Translate

Sunday, January 5, 2014

BIOGRAFIA: KONCHALOVSKY, Petr Petrovich (1876-1956).



 
BIOGRAFIA: KONCHALOVSKY, Petr Petrovich (1876-1956).



O artista nasceu no seio de familia de intelectuais, pois seu pai foi escritor conhecido em Slaviansk; ele faleceu em Moscou (Rússia). Konchalovsky estudou na Escola de Desenho de M. D. Ivanova (Charkov). O artista foi viver com sua família em Moscou, onde seguiu os cursos da Escola de Arte Stroganov. Konchalovski viveu um ano em Paris, onde foi aluno de Henri Laurens (1885-1954) e Jean-Joseph Benjamin-Constant, quando frequentou a Academia Julian (1897; v.). O artista participou das mostras do Salão de Outono (1908; 1910) e do Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1910; 1912).




Konchalovsky voltou à Rússia e retomou seus estudos na Escola de Arte Stroganov; e no estúdio do pintor Piotr Kovalevsky (1898-1905). As pinturas de Konchalovsky participaram do II Salão Internacional Vladimir Idebzki (Odessa, 1910) e do III Salão do Grupo (Russo) Velo de Ouro (v.), que somente expôs pinturas de artistas russos, sendo o último da série de três mostras coletivas sendo as primeiras internacionais (Moscou, 1907-1910). Konchalovsky viajou para a Espanha na companhia do pintor Vasily Ivanovich Surikov (1848-1916), conhecido por seus grandes afrescos murais com temas históricos, destacado no Gupo da Sociedade de Mostras Itinerantes de Arte, cuja filha ele desposou.
 
 
Konchalovsky tornou-se um dos fundadores, juntamente com Mikhail Larionov (1881-1964), Natália Gontcharova (1881-1962), Aristark Lentulov (1882-1943), Aleksandr Vasilyevich Kuprin (1880-1960) e Ilya Mashkov (1881-1944), do Grupo (Russo) Valete de Diamantes (1910-1917). Esse grupo promoveu na Rússia a influência francesa, expressa nas pinturas de estilo Impressionista e Cézanista; Konchalovsky foi um dos membros permanentes e suas obras participaram de todas as mostras. A cisão nesse grupo, provocada por M. Larionov e N. Gontcharova, levou à formação de outra associação de artistas, liderada pela dupla de artistas, a qual Konchalovsky não aderiu, o novo Grupo (Russo) Rabo de Burro (1912). Apesar das obras de Konchalowsky permanecerem com a estética mais próxima da pintura francesa, o artista reivindicou para si o rótulo de pintor eslavo, primitivista, e bárbaro.


 
Obras de Konchalovsky participaram da Exposição de Pintura de Moscou (1915) e da mostra do Grupo (Russo - Soviético) do Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (1917); da I Exposição Internacional de Arte Russa, realizada na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922); da Bienal de Veneza (1924), mostra que apresentou as primeiras pinturas do Realismo Socialista Soviético (v.), que promoveu o retrocesso das vanguardas russas ao Figurativismo.
 
 
Konchalowsky ensinou no Instituto Superior de Arte e Técnica [VChUTEMAS] (Moscou, 1918-1921). A carreira do artista foi plena de honrarias e distinções recebidas do governo, que, desde a Revolução Russa estatizou e dominou todo o sistema da arte soviética. O artista recebeu o Prêmio Stalin (1943) e foi reconhecido como Personalidade Emérita das Artes Soviéticas. Konchalowsky faleceu em Moscou: suas pinturas participaram da mostra póstuma Sou Artista Moscovita 1910-1930 [Sieben Moskauer Kunstler, 1910-1930], realizada na Galeria Gmurzynka (Colônia, 1984), conjunta com obras de vários de seus colegas como Aleksandr Vassilievich Kuprin (1880-1960), Aristarkh Lentulov (1882-1943) e Nadeshda Udaltsova (1885-1961), participantes das vanguardas russas e soviéticas.



REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi.Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il., pp. 342-343.
 
CATÁLOGO. WILLIAMS, W. J.: BESSONOVA, M.; KOSTENEVICH, A. Impressionism and Post-Impressionism. Leningrad: The Hermitage. Moscow: The Pushkin Museum of Fine Arts. Washinghton D.C.: The National Gallery of Art. New York: Hugh L. Levin, 1986. Leningrad: Aurora Art Publishers, 1986, pp. 148, 294.

No comments: