Translate

Sunday, June 14, 2015

BIOGRAFIA: IDELSON, Vera (1893-1977).

BIOGRAFIA: IDELSON, Vera (1893-1977). Artista plástica e cenógrafa russa, Idelson foi educada em Moscou, onde se associou aos círculos teatrais vanguardistas liderados por Aleksandra Ekster (1882-1949), Alexander Tairov (1885-1950) e Vsevolod Meyerhold (1874-1940). Idelson viveu em Berlim (1922-1923), onde pertenceu ao Futurismo, liderado nessa cidade alemã pelo escritor italiano Ruggero Vassari (1898-1968). Vassari manteve o dito, Centro Internacional dos Artistas, que publicava a revista mensal Der Futurismus [O Futurismo] (Berlim, 1922-1923). Vassari publicou várias peças teatrais de sua autoria, como Três Vasos Vermelhos (Tre vazzi rossi, 1921), A Máscara do Impotente (La Mascherata degli impotenti, 1923); e A Angústia da Máquina (L'angoscia della macchina, 1925), sendo esta tragédia em três atos, cujos cenários e figurinos mecânicos e Construtivistas foram criados por Vera Idelson. Essa peça estreou no Teatro de Arte e Ação (Paris, abril de 1927) e, no mesmo ano, Idelson desenhou os cenários e figurinos para o Teatro da Pantomima Futurista, de Enrico Prampolini (1894-1956). Os italianos apresentaram-se nesse espetáculo no Théâtre de la Madeleine (Paris, 1927). O ator Luciano Folgore (Omero Vecchi,1888-1966) se apresentou com a música de Franco Casavola (1891-1955), acompanhado do instrumento Futurista, dito, Entoarumor ou Rumorharmônio [Intonarumori], criado e patenteado pelo músico e pintor italiano Futurista Luigi Russolo (1885-1947). A performance foi apresentada pela bela atriz Maria Ricotti. Na década de 1930 Idelson aderiu ao Grupo (Internacional) Parisiense Círculo e Quadrado [Cercle et Carré] (1929-1931) e suas obras participaram da 1ª Exposição Internacional do Grupo Círculo e Quadrado [Ière Exposition Internationale du Groupe Cercle et Carré], realizada na Galeria 23, sita no n. 23 da rua de La Boétie (Paris, 18 abril - 30 de maio, 1930). Esta foi a segunda mostra internacional mais importante das vanguardas européias, pois reuniu 130 obras de c. 54 artistas, destacados internacionalmente, muitos húngaros, poloneses, russos e tchecos, associados às vanguardas alemãs e francesas, além de outras. Esta segunda mostra foi organizada pelo editor e artista Michel Seuphor (1901-1999), associado aos artistas Auguste Herbin (1882-1960), ao Construtivista uruguaio Joaquín Torres-Garcia (1874-1949) e, certamente, com o concurso de Wassily Kandinsky (1866-1944), russo que Seuphor admirava e de quem publicou os livros na França. A primeira mostra organizada por Wassily Kandinsky foi o Salão de Outono Alemão [Herbstsalon] (v.). Esta foi a primeira coletiva européia que reuniu a maioria dos mais importantes vanguardistas, por influência do russo Kandinsky principal mentor do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul [Der Blaue Reiter] (v.), que, na ocasião, publicou a segunda edição do Almanaque do Cavaleiro Azul patrocinada pelo grupo editorial da Tempestade [Der Sturm], com 6000 exemplares lançados nessa mostra inaugurada na Galeria da Tempestade (Berlim, 12 março de 1913-). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 488, 543, 596.

No comments: