Translate
Friday, May 29, 2015
1924-1926-GRUPO (SOVIÉTICO DA) SOCIEDADE DOS PINTORES DE MOSCOU (Moscou).
GRUPO (SOVIÉTICO DA) SOCIEDADE DOS PINTORES DE MOSCOU (Moscou, 1924-1926).
Anos depois da Revolução Russa, os artistas associados ao grupo Valete de Diamantes [Bubnovy Valet] (Moscou, 1910-1917), organizaram esse grupo multidisciplinar, que reuniu artistas plásticos, pintores e escultores. Essa nova associação de artistas buscou estabelecer a arte do futuro, evoluindo, movendo-se sempre adiante.
A nova associação Pintores de Moscou reuniu c. de 40 membros, entre esses Mikhail Avetov (1894-1972), Ivan Chekmazov (1901-1961), Alexander Drevin (1889-1938), Robert Falk (1886-1958), Vera Faforskaya (1996-1977), German Fiodorov (1985-1976), Igor Grabar (1871-1960), Piotr Konchalovsky (1876-1956), Bóris Koroliev (escultor, 1885-1963), Aleksander Kuprin (1880-1960), Aristarkh Lentulov (1882-1943), Ilya Mashkov (1881-1944), Alexander Osmerkin (1892-1953), Vasily Rozhdestvensky (1884-1963) e Nasdezhda Udaltsova (1885-1961),
entre outros. Muitos dos artistas citados se conheceram quando estudavam em Paris (c. 1905-1912, v.) e muitos participaram da Sociedade dos Artistas de Moscou (1901-1932). O grupo terminou suas atividades quando foi completamente absorvido pelo grupo da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (1926-1932, v.).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
ENSAIO. GASSNER, Hubertus. The Constructivists: Modernism on the way of Modernization. Apud CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992.
ENSAIO. DOUGLAS, Charlotte. Terms of Transition: The First Discussional Exibition of the Society of Easel Painters. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 450-465.
ENSAIO. LEBEDEVA, Irina. The Poetry of Signs Projetionism and Eletroorganism. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Translated by Jurgen Riehle. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 441-449.
ENSAIO. LODDER, C. The Transition to Constructivism. Apud CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992.
KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color.
BOWLT, J. Russian Art of The Avant-Garde: Theory and Criticism, 1902-1934. London: Thames & Hudson, 1976. 1988, pp. 240-243.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment