Translate

Sunday, April 6, 2014

1918-1928-INSTITUTO (SOVIÉTICO) ESTATAL DE CULTURA ARTÍSTICA [INKhUK] (Leningrado, 1918-; Moscou e Vitebsk, 1920-1928).

INSTITUTO (SOVIÉTICO) ESTATAL DE CULTURA ARTÍSTICA [INKhUK] (Leningrado, 1918-; Moscou e Vitebsk, 1920-1928). Destaques: BRIK, Osip, Wassily KANDINSKY, Kazimir MALEVICH. O Instituto Estatal de Cultura Artística foi órgão estabelecido depois que as artes soviéticas foram encampadas pelo Estado Soviético (1918). Depois da Revolução Russa, formou-se o grupo considerado da velha guarda, do qual participaram Wassily Kandinsky (1866-1944) e Marc Chagall (1887-1985). No primeiro momento Kandinsky se tornou diretor do Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK] (Moscou) e Chagall do Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK] em Vitebsk, cargo que perdeu logo para Kazimir Malevich (1878-1935). Esse instituto estatal funcionava como Escola de Arquitetura e Desenho de Produtos. O Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK] de Vitebsk, desapareceu poucos anos mais tarde por pressão da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932, v.), sendo que seu diretor K. Malevich passou três meses preso por indicação do grupo que adotou a postura do Realismo Socialista Soviético. Durante vários anos o Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK], em Petrogrado (1921-1928), tornou-se o maior centro de pesquisa da arte soviética, inicialmente organizado (c. 1920-1922) quando esteve sob a direção de Wassily Kandinsky. Foi diretora do Laboratório da Cor (1922-1926) a artista Vera M. Yermolayevna (Ermolaevna, 1893-1934); e foram professores da Secção Formal e Teórica, Kazimir Malevich (1925-1927), que também foi diretor do Departamento da Cultura Pictórica; e do Departamento de Cultura Orgânica. (1922-; v. o Grupo Afirmação da Nova Arte [UNOVIS] no Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK] (Vitebsk, c. 1920-1922). Dirigiram outras seções Mikhail Matiuskin (1861-1934), de 1923-1927; Vladimir Tatlin (1885-1953), de 1921-1924; e Yury Vastnetsov (1900-1973), de 1926-1928. Também foram professores deste centro de arte viva contemporânea, Ilya Chasnik (1902-1929), Maria Vladmirovna Ender (1897-1942), Pavel Mansurov (1896-1983), Kuzma Petrov-Vodkin (1879-1939), Alexandre Savinov (1881-1942), Viktor Sinaisky (1893-1968) e Nikolai Ivanovich Yevgrafov (1893-1941), entre outros. Foram proferidas várias palestras na sede do Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK]: K. Malevich falou sobre Luz e Cor, uma Nova Prova na Arte (1921); M. Matiushin sobre O Novo Espaço da Arte; V. Yermolayevna, sobre O Sistema do Cubismo e Pavel Filonov (1882-1941), sobre a possibilidade de conversão do MCA – Museu de Cultura Artística (v.) no Instituto de Cultura Artística Contemporânea (junho 09, 1923). Durante esse período Malevich pesquisou vários movimentos da arte, a saber: o Impressionismo, o Cubismo, o Futurismo e o seu próprio movimento, Suprematismo: o Novo Realismo Pictórico (1915-1919). Malevich preparou o texto teórico Introdução à Teoria do Elemento Surplus na Pintura (1925), para ser publicado pelo Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK], em Petrogrado, o que não ocorreu. Esse texto serviu de base teórica para O Mundo Não Objetivo [Die Geggenstasndlose Welt], texto de Malevich publicado em alemão, idioma em que o vanguardista era fluente, pela editora da Bauhaus (Dessau, 1927). O Grupo da Análise Objetiva (v.) formou-se no seio do Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhHUK] moscovita, com artistas Construtivistas que buscavam conceber obras de arte Abstrata no seio do dito, Produtivismo soviético. Na época, a instituição estatal citada estava sob a direção do burocrata Osip Brik (1888-1945), que buscava transformar a arte livre em Produtivista, ou seja, Arte Aplicada, voltada unicamente para a produção industrial (c. 1919-1922). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002, pp. 184, 197, 201, 203. BOWLT, J. Russian Art of The Avant-Garde: Theory and Criticism, 1902-1934. London: Thames & Hudson, 1976. 1988. DROSTE, M. Bauhaus, Bauhaus Archiv, 1919-1933. Taschen, 2000, pp. 72-74. ENSAIO. SHATSKIKH,, Aleksandra. Unovis: Epicenter of a New World. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Translated by Jurgen Riehle. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 53-. HERZOGENRATH, K.Bauhaus: 50 Jahre Bauhaus. Traduzido por Karl-Georg Bitterberg. Stuttgart: Würtembergischen Kunstverein, Institut für Auslandsbeziehungen, 1974, pp. 24-27, 85-94.

No comments: