Translate

Tuesday, January 7, 2014

BIOGRAFIA: LERMONTOV, Mikhail Yurysevich (1814-1841).

 
 

BIOGRAFIA: LERMONTOV, Mikhail Yurysevich (1814-1841).




 
O escritor russo descendia de antiga família escocesa, pelo lado paterno, e da aristocracia de Assenev, pelo lado materno. Lermontov recebeu primorosa educação, tendo como preceptor Jandrau, antigo coronel da guarda de Napoleão. Lermontov estudou na Escola de Suboficiais Nobres de São Petersburgo (1833); ele tornou-se porta-estandarte dos hussardos, a guarda do Imperador. Por ocasião da morte de Alexandre Pushkin (1799- 1837), Lermontov escreveu poesia em homenagem ao escritor falecido e, por este motivo, foi censurado e incorporado ao Regimento dos Dragões sendo enviado para região remota do Cáucaso. O desterro aumentou-lhe a popularidade: graças a influência de sua avó, Lermontov voltou logo a São Patersburgo. No entanto, o escritor bateu-se em duelo com o filho do embaixador da França, fato que valeu-lhe o segundo desterro: um ano depois ele conseguiu sua tranferência para o balneário de Peitigorsck, onde morreu em duelo com um marido traído (1841).
 

Desde seus 14 anos de idade Lermontov escrevia versos, sendo os eventos de sua própria vida sua principal fonte de inspiração. O temperamento do escritor era tímido e retraído, esquivo e egocêntrico, mas totalmente dedicado, de corpo e alma, a sua arte. Um de seus temas principais foi o amor, desde a infância dedicado a sua prima, que a família contrariou: o fato marcou a inspiração para uma série de obras do escritor. O primeiro livro que Lermontov publicou foi o poema oriental Kahdijbey, seguido de O Boiadeiro Orcha e o Demônio; Lermontov escreveu o romance Herói do Nosso Tempo, voltado para a psicologia dos personagens, do qual divulgou alguns fragmentos (1839). A influência mais importante na obra de Lermontov foi dos escritos do inglês Lord Byron (George Gordon Byron, 1788-1824): ele terminou este livro autobiográfico pouco antes de morrer. O romance desvendou a vida da nobreza russa no século XVI, registrando com fidelidade os usos e costumes deste período sombrio na história do país.
 
O Demônio de Lermontov foi a grande inspiração para as mais conhecidas pinturas de Mikhail Aleksandrovich Vrubel (1856-1910), que com o tema quase chegou a abstração (v. imagens abaixo, depois dos textos). Durante 15 anos o grande artista russo realizou suas pinturas com o Demônio, baseado nos poemas de Lermontov. Vrubel foi um dos artistas que mais influenciou sua geração, inclusive a artistas russos como Wassily Kandinsky (1866-1944) e Kasimir Malevich (1878-1935), que iniciaram suas obras pictóricas baseadas no Figurativismo de raízes populares e folclóricas no mesmo estilo que Vrubel popularizou.
 
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 
ENCICLOPÉDIA.CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, pp. 146-148.

 

 

GIBSON, M. Symbolism: Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Taschen, 1995. 255p.: il., p. 243.
 
 
PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991, pp. 80, 176.
 
 

RIEDEL, D. (Org.). Maravilhas do Conto Russo. Introdução e notas: Edgard Cavalheiro. Seleção: Serge Ivanovitch. Tradução e revisão: T. Booker Washinghton. São Paulo: Ed. Cultrix Ltda, 1957, sp.

 

No comments: