (1881-1953), Juan Gris (José Vitoriano Gonzalez, 1887-1927), Marie Laurencin (1885-1957), Henri Laurens (1885-1954), Fernand Léger (1881-1955), André Lhote (1885-1962), Jean Metzinger (1885-1956), Pablo Picasso (1881-1972), além dos participantes do Grupo (Francês) do Orfismo, ou do Cubismo Órfico, liderado por Robert Delaunay (1885-1941), como Roger de La Fresnaye (1885-1925), André Derain (1880-1954) e Henri Le Fauconnier (1881-1946); artistas destacados nas vanguardas russas, convidados por Kandinsky para participarem da segunda mostra coletiva do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul como Mikhail Larionov (1880-1964), Natália Gontcharova (1881-1962), Naum Gabo (Neemia Pevsner, 1890-1977) e Kazimir Malevich (1878-1935); artistas russos participantes da I Exposição do Cavaleiro Azul como David Burliuk (1882-1967), Vladimir Burliuk (1886-1917), Alexey von Jawlenky (1864-1941) e Marianne von Werefkin (1860-1938); outros artistas alemães do mesmo grupo como Gabrielle Munter (1877-1962), Franz Marc (1880-1916), August Macke (1887-1914), Heinrich Campendonck (1889-1957) Richard Seewald (1889-1976), Christian Shad (1894-1982), Arnold Shoenberg (pintor e músico, 1874-1951) e Alexandre Kanoldt (1881-1939); os artistas austríacos Egon Shiele (1886-1918) e Oskar Kokoschka (1886-1980); Alfred Kubin (1877-1959) e Lyonel Feininger (1871-1956), entre outros (Munique, 12 março, 1912). Participaram artistas do primeiro grupo destacado nas vanguardas européias, do Grupo (Internacional) da Ponte (Die Brücke, Dresden, 1905-1910; Berlim, 1910-1913); além de obras dos russos, Archipenko (1887-1964) e Marc Chagall (1887-1985). Essa mostra coletiva, que reuniu destaques das vanguardas internacionais na Europa, ocorreu próxima da coletiva que reuniu na América o melhor das vanguardas internacionais, a dita, e muito mais divulgada, Exposição da Armada (Armory Show, Nova York, 1913). A galeria de arte apresentou a primeira mostra dos Futuristas italianos na Alemanha (Berlim, abril – maio, 1912). Walden sempre foi comprometido com a arte das vanguardas internacionais: na sua galeria ele expôs as obras dos mais importantes artistas atuantes na Europa. As mostras, inicialmente não tiveram nenhuma aceitação, mas causaram grande impacto devido à sua modernidade. A galeria de arte insistiu na promoção da arte moderna, que jamais havia tido antes tanta visibilidade e apoiou as exposições com artigos publicados na revista Da Tempestade [Der Sturm], do mesmo grupo. As mostras se apresentaram sempre muito polêmicas para sua época e foram visitadas por público eclético: devido à constante renovação das exposições e a constância delas, a aceitação de seus artistas foi gradativamente se tornando possível, quando as exposições se tornaram mensais. A Galeria de Arte da Tempestade encerrou suas atividades somente no final da década de 1920 (1928). Walden também apoiou o grupo de teatro, liderado pelo Mestre da Performance na Bauhaus, Oskar Schlemmer (1888-1943): ele também publicou a revista Sturmbuhne [Tempestade Teatral] (Berlim - Hanover, 1918-1919), do grupo editorial que comandou, o Der Sturm (Berlim, 1910-1932). O pintor austríaco Egon Schiele (1886-1918) retratou Herward Walden, bem como sua primeira esposa Nelly, também pintora, cujas obras participaram de todas as mostras coletivas realizadas na Galeria da Tempestade. Um retrato de Nelly Walden por Oscar Kokoschka, ilustrador da revista Der Sturm, se encontra reproduzido (HULTEN, 1986: 600). Vários dos exemplares da Der Sturm (março, 1910 – março, 1932) se encontram no acervo do Museu Victoria and Albert (Londres). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. BARR, A. Cubism and Abstract Art, Painting, Sculpture, Constructions, Photography, Architecture, Industrial Art, Theatre, Films, Posters, Tipography. Cambridge: Harvard University Press, The Belknap Press, 1936. New York: Museum of Modern Art, 1986. 249p.: il., pp. 102-105. CATÁLOGO. Gravura Expressionista Alemã. São Paulo: Museu Lasar Segall, 1977. CATÁLOGO. HELFEINSTEIN, J. Paul Klee. São Paulo: 23ª Bienal Internacional de São Paulo, FBSP/ Fundação Bienal de São Paulo, 1996, p. 366. CATÁLOGO. HERZOGENRATH, W. 50 Jahre Bauhaus. Tradução de Karl Georg Bitterberg. Stuttgart: Institut für auslandsbesiehungen, 1968,.251p.: il., 22 x 22 cm, p. 243. CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 416, 467, BRITT, D.; MACKINTOSH, A.; NASH, J. M.; ADES, D.; EVERITT, A; WILSON, S.; LIVINSGSTONE, M. Modern Art: from Impressionism to Post-Modernism. London: Thames and Hudson, 1989, 416p.: il.,pp. 112-157. DROSTE, M. Bauhaus. Köln: Bauhaus Archiv, Taschen, 1990. 256p., il., algumas color., pp. 74-153, 247. FEHLEMANN, S. Sur l'oeuvre d'Alexei von Jawlensky. Apud: GABARSKY, S. La peinture Expressioniste allemande. Stuttgart: Herscher - Cantz Verlag, 1987, pp. 50-53. GROPIUS, W.; GROPIUS, I.; BAYER, H. Bauhaus: Weimar, 1919-1925, Dessau, 1925-1928. Boston: Herbert Bayer, Charles T. Brandford, 1952, pp. 218-219. RAGON, M..Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il., pp. 10-11, 46. CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs.

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