Translate

Thursday, December 19, 2013

1918-1920-ATELIÊ ESTATAL LIVRE DE ARTE [SVOMAS] (Moscou, 1918-1920). ATELIÊ ESTATAL LIVRE DE ARTE [SVOMAS] (Moscou, 1918-1920).

ATELIÊ ESTATAL LIVRE DE ARTE [SVOMAS] (Moscou, 1918-1920). Logo depois da Revolução Russa o Instituto (Russo) Central de Estética Industrial Stroganov, esteve sob a direção de Alexander Shevchenko (1883-1948), artista que estudou no Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou (v.). O Instituto Stroganov contava com excelentes professores, artistas destacados nas vanguardas russas como Konstantin Korovin (1861-1939), Mikhail Vrubel (1856-1910) e Nikolai Platonovich Andreyev (1882-1947). Entre seus alunos artistas destacados nas vanguardas russas e soviéticas como Várvara Stepanova (1894-1958), Alexander Rodchenko (1891-1956) e Olga Rozanova (1886-1918). O Instituto encerrou suas atividades quando foi substituído pelo SVOMAS - Instituto Estatal (Soviético) Livre de Arte (Moscou, 1918-1920). A direção da primeira comissão de compras dos MCA/ MUSEU DE CULTURA ARTÍSTICA, recaiu sobre Vladimir Tatlin (1885-1953), que conseguiu do governo a criação dos Ateliês Livres Estatais [SVOMAS]. Os novos ateliês substituíram as antigas Escolas de Arte e seguiram o plano ambicioso de implantação dessse tipo de oficina artística por todo o país. O Instituto Stroganov se transformou no primeiro SVOMAS - Ateliê Estatal Livre de Arte e a Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, transformou-se no segundo SVOMAS - Ateliê Estatal Livre de Arte (Moscou, 1918-1920). Nesses ateliês os professores, artistas das vanguardas russas como Kazimir Malevich (1878-1935) e Vladimir Tatlin (1885-1953), foram apontados pelos membros das várias comissões diretoras da nova ordem soviética. Nesse período foram professores Nikolay Fedorovich Denisovsky (1901-1981), Vasily Petrovich Komardenkov (1897-1973), Konstantin Medunetsky (Kazemir Konstatinovich Medunetsky, 1899-1935) e Sergey Svetlov (1882-1963), entre outros; foram alunos os irmãos Vladimir (1899-1982) e Georg Sternberg (1900-1933) e Wladislaw Strzheminsky (1853-1952), entre outros, artistas destacados nos vários grupos do Construtivismo soviético e no grupo sucessório do Unizmo polonês. O principal objetivo dos Ateliês seria a divulgação ampla e irrestrita do ensino da arte, permitindo acesso aos camponeses e trabalhadores braçais. Foram abolidos exames preliminatórios para admissão nos Ateliês, foram tornados opcionais os cursos de história da arte e os estudantes podiam escolher livremente seus professores, artistas das vanguardas russas e soviéticas. Os Svomas de Petrogrado receberam o nome de PETROSVOMAS - Ateliê Estatal Livre de Arte de Petrogrado (Petrogrado, 1918-1920; hoje, novamente São Petersburgo). O artista plástico das vanguardas russas Ivan Albertovich Puni (Jean Pougny, 1888-1936) foi seu professor e participou das decorações de rua para as festas revolucionárias (1918-1919). Os SVOMAS foram absorvidos dois anos depois pelo VCHUTEMAS. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: INTERNET. From Wikipedia, the free encyclopedia. Svomas. This page was last modified on 21 March 2013 at 06:52. Retrieved from "http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Svomas&oldid=545910823" Acessed, Dec. 4, 2013. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 251.

No comments: