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Tuesday, October 14, 2014

1924-1926-GRUPO (POLONÊS DOS) OITO [BLOK] (Varsóvia, Polônia).

GRUPO (POLONÊS DOS) OITO [BLOK] (Varsóvia, Polônia, 1924-1926). O grupo foi fundado por Wladislaw Maximicyanovich Strzheminski (1893-1958), e dele participou sua esposa, Katarzina Kobro (1898-1952), entre outros artistas destacados como Henryk Berlewi (1894-1967), J. Golus, W. Kajruksztis, K. Krynski (1893-1957), Maria Nicz-Borowiak (1896-1944), Aleksander Rafalowski (1894-1981), Henryk Stazewsky (1894-1988), Mieczyslaw Szczuka (1898-1927), M. Szulc e Teresa Zarnower (1897-1948). A maioria dos associados ao grupo expôs suas obras em mostras coletivas marcantes das vanguardas polonesas. No comeco da decada de 1920, os artistas do país receberam a influencia do Construtivismo Soviético: no entanto, o Grupo dos Oito absorveu diversas outras tendências significativas como o conceito de Factura [Faktura], lancado por Alexander Rodchenko (1891-1956) no seio das vanguardas soviéticas (1918-). O Grupo dos Oito expôs na única mostra coletiva na loja do fabricante de carros Laurent-Clement, quando o grupo lancou o primeiro número da revista Blok (Varsóvia, março, 1924). Posteriormente,o Grupo dos Oito foi substituído pelo Grupo Praesens (1926-1929). Na sua única viagem ao exterior, o Construtivista russo Kazimir Malevich (1878-1935), acompanhado de mostra significativa de suas pinturas, foi recebido festivamente pelas vanguardas polonesas do Grupo dos Oito. Dois dos organizadores do grupo, Władysław Strzeminski e Katarzyna Kobro foram seus alunos no Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK], em Vitebsk (v.). Conforme declarou MILNER (2009), esses artistas, que posteriormente formarão o Grupo (Polonês) do UNISMO (v.), receberam forte influência da arte de seu mestre, especialmente da fase monocromática das obras de Malevich (v. Monocromatismo). As obras de Strzheminski, no entanto, mantiveram intrínseca originalidade nas pinturas intensamente texturizadas. Na mesma época Henryk Stażewski explorou simples divisões geométricas na superfície da tela e Kobro realizou construções com a divisão planar do espaço, que se aproximaram das arquitetônicas pictóricas de alguns alunos de Malevich no Grupo (Soviético) Supremus (v.). A palavra Factura, englobando o conceito de uma nova Arte Industrial, foi incluída no título da mostra individual de Henryk Berlewi (Varsóvia, Polônia, 1924). O artista foi expoente da vanguarda polonesa do Grupo (Polonês) dos Oito [Blok], um dos desdobramentos da influência visível do movimento do Construtivismo das vanguardas soviéticas nos países vizinhos à U.R.S.S.. Berlewi elaborou seu proprio manifesto, dito, Mecano-Factura, assinado com Théo van Doesburg (1882-1931) e publicado em Varsóvia (1924). Berlewi posteriormente expôs suas obras na mostra Construtivismo Mecano-Factura [Mechano-Faktur Gestaltungen] realizada na Galeria da Tempestade (Berlim, 1924). A obra de Berlewi Mecanofacture - Construction (1924, guache/ papel, no acervo do Museu de Lodz, Polônia), bem como a fotografia da mostra Mecano-Factura que incluiu automóvel, se encontram reproduzidas (RAGON, 1992). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il., p. 66. DICIONÁRIO. SEUPHOR, M. Nouveau Dictionaire de la Peinture Moderne. Paris: Fernand Hazam, 1963, p. 131. INTERNET. MILNER, J. From Grove Art Online. © 2009 Oxford University Press. RAGON, M..Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il., p. 100.

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