Translate

Thursday, December 5, 2013

1919-1921-GRUPO SOVIÉTICO COMUNISTA-FUTURISTA [KOMUNISTY-FUTURISTY] (Moscou).

GRUPO SOVIÉTICO COMUNISTA-FUTURISTA [KOMUNISTY-FUTURISTY] (Moscou, 1919-1921). DESTAQUES: BRIK, Osip, Vladimir MAIAKOVSKY e Vsvolod MEYERHOLD. O grupo se formou a partir da amizade V. V. Maiakovsky (1893-1930) com o coronel Osip Brik (1888-1945). No inverno, o escritor resolveu ceder aos apelos do coronel e tornar-se colaborador do Comissariado Popular para a Educação [IZO-NARKOMPROS] (1918; v.). Formou-se a partir dessa instituição oficial a associação de artistas dita, Grupo Comunista - Futurista [KOM-FUT/ Komunisty Futuristy]. Essa livre associação foi multidisciplinar, reuniu poetas e escritores a artistas plásticos, diretores de teatro, cenógrafos e figurinistas. Os principais associados foram David Petrovich Shterenberg (1981-1948), Natan Altman (Natan Arons Altman, 1989-1970), Vladimir Maiakovsky, o Coronel Osip Brik e sua esposa Lily Brik (Lilya Urievna Kogan, 1871-1978), Boris Kuchner (1888-1937) e o diretor teatral Vsvolod Meyerhold (Vsevolod Emilovich Meyerhold: Karl Theodor Kasimir Meiergold, 1874-1942), entre outros. Na ata de criação da associação foram escritas declarações pragmáticas e polêmicas, como: […] todas as formas de moralidade, filosofia e arte, devem ser recriadas de acordo com os princípios comunistas […] conforme foi publicado na revista Iskusstvo Komuny [Arte da Comuna]. O grupo KOM-FUT desejava registrar-se como partido político, mas tanto Lenin (Vladimir Ilytch Ulyanov, 1870-1924), como o Coronel Anatoly Lunacharsky (1875-1933), acharam o teor do movimento Anarquista (v. Anarquia e Anarquistas) e recusaram sua filiação ao Partido Bolchevique. Maiakovsky dedicou à Lênin seu poema 150.000 versos, que ele assinou como KOM-FUT Maiakowsky (abril, 1921). A partir deste momento, cada vez que aparecia a palavra KOM-FUT a imprensa criticava o grupo, atribuindo conotação pejorativa ao nome associado ao Futurismo italiano, movimento artístico estrangeiro execrado na sociedade soviética (v. Futurismo na Rússia). Membros do grupo adquiriram posições oficiais na nova direção da cultura do país. Maiakowsky afastou-se do KOM-FUT, envolvido cada vez mais com a publicação de livros e revistas, como a Lef (v.), desligando-se totalmente do grupo, que encerrou as atividades. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., p. 76. CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 506-508. ENCICLOPÉDIA.CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, p. 268. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color. pp. 270-273.

No comments: