Translate

Sunday, August 9, 2015

1927-1932-REALISMO SOCIALISTA SOVIÉTICO NA FASE DA PURIFICAÇÃO [CHISTKA].

1927-1932-REALISMO SOCIALISTA SOVIÉTICO NA FASE DA PURIFICAÇÃO [CHISTKA]. No início da década de 1930 o mundo artístico soviético estava cada vez mais dominado por grupo políticos que passaram a reger a estética da arte, quando a censura passou a parte fundamental dessa fase repressora. Não havia mais liberdade. Nos anos precedentes Iósif Stalin havia estimulado a disputa de classes, forçando a coletivização e a industrialização no seu dito, Plano de Cinco Anos. Os artistas jovens, prensados entre manobras políticas, foram submetidos a testes sócio-políticos no intuito de controlar o conteúdo e o estilo da arte soviética (1927-1931). Foi realizada conferência para discussão de validade da pintura de cavalete (1928). O fundador do grupo soviético da Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST] (Moscou, 1925-1932), David Petrovich Shterenberg (1881-1948) discursou, defendendo o grande valor cultural das pinturas, afirmando que, no momento, a arte estava submetida a condições sociais extremas, mas que deveria tornar-se integrada à coletivização e envolver-se com a industrialização. O grupo de artistas fundamentalistas da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932) replicou, evidenciando as ditas, “tendências burguesas” na arte de Shterenberg, Labas (Aleksandr Arkadievich Labas, 1900-1983) e dos artistas do Grupo dos Projecionistas, entre outros (DOUGLAS, 1972: 458). Na palestra proferida no outono, o pilar da Academia Ivan Liudgovich Matsa (1893-1974) iniciou com crítica ácida, condenando a história contemporânea da academia como referência do idealismo burguês. Matsa repetia que faltava à RAKhN a fervente apologia comunista, que a instituição estava perpetuando visão burguesa do mundo (1928). No ano seguinte ocorreu o reforço da acusação, através de campanha que incluiu alguns rakhnovts, inclusive seu vice-presidente, o artista ucraniano Gustav Gustavovih Shpet (1878-1937), no jornal Komsomolskaia Pravda (fevereiro, 1929). Poucos meses depois Shpet foi destituído da vice-presidência da RAKhN, sendo substituído por Mikhail Morosov (abril, 1929). No mês seguinte, Sergei Amaglobeli substituiu Alexei Sidorov como Seretário Acadêmico. A resolução do Comitê Central do Partido Comunista determinou o encerramento de todas as associações de artistas, escritores e intelectuais em todo o território da URSS (23 de abril, 1932). Não escaparam nem a vanguarda recente, expressão da ditadura do proletariado, a Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST] (Moscou, 1925-1932), nem a Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932), nem outra entidade reveladora da ortodoxia proletária, a Associação Russa de Artistas Proletários [RAPKh], mas permaneceu somente a Cooperativa de Todas as Associações de Arte Russa [Vsekokhudozhnik] (1929-). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: BOWLT, J. E. RAKhN on Trial The Purge of Gustav Shpet. Retrieved from http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/2211730x97x00413?crawler=true Acessed in May 15, 2015. DOUGLAS, C. Terms of Transition: The First Discussional Exibition of the Society of Easel Painters. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 450-465. LEBEDEVA, I. The Poetry of Signs Projetionism and Eletroorganism. CATALOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 441-449.

No comments: