Translate

Wednesday, October 1, 2014

1924-1929. GRUPO (INTERNACIONAL DOS) QUATRO AZUIS [DER BLAUE VIER] (Weimar, Alemanha).

GRUPOS INTERNACIONAIS DOS QUAIS O ARTISTA RUSSO WASSILY KANDINSKY PARTICIPOU: O GRUPO (INTERNACIONAL DOS) QUATRO AZUIS [DER BLAUE VIER] (Weimar, 1924-1929). Destaques: Wasily KANDINSKY, Alexei von JAWLENSKY, Paul KLEE e Lyonel FEININGER. Quando a Bauhaus transferiu-se para Dessau, Kandinsky permaneceu em Weimar onde organizou o Grupo (Internacional) dos Quatro Azuis, quando tentou reviver o sucesso anterior do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul (Munique - Berlim, 1911-1913; v.). O novo grupo, no entanto, conseguiu pouca repercussão e divulgação, provavelmente devido a situação conturbada na Alemanha. Quando o país foi derrotado na Primeira Guerra Mundial enfrentou a pior crise econômica e social de sua história: a população assolada por inflação galopante enfrentou o desemprego em massa, a quase completa eliminação da classe média, e, para a maior parte do povo, fome e miséria. O Grupo (Internacional) dos Quatro Azuis formou-se com o professor da Bauhaus Wassily Kandinsky (1866-1944), com seu amigo de toda a vida, o também russo Alexey von Jawlensky (1864-1941) e com outros mestres da escola alemã como o suíço amicíssimo de Kandinsky, Paul Klee (1879-1940) e o alemão nascido na América Lyonel Feininger (1871-1956). Todos, menos Jawlensky, foram professores da Bauhaus (Stäatlich Bauhaus; Dessau, Weimar e Berlim, 1919-1933). Quando a marchand européia Galka Emilia Scheyer emigrou para os Estados Unidos, ela divulgou no país o Grupo dos Quatro Azuis, através de palestras e mostras das obras dos artistas. Algumas obras do grupo foram adquiridas pelos colecionadores Louise e Walter Arensberg: anos mais tarde Feininger, que nasceu na América, visitou Scheyer, que na época vivia em Hollywood (1936). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. FEHLEMANN, S. La Peinture Expressioniste Allemande. Stuttgart: Herscher Cantz Verlag, 1987, pp. 89-95 FEHLEMANN, S; BIRTHÄLMER, A., MÜLLER, B. (biogr.). Expressionismo Alemão: destaques da Coleção do Museu von Der Heydt. Wuppertal: Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Rio de Janeiro: Paço Imperial. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2000, p. 96. FEHLEMANN, S. Sur l'oeuvre d'Alexei von Jawlensky. Apud GABARSKY, S. La peinture expressioniste allemande. Stuttgart: Cantz Verlag, 1987, pp. 93-94, 202.

No comments: