Translate

Sunday, June 1, 2014

BIOGRAFIA: KOMISSARZHEVSKAYA, Vera Fyodorovna (1864-1910).

 
BIOGRAFIA: KOMISSARZHEVSKAYA, Vera Fyodorovna (1864-1910).


 
A bela atriz russa foi filha do famoso cantor operístico Fyodor Komissarzhevsky (1832-1905). A jovem, aos 19 anos de idade, se casou com o Conde Muravyov, mas preferiu manter como nome artístico o de solteira. Vera trabalhou no Teatro Alexandrinsky: ela alcançou grande sucesso no papel de Nina Zarechnaya na peça A Gaivota (São Petersburgo, 1896), de Anton Chekhov (1860-1904).
 
No começo do século XX, Vera Komissarzhevskaya se tornou a mais celebrada atriz das vanguardas russas: ela fundou pequeno teatro com seu nome (São Petersburgo, 1904). Esse espaço cultural foi bastante frequentado pela aristocracia e pelas vanguardas russas, principalmente por artistas do Grupo (Russo-Soviético) do Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (v.), liderado por Sergey Diaghilev (1872-1929). O repertório da companhia dramática de Komissarzhevskaya privilegiou os mais importantes autores Simbolistas europeus, pertencentes às vanguardas de sua época - o russo Leonid Andreyev (1871-1919), o belga Maurice de Maeterlinck (1862-1949), o alemão Gerhard Hauptmann (1862-1946), o inglês Oscar Wilde (1854-1900). A atriz teve a audácia de encenar peças censuradas desses precursores das vanguardas européias. No entanto, o maior esforço da companhia teatral foi a encenação da peça A Barraca do Saltimbanco (1906), de autoria de Aleksandr Blok (1880-1921), na qual a atriz atuou sob a direção de Vsevolod Meyerhold (Vsevolod Emilovich Meyerhold: Karl Theodor Kasimir Meiergold, 1874-1942), com a cenografia de Nicolay Sapunov (1880-1912). Esta peça, de estética Simbolista, apresentou a visão fantástica de outro mundo, concomitantemente com a sátira da visão filosófica do mundo da época. O cenógrafo N. Sapunov, compreendeu verdadeiramente o significado ambivalente da obra e projetou o palco dentro do palco, sendo um externo, suspenso e outro interno, palcos que apresentaram simultaneamente cenas da vida doméstica russa, mostrando a dualidade presente no impasse temático da peça, nessa obra do realismo teatral lançado por Konstantin Stanislavsky (Konstantin Sergeievich Alexeyev, 1863-1938).

 
Komissarzhevskaya encenou dramas como Máscara Negra (1908), de Leonid Nikolaevich Andreyev (1871-1919), sob a direção de A. P. Zonov com participaçãode seu pai, Fyodor Komissarzhevsky, peça que estreou com a cenografia de Nikolay Kalmakov (1873-1935). O mesmo artista criou a cenografia e figurinos para a peça censurada de Oscar Wilde (1854-1900), Salomé (1908). A encenação dessa peça de autoria do escritor inglês, condenado no tribunal por “indecência” (1895), suscitou vivos protestos por parte da sociedade conservadora e das autoridades eclesiásticas de São Petersburgo. Kalmakov também foi o cenógrafo e figurinista de Anátema [Anafema], de autoria de L. N. Andreyev (1909).

Durante sua turnê na Ásia Central, Komissarzhevskaya faleceu de varíola: o seu passamento chocou seus inúmeros admiradores e resultou em algumas obras líricas pungentes de Alexander Blok. A atriz foi enterrada no Cemitério Tikhvin, em São Petersburgo. O filme sobre a vida de Vera Komissarzhevskaya, Sou uma Atriz [Ya – aktrisa], foi lançado na URSS em 1980, com a atriz russa Natália Saiko no papel principal.

 
 
REFERÊNCIA SELECIONADA:
 
CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, Daniela (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, pp. 17-18, 90.

INTERNET. Russian Art and Books: Results for Information : Imperial, Soviet and Emigrant Paintings. Personalia Page1-26. Disponível:: <http://www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/view/Information.html> Acesso: 11 nov., 2009.


INTERNET. Vera Komissarzhevskaya. From Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível: <http://en.wikipedia.org/wiki/Vera_Komissarzhevskaya>. Acesso: 03 dez, 2009.

No comments: