Translate

Saturday, February 15, 2014

BIOGRAFIA: STEPANOVA, Várvara Fiodorovna; Varst Agaryi (1894-1958).





BIOGRAFIA: STEPANOVA, Várvara Fiodorovna; Varst Agaryi (1894-1958).


 
A artista gráfica, pintora, cenógrafa e artista têxtil nasceu no seio de família de origem modesta, em Kaunas (Lituânia), quando o território pertencia à Rússia. Stepanova estudou na Escola de Belas Artes (Kazam), onde ela conheceu seu futuro marido Aleksandr Rodchenko, que se transformou no seu parceiro na arte e na vida. Stepanova e Rodchenko foram viver em Moscou, onde ela estudou arte no Ateliê de Konstantin Yuon, B. Leblanc e no Instituto Stroganov de Arte Aplicada (1913). Na época, a artista conheceu e conviveu com as mais destacadas personalidades das vanguardas russas, como Vladimir Tatlin, Lyubov Popova, Nadeshda Udaltsova e Olga Rozanova, entre outros. Depois da Revolução Russa, Stepanova tornou-se um membro ativo da IZO (Moscou, 1918, v.). Tal qual Rozanova, Stepanova escreveu poemas na linguagem Zaumov ou Zaum (1919), obras manuscritas nas quais, segundo sua declaração,




[…] reproduzindo mediante o grafismo pictórico a poesia abstrata, introduzindo o som como nova realidade, aumentando assim as possibilidades gráficas […]




A artista expôs estas suas obras gráficas, que reuniram a palavra escrita à sua composição, com o título de Grafismos Não-Objetivos. Stepanova ilustrou com suas aquarelas Abstratas o livro Gly Gly (1919), de Nicolai Kruchenykh. Obras da artista participaram da V Exposição Estatal do Impressionismo, na qual ela apresentou poemas visuais na técnica da Xilogravura; da XIX Exposição Estatal (Moscou). Stepanova se associou ao grupo Análise Objetiva (v.), formado no seio da INKhHUK com outros Construtivistas, que buscavam conceber obras de arte Abstrata no seio do dito, Produtivismo soviético.


Obras de Stepanova participaram da mostra 5x5=25 (1921) e, no catálogo dessa exposição, foram impressos os manifestos dos artistas que participial. Stepanova foi uma das participantes do primeiro grupo Construtivista, do qual participaram Liubov Popova, A. Rodchenko, Vladimir Tatlin, Karl Ioganson, Aleksei Gan, os irmãos Sternberg e Konstantin Medunetzki. O manifesto do dito, Grupo C (C=Construtivismo) foi assinado por Gan, Popova, Stepanova e Tatlin (mar., 1921). Outra mostra importante da qual obras de Stepanova participaram foi a intitulada Os Construtivistas, e apresentou trabalhos experimentais, ditos, de Forma Pura: a mostra foi inaugurada com obras de Aleksei Gan, Aleksandr Rodchenko, V. Stepanova e Karl Ioganson no Café dos Poetas (Moscou, jan., 1921).



Stepanova tornou-se cenógrafa, pois ela realizou cenário Construtivista para a peça Smert Tarelkina [A Morte de Tarelkin] (1922), comédia em três atos de A. V. Soukhovo-Kobylin, encenada no Teatro do GITIS/ Instituto Estatal para a Arte Teatral, também conhecido como Teatro Meyerhold. Foi Vsevolod Meierhold quem dirigiu essa peça dedicada a S. Vachtangov (Moscou).


Obras de Stepanova participaram da Exposição Internacional de Arte Russa, realizada na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922). Aderindo ao esforço Produtivista soviético, Stepanova, associada à Lyubov Popova, desenhou figurinos e estamparias para tecidos para a primeira Fábrica Estatal de Tecidos (Moscou, 1923).A artista tornou-se professora de Composição no Departamento de Têxteis das VKhUTEMAS (1924-1925; v.); obras Stepanova participaram da Exposição Internacional das Artes Decorativas Modernas, mais conhecida como Exposição Universal (Paris, 1925), onde ela apresentou obras nas Artes Gráficas, como a composição de livros, projetos e cartazes, publicações e desenhos para estamparia têxtil, bem como desenhos cenográficos, apresentados no premiado Pavilhão Soviético da mostra.

Stepanova participou da editoria da revista sobre cinema Kino-Foto (1922), de Aleksei Gan; a artista começou à trabalhar para a revista A Jovem Guarda, das Edições Estatais (1923); juntamente com A. Rodchenko entre muitos outros artistas, da redação da revista Lef - Frente Esquerdista das Artes (1923-1925) e da revista Novy Lef (1927-1928), ambas editadas por Maiakovsky para o grupo LEF. Duas capas de livros criadas nesta época por Stepanova se encontram reproduzidas (LECLANCHE-BOULÉ, 1991). As fotomontagens de Stepanova foram publicadas em Sovietskoe Koto, Sovietskoe Kino, S.A., Smena e URSS em Construção, entre outras publicações (1928-). A artista, em conjunto com Rodchenko, editou uma série de livros de fotografia dedicados à URSS (1930), reproduzindo fotografiasde seu marido. A dupla de artistas, Stepanova e Rodchenko, continuou sempre trabalhando em conjunto, principalmente nas Artes Gráficas e Publicitárias e participou de mostras como Dez anos de Fotografias Soviéticas (1928).



A artista tomou parte do grupo multidisciplinar Oktiabr [Outubro], (Stuttgart, Al., 1928; v.), se bem que seu nome não aparecesse como tendo assinado o manifesto, suas obras participaram das mostras (Alemanha, 1929 e Moscou, 1930), deste grupo multidisciplinar, que reuniu cineastas como Sergei Eisenstein, Esfir Schub a artistas plásticos como Diego Rivera, entre outras figuras destacadas internacionalmente. Stepanova tornou-se redatora das revistas do PC/ Partido Comunista (1933); ela editou com Rodchenko vários livros de fotografia (1934-1958).

A única obra cenográfica conhecida de Stepanova participou da mostra Artistas do Teatro Soviético dos Últimos Dezessete Anos, 1917-1934, realizada em Moscou, itinerante à Leningrado (1935-1936); e da mostra Rússia, 1900-1930: Arte Cenográfica [Rúsia 1900-1930: l'Arte della Scena], organizada com o acervo do Museu Teatral Estatal Central A. A. Bakhruchin,(Moscou), na Galeria Electa (Milão, 1990); todas as mostras citadas publicaram catálogo. Quando Stepanova faleceu foi organizada a mostra póstuma, em sua homenagem, com vigília comemorativa (Moscou, 29 mar., 1960).

 


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



 

CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, Daniela (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, pp. 21, 57-60, 182.



 

LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 23, 153.



 

ENSAIO.LODDER, C. The Transition to Constructivism. Apud KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde 1915-1932. Frankfurt: Schirn Kunsthalle. Amsterdam: Stedelijk Museum. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 1992.

No comments: