Translate

Sunday, December 29, 2013

1921-1932-ARTE (SOVIÉTICA) CONSTRUTIVISTA (Moscou).



 
ARTE (SOVIÉTICA) CONSTRUTIVISTA (Moscou, mar., 1921- c. 1932).




Nikolay Tarabukin (1889-1956) foi secretário do Instituto de Cultura Artística [INKhUK] e participou do núcleo inicial do Construtivismo soviético. O pesquisador, pensador, teórico, escritor, divulgador, debatedor e teórico da arte soviética foi um dos mais destacados membros do movimento, cujo principal núcleo de debates e pesquisas foi desenvolvido pelo Grupo Geral de Análise Objetiva, que resultou na formação do primeiro Grupo de Trabalho Construtivista (mar., 1921). Durante esse período N. Tarabukin foi uma das principais presenças no núcleo de estudos (1921-1924); ele escreveu e lançou o livro Do Cavalete à Máquina (1922-1923), publicado inicialmente pela Organização Proletária para Cultura e Instrução [PROLETKULT].

Alexander Rodchenko (1891-1956) foi um dos líderes do grupo Construtivista no interior do INKhUK (1921-); depois da mostra 5x5=25, Rodchenko e sua esposa, Varvara Stepanova (1894-1958) se lançaram no dito, Materialismo, abandonando a pintura de cavalete em prol da arte Produtivista e do Desenho Industrial. Rodchenko ensinou no Instituto Superior de Arte e Técnica [VChUTEMAS] Moscovita: ele foi professor do Curso Básico e ensinou Construção (1920-1930). No seu apartamento, localizado bem atrás do mesmo complexo que abrigou o INKhUK, que hoje pertence a seus descendentes, a filha Varvara, marido e filha, se encontra guardado grande parte do acervo do artista.


 
O Instituto de Cultura Artística [INKhUK] e as [VKhUTEMAS – VKhUTEIN] estiveram no coração do principal núcleo de pesquisa e debate das vanguardas soviéticas: o livro de Nicolay Tarabukin foi um dos principais temas discutidos por ambos os grupos. Os artistas esquerdistas, que reinvindicavam a plataforma Construtivista, propuseram na segunda fase a nova plataforma do movimento Produtivista, que reinvindicava para si a produção do utilitário, preconizando a dissolução do objeto artístico. Nesse momento ocorreu a valorização do utilitarismo, mas logo se articulou a reação contrária através da formação do Grupo da Nova Sociedade de Pintores [NOZH] (1921-), que se posicionou contra a dita, arte especulativa dos Produtivistas, defendendo a representatividade da pintura Realista. Tarabukin participou da Sociedade dos Jovens Artistas [OBMOKhU](v.).
 


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


 


KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 100.

No comments: