Translate

Thursday, October 10, 2013

BIOGRAFIA: SHEVCHENKO, Aleksandr Vasilievich (1882-1948). Ucraniano.

 


BIOGRAFIA: SHEVCHENKO, Aleksandr Vasilievich (1882-1948).




O arquiteto e artista plástico das vanguardas russas, nasceu em Kharkov (Ucrânia) e morreu em Moscou (Rússia). O artista estudou desenho na Escola Real; ele viveu em Moscou (1898-), onde inicialmente frequentou a Escola de Estética Industrial Stroganov (1907) e depois o Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura. O artista passou temporada em Paris, quando estudou na Academia Carrière, e, com Henri Laurens (1883-1954), na Academia Julian.
 

Shevchenko voltou para Moscou onde trabalhou com cenografia e decorações teatrais; o artista conheceu o líder das vanguardas russas, Mikhail Larionov (1881-1964),quando, sob sua influência, pintou obras no estilo Neo-Primitivista; ele participou do Raionismo [Luchism], lançado por Larionov com marcante influência do Futurismo italiano (c. 1912-1913). Shevchenko participou da organização de mostras de arte conjuntas com o grupo de Larionov; obras dele participaram das mostras da Associação de Artistas União da Juventude (São Petersburgo, 1911-1917). Shevchenko participou do 1º Salão de Moscou (1911); e do grupo Rabo de Burro [Osliny Kvost] (1912-1913), organizado por Larionov e Natália Gontcharova (1881-1962). Shevchenko publicou obras teóricas sobre arte (1913). Obras de Shevchenko participaram da mostra organizada por Larionov, a N. 04, Raionistas, Futuristas e Primitivos (Moscou, 1914). Depois do término da Primeira Guerra Mundial, Shevchenko desenvolveu seu próprio estilo pictórico diferenciado.
Shevchenko participou da mostra A Diana, organizada por Larionov, onde apresentou suas pinturas no estilo raionista; suas obras participaram das exposições da associação de artistas Mundo da Arte, fundada pelo artista plástico Sergei Diaghilev (1972-1929), que tornou-se o conhecido empresário dos Balés Russos (Paris, 1909-1929). A última mostra desse grupo da qual Shevchenko participou coincidiu com o ano da Revolução Russa (1917).
Depois da Revolução Russa (1917-1918), que decretou a estatização da arte, obras de Shevchenko participaram da XII Mostra Estatal (1919), e, na ocasião, ele lançou Manifesto, no qual valorizou a volta da pintura tradicional ao cavalete, de acordo com o retrocesso da arte russa pregado pela filosofia estatal, que promoveu o Realismo Socialista Soviético. Shevchenko foi nomeado membro da Comissão de Conservação dos Valores Artísticos e Históricos (1918-1920), organizada pela IZO-NARKOMPRÓS, com o objetivo de preservar os monumentos e obras de arte pública que correiam perigo de depredação por membros radicais e revoltados da nova sociedade, dominada pelo proletáriado. O artista tornou-se professor nas VKUTEMAS - Ateliês Livres Estatais; ele trabalhou na Academia Estatal de Ciências Artísticas, entidade centralizada em Moscou, quando participou da Comissão dos MCA, que fundou os 25 MCAs- Museu de Cultura Artística, espalhados por todo o território russo.
O artista participou da sociedade de poetas e artistas russos Makovets, cujo nome se originou do monastério fincado no solo sagrado de Zagarsk no século XII,. Deste grupo participaram os artistas Piotr Konchalovsky (1876-1956), Nikolay Grigoryev (1880-1943), Alexander Kuprin (1880-1960), Sergey Gerasimov (1885-1964), Vera Pestel (1887-1952), Konstantin Istomin (1887-1942), Alexander Osmerkyn (1892-1953), Lev Chegin (1892-1969) e Vasily Chekrygin (1897-1922). Os artistas publicaram dois números da revista homônima, Makovets e organizaram a única exposição do grupo (Moscou, 1922). No mesmo ano o grupo encerrou as atividades devido ao falecimento de Chekrygin.
Obras de Shevchenko participaram da 1ª Exposição Internacional de Arte Russa, na Galeria Van Diemen (Berlim, Amsterdã, 1922); da mostra Todas as Tendências (Petrogrado, 1927). Shevchenko faleceu em Moscou (28 ago., 1948). Shevchenko foi fotografado (1924) por Alexander Rodchenko (1891-1956) e a reprodução dessa fotografia se encontra publicada (LECLANCHE-BOULÉ, 1991).
 
 
 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 



CATÁLOGO. WILLIAMS, W. J.: BESSONOVA, M.; KOSTENEVICH, A. Impressionism and Post-Impressionism. Leningrad: The Hermitage. Moscow: The Pushkin Museum of Fine Arts. Washinghton D.C.: The National Gallery of Art. New York: Hugh L. Levin, 1986. Park Lane, 1989, p. 249.


 
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., p. 369. (Oxford reference)


 
LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet.Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 76-77. 

No comments: