Translate

Saturday, July 11, 2015

1918-1921-COMUNISMO DE GUERRA, ARTE PARA AS MASSAS E AGITAÇÃO PROPAGANDÍSTICA (Moscou - Petrogrado).

COMUNISMO DE GUERRA, ARTE PARA AS MASSAS E AGITAÇÃO PROPAGANDÍSTICA (Moscou - Petrogrado, 1918-1921). Nessa época conturbada a arte se encontrava dividida entre Figurativa e Abstrata, levando a concepção de grande número de alegorias, não deixando campo para a indiferença. Desejoso de perpetuar a memória dos revolucionários russos Lenin propôs na primavera seu Plano de Propaganda Monumental (1918). Foram erigidos 66 monumentos dedicados as personalidades revolucionárias, destacadas nos espaços públicos, nas ruas e praças de Moscou e Petrogrado. Havia carência de materiais artísticos adequados como bronze, mármore e granito. Os artistas precisaram improvisar monumentos com concreto ou material similar em prazo inadequado, pois seria necessário tempo prolongado para criação de monumentos que, mesmo inaugurados festivamente pudessem ser preservados, pois quase nada restou dessas obras criadas nos primeiros anos pós-revolucionários. Os artistas russos de vanguarda sempre estiveram em busca da liberdade na arte, paz e justiça social. A Revolução Russa trouxe a esperança de novos horizontes, o sonho da nova arte na sua missão altruísta e idealista de se colocar a serviço do povo. Muitos dos artistas deram crédito inicial aos bolcheviques, nessa fase de muita agitação, inúmeras discussões, profundos questionamentos, manifestações e debates públicos. Aderiram à nova ordem da arte artistas renomados nas vanguardas russas como Mikhail Mikhailovich Adamovich (1878-1935), Nina Evseevna Aisenberg (1902-1974), Natan Arons Iaseyevich Altman (1889-1950), Ilya Grigorievich Chasnyk (1902-1929), Sergey Vasilievich Chekhonin (1878-1936), Ivan Ivanovich Chekmazov (1901-1961), Mikhail Mikhailovich Cheremnyk (1890-1962), Natália Yakovlevna Danko (1892-1942), Mstislav Valerianovich Dobuzhinsky (1875-1957), Robert Rafailovich Falk (1886-1958), Sergey Vasilievich Gerassimov (1885-1964), Sergei Timofeevich Konenkov (1874-1971), Pavel Varfomeevich Kuznetzov (1878-1968), Alexandr Alexandrovich Kuprin (1880-1960), Boris Mikhailovich Kustodiev (1878-1927), Vladimir Vasilievich Lebedev (1891-1967), Aristarkh Vasilievich Lentulov (1882-1943), Vladimir Vladimirovich Maiakovsky (1893-1930), Kazimir Severinovich Malevich (1878-1935), Dmitry Stakievich Moor (1883-1946), Vera Ignatievna Mukhina (1889-1953), Alexandr Alexandrovich Osmerkin (1892-1963), Kuzma Sergeevich Petrov-Vodkin (1878-1939), Ivan Albertovich Puni (1888-1956), Aleksandr Mikhailovich Rodchenko (1891-1956), Alexandra Vasilievna Schekatkhina-Popotskaya (1892-1967), David Petrovich Shterenberg (1881-1948), Piotr Mitrofanovich Schukhmin (1894-1955), Varvara Feodorovna Stepanova (1894-1958), Nikolai Mikhailovich Suetin (1897-1954), Vladimir Evgrafovich Tatlin (1885-1953), Piotr Savvich Utkin (1877-1934), os irmãos arquitetos Aleksandr Aleksandrovich Vesnin (1896-1954) e Victor Aleksandrovich Vesnin (1902-1950), entre outros como o jornalista Nikolai Ivanov. Agora se aproximava a data festiva do primeiro aniversário da Revolução: foram convocados muitos dos artistas relacionados acima para trabalharem na ornamentação da Praça de Moscou, a nova capital, bem como decorar os principais edifícios históricos nas avenidas da antiga São Petersburgo, agora Petrogrado (1915-). Os artistas abraçaram com entusiasmo a tarefa inédita de preparar espetáculos para as massas no cenário renovado, pois as principais cidades russas foram invadidas por tropas nas ruas com pouca ou nenhuma iluminação, cruzadas por ladrões e malfeitores, onde se ouviam ruídos dos tiroteios ocasionais. Antes do anoitecer longas filas se formavam na frente das padarias, sendo que o muito que havia sido destruído precisava ser reconstruído: o Exército Vermelho precisava de armas e equipamentos e a velha Rússia, eminentemente rural, precisava tornar-se potência industrializada. Havia grande esforço nas fábricas, onde operários trabalhavam o mais que podiam, muito mais por idealismo do que em troca da magra ração (ROOB, 2014: ). Este período recebeu a denominação de Comunismo de Guerra e o país havia se transformado em campo de batalha, onde camponeses morriam de fome especialmente nas aldeias remotas, sem que as autoridades soviéticas movessem sequer um dedo para ajudá-los. Altman foi o artista engajado na Revolução Russa, cujos desenhos chegaram até nós, pois participou da criação das decorações de rua nas festas do Primeiro Aniversario da Revolução (Petrogrado, 1918). Altman executou quatro projetos para decorações das ruas da cidade, acompanhado por projetos de Dobuzhinsky, Kustodiev, Petrov-Vodkin, Shterenberg, Chekhonin e Lebedev. Os desenhos originais de Altman pertencem ao acervo do Museu Russo de São Petersburgo [MRSP] e se encontram reproduzidos (KRENS, 1992). Dois anos depois Altman decorou o cenário da maior festa comemorativa da Revolução Russa, quando espetáculo de massa reproduziu a tomada do Palácio de Inverno (07 novembro, 1920), evento com a participação de 8000 pessoas, bailarinos, ginastas, artistas circenses e quase 2000 extras, sob a direção de Nikolai Nikolaevich Yevreinov (ou Evreinov, 1879-1953). Em Moscou as ruas e praças foram ornamentadas com projetos dos irmãos arquitetos Vesnin, Aleksandr Aleksandrovich (1896-1954), e Vitor Aleksandrovih (1902-1950), e de Alexander Vasilyevich Kuprin (1880-1960), Sergey Vasilyevich Gerasimov (1885-1964), Alexander Alexandrovich Osmerkin (1892-1953), sendo que espetáculos foram projetados por Aristarkh Vasilyevich Lentulov (1882-1943) e Pavel Varfomeevich Kuznetzov (1878-1968), entre outros. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: DJAFAROVA, S. Una politica de difusión del arte moderno: los museos de cultura artistica. Apud KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color. KOVTUN, Y. Mikhail Larionov: 1881–1963. Cronicle of the artist's life and work. Translated by Paul Williams. Bournemouth: Parkstone Press, 1998. 175p.: il., retrs. pp. 55-85, 92, 131- 142, 155- 175, 172- 175 (Great Painters). KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il. DJAFAROVA, S. Una politica de difusión del arte moderno: los museos de cultura artistica. Apud KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color,., pp. 27-32, 40-44. LODDER, C. El arte de vanguardia en Rusia: experimento e innovación. Apud KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa: 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color. LODDER, C. The Transition to Constructivism. Apud KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde 1915-1932. Frankfurt: Schirn Kunsthalle. Amsterdam: Stedelijk Museum. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 1992. PETROVA, E.; VAKAR, I.; DOUGLAS, C. Malevich, Artist and Theoretician. Translated by Susan Mckee. Paris: Flammarion, 1996, pp. 06-25. PETROVA, Y.; KIBLITSKY, J.;RODRÍGUEZ, A.; ATHAYDE, R. de; COCHIARALLE, F. Virada Russa: a Vanguarda na Coleção do Museu Russo de São Petersburgo. Tradução de Elena Vassina, Alexander Borodin e Joseph Kiblitsky. São Paulo: set. - nov. 2009. 226p.: il., color., pp.152-157, 165-177. Mass and Agit Art.Mass and Agitation Art - Massovoe i Agitatzionnoe Iskusstvo - Массовое и Агитационное Искусство. Retrieved from: http://www.russianavantgard.com/mass-and-agit-art-c-3.html Acessed in: June 19, 2015 ROSTA Russian Telegraph Agency. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 23 August 2013, at 21:12. Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/Russian_Telegraph_Agency Acessed in: April 21, 2015. ROSTA. Graphic Illustrated Journalism and the Avant-garde - The ROSTA Windows of the Bolshevik Art Army. Roob, Alexander. This page was last modified on 02 February 2014. Retrieved from: www.meltonpriorinstitut.org Acessed in: April 21, 2015. SALLES, E. (Cur,). Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2001.

No comments: