Translate

Friday, June 27, 2014

1907-1912-GRUPO (TCHECO DOS) OITO [OSMA] (Praga).

GRUPO (TCHECO DOS) OITO [OSMA] (Praga, 1907-1912). Destaques: KUBIN, Ottakar, Bohumil KUBISTA e Emil FILLA. O Grupo dos Oito artistas das vanguardas tchecas, recebeu grande influência do movimento do Cubismo francês. Entre os mais destacados artistas, além de Bohumil Kubišta e Emil Filla, Antonin Prochaszka, Otto Freundlich, Otto Gutfreund, Vincenc Benes e Josef Capek. O grupo expôs as obras dos oito artistas na primeira mostra coletiva (Praga, 1907); e tornou-se bem ativo durante o período de quatro anos. A Associação de Belas Artes Mánes [SVU Mánes] (v.) apresentou o destacado artista estrangeiro, Edvard Munch, a Praga, na exposição que chocou e provocou imenso impacto no futuro desenvolvimento das artes das vanguardas tchecas (1905-). As comunidades artísticas se dividiram, e se enfrentaram em campos hostís, quando os oito estudantes de arte tchecos formaram do Grupo (Tcheco dos) Oito [Osma] (Praga, 1907-1910), que, na epoca consideraram o Grupo da Associação de Belas Artes Mánes demasiado provinciano. O único crítico de arte que ousou analizar a polêmica provocada pela arte de Munch foi F. X. Šalda, que comparou a controversia do impacto provocado a dualidade dos conflitos individuais no mundo. Ao impacto da obra de Munch, Filla produziu Leitor de Dostoievsky (1907); e Kubista pintou Noite de Amor (1908). O artista do Grupo da Associação de Belas Artes Mánes, Jan Preisler, pintou Mulher no Lago, influenciado por Munch: no entanto, depois de receber críticas devastadoras, abandonou o novo estilo Expressionista. As críticas ácidas recebidas por Preisler deixaram os artistas do Grupo (Tcheco dos) Oito ainda mais revoltados. As vanguardas francesas do Cubismo (v.), influenciaram as vanguardas do Grupo (Tcheco dos) Oito: foram nitidamente influenciados Emil Filla e Otto Gutfreund, que estudou escultura em Paris (1909-1910), onde foi aluno de Antoine Bourdelle. Gutrfreund entrou em contacto com as obras cubistas de Picasso e Braque, os quais o influenciaram. O artista tornou-se o mais destacado escultor tcheco cubista, quando asociou-se ao Grupo Osma (Praga, 1911). Gutfreund utilizou os princípios do Cubismo Analítico nas formas tridimensionais. Inspirado pela obra escultórica de Picasso (Fernande, 1909), sua obra também penetrou na forma física fechada da massa, deformando a matéria de dentro para fora, com a visão Abstrata e complexa de sua expressão espiritual, realizando no espaço o que Picasso fez na sua obra pictórica no plano. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 434-435. DICIONÁRIO.DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 468. ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, il., p. 269.

No comments: