Translate

Thursday, August 28, 2014

BIOGRAFIA: SHTERENBERG, David Petrovich (1881-1948).

BIOGRAFIA SHTERENBERG, David Petrovich (1881-1948). O artista nasceu em Jitomir (Rússia), mas foi viver em Odessa, onde estudou em Ateliê de Pintura (1906). Shteremberg viajou para Viena; em Paris, ele estudou com Kees van Dongen (1877-1968), na Academia de Belas Artes. O artista participou do Salão de Outono Alemão, na Galeria da Tempestade [Der Sturm] (Berlim, 1913; v. abaixo); e do Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1912-1917). Shterenberg estudou arte na Academia Vitti (Florença), e, no final do ano regressou à Rússia (1917). Shterenberg participou, com Vladimir Mayakovsky (1893-1930) e Vsevolod Meyerhold (1874-1940), de encontro oficial com Lenin realizado no Pálacio Smolny (Petrogrado). Sheteremberg foi eleito presidente da secção da IZO NARKOMPROS, sendo que V. Tatlin (1885-1953) passou a dirigir a secção de Moscou e Ivan Puni (1894-1936) a de Petrogrado. Obras de Shterenberg participaram do Salão de Nadeshda Doubchina (Petrogrado) e da Exposição de Artistas Judeus (Moscou); o artista participou da III Mostra Soviética (1921); da XXI Exposição Estatal do IZO NARKOMPROS (Moscou). Foi Shterenberg quem organizou e foi ele quem escreveu a apresentação no catálogo da mostra soviética internacional, na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922). Shterenberg participou da XIV Exposição Internacional de Veneza, mais conhecida como Bienal de Veneza (1924). O artista também projetou a nova arquitetura russa, em conjunto com Sergei Kostin e Konstantin Medunetsky (1899-1935), para o Pavilhão Soviético da Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas, conhecida como Exposição Universal (Paris, 1925). O artista organizou a Associação de Artistas de Cavalete [OST] (Moscou, 1925-1932, v.) e participou da mostra comemorativa do aniversário dos 10 anos da URSS, exposição itinerante à Berlim, Oslo, Viena, Estocolmo e Copenhagen (1927). A obra de Shterenberg representou a extensão do movimento do Cubismo francês, através das técnicas de Colagem e das experiências pictóricas deste movimento, que o artista vivenciou nos anos em que viveu em Paris. Shterenberg levou a influência do Cubismo para a Rússia, onde se formou o movimento do Cubo-Futurismo (v.). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: Art of the Russias. Monthly Archives: May 2012. Lunacharsky on Art: Shterenberg. May, 16. A. V. Lunacharsky, ‘Young Russia in Paris’. Blog at WordPress.com. The Vintage Camera Theme. Retrieved from: imgsrc="http://stats.wordpress.com/b.gif?v=noscript"style="height:0px;width:0px;overflow:hidden" alt=""/ Acessed in: September 10, 2013. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color.

No comments: