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Friday, August 1, 2014

1912-1914-GRUPO (TCHECO DA) ASSOCIAÇÃO DE BELAS ARTES SKUPINA [Skupina výtvarných umělců] (Praga, 1912).

GRUPO (TCHECO DA) ASSOCIAÇÃO DE BELAS ARTES SKUPINA [Skupina výtvarných umělců] (Praga, 1912-1914). O Grupo (Tcheco dos) Oito [Osma] (v.), se separou (1912): e, no mesmo ano, surgiu a crise na Associação de Belas Artes Mánes, a segunda, depois da cisão anterior dos artistas formadores do Grupo dos Oito [Osma] (Praga, 1907-1912). Na época fazia sucesso em Paris o Cubismo de Montmartre, representado por Pablo Picasso e Georges Braque; e o Cubismo de Montparnasse, representado por Albert Gleizes e Jean Metzinger. Os seguidores de Picasso e Braque em Praga foram os artistas do Grupo da Associação de Belas Artes Mánes, formadores e destaques no Grupo dos Oito: Emil Filla e Otto Gutfreund. Formou-se o antagonismo com os seguidores do Cubismo de Montparnasse, de Gleizes e Metzinger, em Praga, com os irmãos Capek, o pintor, escritor e jornalista Josef Capek (1887-1945), irmão mais velho do escritor e teatrólogo Karel Capek (1890-1938). Pinturas do Grupo da Associação de Belas Artes Skupina combinavam o Cubismo com influencias do Expressionismo, Futurismo, Orfismo, e Raionismo russo (v., abaixo). Foram eles, os artistas e escritores antagonistas Futuristas (v. Futurismo: Países do Leste Europeu), que estabeleceram o Grupo (Tcheco) da Associação de Belas Artes Skupina, buscando nova identidade e possibilidades nas artes de vanguarda do país. Algumas exposições associaram a arte do tcheco Bohumil Kubista ao Futurismo italiano, como a Mostra dos Futuristas e Expressionistas (Budapeste) e a Exposição dos Futuristas, Cubistas e Expressionistas (Lvov, República Tcheca, 1913), que itinerou à Galeria Havel (Praga, 1914). As primeiras vanguardas tchecas, representadas pela Associação de Belas Artes Mánes [Svaz Výtvarných Umělců Mánes], foramseguidas do Grupo (Tcheco dos) Oito [Osma], e do Grupo (Tcheco) da Associação de Belas Artes Skupina. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 487. DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 468. MANBACH, S. A. From the Baltic to the Balcans 1890-1939. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, pp. 28-37. CACHIN, F. Tout l'Oeuvre peint de Picasso, 1907- 1916. Paris: Flammarion, 1977, p. 101. ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, il., p. 114.

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