Translate

Tuesday, June 3, 2014

1907-1910-GRUPO (RUSSO) TRIGO [STEFANOS] E GRUPO (RUSSO) TRIGO-CORÔA [VENOK - STEFANOS] (São Petersburgo).

GRUPO (RUSSO) TRIGO [STEFANOS] E GRUPO (RUSSO) TRIGO-CORÔA [VENOK - STEFANOS] (São Petersburgo, 1907-1910). Esse grupo russo Trigo – Corôa foi organizado por David Burliuk (1882-1967) e promoveu duas mostras, sendo a primeira no Instituto (Russo – Soviético) Central de Arte e Estética Industrial Stroganov (Moscou, 1907, v.). E, a segunda exposição ocorreu em Kherson (1909). Participaram obras de David seu irmão, Nikolay Burliuk (1890-1920), Aleksandra Ekster (1882-1949), Boris Dmitrievich Grigoryev (1886-193), Alexey Karev (1879-1942), entre outros. Foram incluídos os participantes do Grupo da Rosa Azul (v.), como Victor Borisov-Mussatov (1899-1937), Artur Vladimirovich Fonvizin (1883-1973), Pavel Kusnetsov (1878-1968), Boris Kustodiev (1878-1927), o armênio Martiros Sergeyevich Sariyan (1880-1972), o professor das vanguardas russas Mikhail Vrubel (1856-1910) e o georgiano Georgy Yaculov (1884-1928), entre outros. Esse grupo multimidiático publicou a revista bilíngue, Novoye Russkoe Slovo [Nova Palavra Russa] (v. MURATOV, Vystavka Kartin. Venok Stefanos Russkoe Slovo, n.3, 1908 e Venok, n. 08, 1909). Depois que o Grupo Estefanos se transformou no Grupo Trigo – Corôa [Venok – Stephanos]. David Burliuk (1882-1967) e Alexander Fedorovich Gaush (1873-1949), Sergey Konstantinovih Makovsky (1877-1962), Aristarkh Lentulov (1882-1943) organizaram a mostra desse novo grupo, formado em São Petersburgo. A única exposição ocorreu na residência do conde Stroganov e foi inaugurada em 21 de março (1908). Participaram Boris Israelevich Anisfeld (1878-1973), Peter Ignatievich Bromirsky (1886-1919\20), Sergey Vasilievich Chekhonin (Tchekhonin, 1878-1936), Nikolay Petrovich Feofilaktov (1878-1941) conhecido como o “Beardsley Moscovita”; Artur Vladimirovich Fonvizin (1883-1973), Pavel Kusnetsov (1878-1968), Alexey Erimeevich Karev (1879-1942), Mikhail Fedorovich Larionov (1881-1964), Aleksandr Matveyev (1878-1960), Nikolay Milioti (1874-1962), Aleksander Ilytch Naumov (1899-1928), Martiros Sergeyevich Sariyan (1880-1972), Alexey von Jawlensky (1864-1941) e Piotr Savvih Utkin (1877-1934), entre outros. No mesmo ano David Burliuk (1882-1967) e Aleksandra Ekster (1882-1949) organizaram, sem muito sucesso, a única mostra do pouco conhecido Grupo (Russo) Ligação [Zueno] (São Petersburgo, novembro, 1908). Karev participou da Associação de Artistas Mundo da Arte, foi aluno de Mstislav Valerianovich Dobuzhinsky (1875-1957), Nikolay Andreevich Tyrsa (1887-1942) e Vladimir Vasilyevich Lebedev (1891-1967), tendo estudado na Escola Técnica Avançada do Barão Alexander Stieglitz e no VKhUTEMAS - Estúdio Superior de Arte e Técnica (Leningrado (Petrogrado) 1918-1926; na mesma época em Vitebsky, Ucrânia, e outras localidades; em Moscou 1920-1926; v.). Outro participante (1909) foi Artur Vladimirovich Fonvizin (1883-1973), colega e amigo de Mikhail Larionov (1881-1964) no Instituto de Pintura Escultura e Arquitetura de Moscou. Fonvizin ficou conhecido como aquarelista: ele participou dos grupos Mundo da Arte, Rosa Azul, União da Juventude, Alvo e Rabo de Burro, e, posteriormente, do AKhRR – AkhR (1929-1930). Depois que o Grupo Trigo [Estefanos] se transformou no Grupo Trigo – Corôa [Venok – Stephanos]. David Burliuk (1882-1967), Alexander Fedorovich Gaush (1873-1949), Sergey Konstantinovih Makovsky (1877-1962) e Aristarkh Lentulov (1882-1943) organizaram a mostra desse novo grupo, formado em São Petersburgo. A única exposição ocorreu na residência do conde Stroganov e foi inaugurada em 21 de março (1908). Participaram Boris Israelevich Anisfeld (1878-1973), Peter Ignatievich Bromirsky (1886-1919\20), Sergey Vasilievich Chekhonin (Tchekhonin, 1878-1936), Nikolay Petrovich Feofilaktov (1878-1941), conhecido como o “Beardsley Moscovita”; Artur Vladimirovich Fonvizin (1883-1973), Pavel Kusnetsov (1878-1968), Alexey Erimeevich Karev (1879-1942), Mikhail Fedorovich Larionov (1881-1964), Aleksandr Matveyev (1878-1960), Nikolay Milioti (1874-1962), Aleksander Ilytch Naumov (1899-1928), Martiros Sergeyevich Sariyan (1880-1972), Alexey von Jawlensky (1864-1941) e Piotr Savvih Utkin (1877-1934), entre outros. No mesmo ano David Burliuk (1882-1967) e Aleksandra Ekster (1882-1949) organizaram, sem muito sucesso, a única mostra do pouco conhecido Grupo (Russo) Ligação [Zueno] (São Petersburgo, novembro, 1908). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. BESSONOVA, M.; PAMFILOV, Y.: WILLIAMS, J. W. Impressionism and Post-impressionism: in The Hermitage, Leningrad and the Pushkin Museum of Fine Arts, The National Gallery of Art, Washington. With introduction by Marina Bessonova and William James Williams. Leningrad: Aurora Art Publishers, 1986. New York: Park Lane, 1989. 336p.: il., p. 100. CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER, E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., pp. 03, 06, 21. DICIONÁRIO. CHILVERS, I. A Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., pp. 78-79, 86. (Oxford reference). GRUPO (TCHECO DA) ASSOCIAÇÃO DE BELAS ARTES SKUPINA [Skupina výtvarných umělců] (Praga, 1912-1914). O Grupo (Tcheco dos) Oito [Osma] (v.), se separou (1912): e, no mesmo ano, surgiu a crise na Associação de Belas Artes Mánes, a segunda, depois da cisão anterior dos artistas formadores do Grupo dos Oito [Osma] (Praga, 1907-1912). Na época fazia sucesso em Paris o Cubismo de Montmartre, representado por Pablo Picasso e Georges Braque; e o Cubismo de Montparnasse, representado por Albert Gleizes e Jean Metzinger. Os seguidores de Picasso e Braque em Praga foram os artistas do Grupo da Associação de Belas Artes Mánes, formadores e destaques no Grupo dos Oito: Emil Filla e Otto Gutfreund. Formou-se o antagonismo com os seguidores do Cubismo de Montparnasse, de Gleizes e Metzinger, em Praga, com os irmãos Capek, o pintor, escritor e jornalista Josef Capek (1887-1945), irmão mais velho do escritor e teatrólogo Karel Capek (1890-1938). Pinturas do Grupo da Associação de Belas Artes Skupina combinavam o Cubismo com influencias do Expressionismo, Futurismo, Orfismo, e Raionismo russo (v., abaixo). Foram eles, os artistas e escritores antagonistas Futuristas (v. Futurismo: Países do Leste Europeu), que estabeleceram o Grupo (Tcheco) da Associação de Belas Artes Skupina, buscando nova identidade e possibilidades nas artes de vanguarda do país. Algumas exposições associaram a arte do tcheco Bohumil Kubista ao Futurismo italiano, como a Mostra dos Futuristas e Expressionistas (Budapeste) e a Exposição dos Futuristas, Cubistas e Expressionistas (Lvov, República Tcheca, 1913), que itinerou à Galeria Havel (Praga, 1914). As primeiras vanguardas tchecas, representadas pela Associação de Belas Artes Mánes [Svaz Výtvarných Umělců Mánes], foramseguidas do Grupo (Tcheco dos) Oito [Osma], e do Grupo (Tcheco) da Associação de Belas Artes Skupina. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 487. DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 468. MANBACH, S. A. From the Baltic to the Balcans 1890-1939. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, pp. 28-37. CACHIN, F. Tout l'Oeuvre peint de Picasso, 1907- 1916. Paris: Flammarion, 1977, p. 101. ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, il., p. 114.

No comments: