Translate

Tuesday, October 20, 2015

1870-1924 GRUPO (RUSSO-SOVIÉTICO) DOS ITINERANTES OU GRUPO DA SOCIEDADE PARA MOSTRAS ITINERANTES DE ARTE [PEREDVIZNIKI] (São Petersburgo).

1870-1924 GRUPO (RUSSO-SOVIÉTICO) DOS ITINERANTES OU GRUPO DA SOCIEDADE PARA MOSTRAS ITINERANTES DE ARTE [PEREDVIZNIKI] (São Petersburgo). Esse grupo associou pintores Realistas, especializados nos temas sociais, que se reuniram em protesto contra as restrições dos pintores acadêmicos da Academia de São Petersburgo (v. Academia (Russa) das Três Nobres Artes). O grupo formou a cooperativa de artistas que se tornou a Sociedade para Mostras Itinerantes de Arte. Foram decisivos para a formação da sociedade os artistas Ivan Nikolayevich Kramskoi (1837-1887), Grigori Grigorievich Myasoyedov (1834-1911), Nikolai Nikolaevich Ge (1831-1894) e Vasily Grigorievich Perov (1834-1882). Kramskoi liderou a sociedade na luta da vanguarda por ideais democráticos, em oposição às normas da Academia de Arte de São Petersburgo. Vladimir Stasov (Vladimir Petrovich Stasov, 1824-1906) foi o crítico de arte associado à Sociedade para Mostras Itinerantes de Arte. Participaram e se destacaram Kostantin Apollonovitch Savitsky (1844-1903), e o pintor, conhecido por seus grandes afrescos murais com temas históricos, Vasily Ivanovich Surikov (1848-1916); o pintor acadêmico Fiodor Antonovich Bruni (1799-1875), além de Mikhail Mikhailovich Cheremnyk (1890-1962), Nicolai Alexeievich Kasatkin (1859-1930), Arkhip Ivanovich Kuindzhi (1842-1910); o precursor do Impressionismo russo Isaac Iliych Levitan (1860-1900); Rafail Sergeevich Levitsky (1847-1940), Vladimir Egorovich Makovsky (1846-1920), Mikhail Vasilievich Nesterov (1862-1942), Lev Pasternak (Leonid Osipovich Pasternak, 1861-1945); Vasily Dmitrievich Polenov (1844-1937), que posteriormente pintou cenários para os Balés Russos (Paris, 1909-1929); Illarion Mikhailovich Pryanishnikov (1840-1894), Ilya Yefimovich Repin (1844-1930), Andrey Petrovich Ryabuszhinky (1861-1904), Konstantin Apollonovich Savitsky (1844-1903); o paisagista Alexey Kondatrievich Savrasoy (1830-1897); Valentin Aleksandrovich Serov (1830-1897) e uma das pioneiras das vanguardas russas, a destacada pintora de interiores Emily Shanks (Emillya Yakovlevna Shanks, 1857-1936); Ivan Ivanovich Shishkin (1832-1898), Vasily Ivanovich Surikov (1841-1880), que estudou na Academia Julian, em Paris; Apollinary Mikhailovich Vastnesov (1856-1933) e seu irmão, Victor Mikhailovich Vastnesov (1848-1926); e Nikolai Alexandrovich Yarosshenko (1846-1898), entre outros, como os escultores Marina D. Ryndziunskaya (1877-1946) e Ivan Semenovich Yefimov (1844-1930). As pinturas do grupo foram influenciadas pela estética de Vissarion Grirorievich Belinsky (1811-1848), e de Nikolay Gravilovich Chernyshevsky (1828-1889), artista liberal que lutou pela extinção da servidão, o que ocorreu finalmente por decreto de Nicolai II (1861). Os castigos corporais, a pena capital e a censura a imprensa eram vistas como influências maléficas ocidentais, que deveriam ser banidas da sociedade russa. As idéias políticas de Chernyshevsky levaram-no a ser censurado e, inclusive, proibiram a apresentação de sua dissertação durante a mostra anual dos trabalhos acadêmicos. Em protesto contra a censura às obras de Chernyshevsky, 14 estudantes da Academia de Arte se rebelaram e se retiraram da instituição (São Petersburgo, 1861). Alguns anos depois esses artistas, que desejavam levar sua arte ao povo russo, haviam formado o cerne da cooperativa que organizou a Sociedade Para Mostras Itinerantes de Arte (1870-1923). A arte dos associados ao dito, Grupo dos Itinerantes [Peredvisniki] evoluiu durante alguns anos. Foram organizadas 48 exposições itinerantes, de São Petersburgo a Moscou, Kiev, Kharkov, Kazam, Orel, Riga e Odessa, entre outras cidades (1871-1923). A sociedade prosperou durante duas décadas (1870-1890). Através de sua arte a Sociedade mostrou muitas características da vida russa, rural e urbana, que enfatizavam nos camponeses e deserdados da sorte a força de caráter presente nas suas figuras humanizadas A obra dos pintores que ficaram conhecidos como Itinerantes revelou influência da luminosidade dos Impressionistas franceses, que se mostrou bem mais atraente do que a pesada paleta acadêmica que vigorava na arte russa do mesmo período. A luta pela emancipação do povo russo foi mostrada em muitas obras de Ilya Repin, um dos maiores expoentes da arte russa, como em A Prisão do Propagandista e Recusa à Confissão, entre outras: e nas obras que mostraram fatos históricos como na pintura de Vasily Surikov, A Manhã da Execução de Streltsy. E Mikhail Nesterov se destacou devido à obra intitutulada A Visão do Jovem Bartolomeu (1890-1891), sobre a conversão do santo medieval russo Sergey Radonejsky, considerada a obra inaugural do Simbolismo religioso na arte russa. A 42ª Exposição Itinerante (Moscou, 1913), apresentou obras de Vasily Nikolaevich Baksheev (1862-1958), Varvara Dmitrievna Bubnova (1886-1983), David Davidovich Burliuk (1882-1967), Nikolay Petrovich Bogdanov-Belsky (1868-1945), Nikolai Vitold Kaetanovich Byalinitsky-Birulya (1872-1957); Nikolai Ivanovich Fechin (1881-1955), artista que emigrou para os EUA e faleceu na Califórnia; Alexander Mikhailovich Gerasimov (1881-1963), Konstantin Ivanovich Gorbatov (1876-1945), Nicolai Alexeievich Kasatkin (1859-1930), Kiryak Konstantinovich Kostandy (1852-1921), Vladimir Egorovich Makovsky (1846-1920), Vasily Dmitrievich Polenov (1844-1927) ), artista que estudou na França; Pavel Aleksandrovich Radimov (1887-1967), Ilya Efimovich Repin (1844-1930), além de Petr Kelin e Pyotr Staranosov. Posteriormente pertenceram ao Grupo (Soviético) da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932; v.) vários pintores destacados no dito, Grupo (Russo - Soviético) dos Itinerantes: Abram Efimovich Arkhipov (1862-1930), Nicolay Alexeievich Kasatkin (1859-1930), Arcady Alexandrovich Rylov (1870-1939); e Georgy Konstantinovich Savitsky (1887-1949), filho de Konstantin Apollonovich Savitsky. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: Cassou, J., Brunel, P., Claudon, F., Pillemont, G., Rihard, L. (Orgs.). (1988). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, pp. 279-280. Durozoi, G. (1992). Dictionaire de l'art moderne et contem. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, p. 594. Hulten, P. (Org.). (1986). Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers. IEU - The Internet Encyclopedia of Ukraine. Retrieved from: http://www.encyclopediaofukraine.com/Art.asp#Topic_10 Ignatiev (Kazanskii). (2013). Ivan Vasilievich Ignatiev. Retrieved from: db7487@cnsvax.albany.edu Jackson, W. Enciclopédia Prática Jackson, vol. 9. Rio de Janeiro - São Paulo - Porto Alegre - Recife: Editôra Jackson, 1956, pp. 244-245. Wikipedia, the free encyclopedia. (2015). Nicolai Fechin. Retrieved from: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicolai_Fechin Wikipedia, the free encyclopedia. (2015). Konstantin Gorbatov. Retrieved from: http://en.wikipedia.org/wiki/Konstantin_Gorbatov Wikipedia, the free encyclopedia. (2015). Kyriak Kostandi. Retrieved from: http://en.wikipedia.org/wiki/Kyriak_Kostandi Wikipedia, the free encyclopedia. (2015). Vladimir Makovsky. Retrieved from: http://en.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Makovsky Wikipedia, the free encyclopedia. (2013). Nesterov, Mikxail Vasilievich. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Nesterov

No comments: