Destaques GURO, Elena; David BURLIUK, Nikolai KRUCHENIKH e Velimir KHLEBNIKOV.
O Grupo literário Hyleae foi uma ramificação cultural do União da Juventude (v.), e reuniu pintores, poetas e escritores russos, muitos também desenhistas e ilustradores como Yelena *Guro (1877-1913), David *Burliuk (1882-1967) e seu irmão Nicolai *Burliuk (1890-1920), Alexander Goroditsky, a escritores e poetas como Velimir *Khlebnikov (1885-1922), Benedikt *Livshits (1886-1983) e o pintor, teórico da arte e violinista da corte do Czar, Mikhail *Matiushin (1861-1934). O grupo multidisciplinar foi considerado como sendo Futurista, mas,, apesar da marcante influência do Futurismo nas obras dos artistas russos, os vanguardistas renegaram a influência do movimento italiano e se aborreciam muito quando chamados de Futuristas: eles preferiam ser chamados de Budetliani [Homens do Futuro].
O Grupo Hyleae manteve estreitas ligações com o grupo das vanguardas moscovistas liderado por Mikhail *Larionov (1881-1964) e Natália *Goncharova (1881-1962), o Valete de Diamantes (v.). Os escritores mais conhecidos do grupo foram Vasily *Kamensky ( - ) e Alexei *Kruchenykh (. - ). M. *Matiushin logo se tornou editor do grupo, lançando vários livros de autoria de *Kruchenykh, como as antologias de contos Estúdio dos Impressionistas, Uma armadilha para juízes e O parnasus que ruge (1910-1913). Guro publicou Sonhos de Outono (1912); e, póstumamente, os livros que ela escreveu e ilustrou, como Os Camelos no Céu; e Troie [Três] (1914), obra conjunta com Velimir *Khlebnikov (1880-1922) e A. *Kruchenykh. Benjamin *Livshits, outro participante, publicou O Arqueiro com um olho e meio (1915). Uma fotografia dos escritores do grupo Hyleae, sem a presença de Yelena *Guro, mas com a participação de V. V. *Maiakovsky, se encontra publicada (HULTEN, 1986). Maiakovsky não participou das publicações do grupo, foi sempre um ator, figurinista e escritor independente, depois considerado o maior poeta soviético. Maiakovsky foi amigo de Elena *Guro e de sua irmã, Yecatarina Guro, que foi quem traduziu para o russo o livro Do Cubismo [Du Cubisme] de autoria dos pintores franceses Gleizes e Metzinger. Uma fotografia tirada em meados da década de 1890 de Elena e Yecatarina Guro, se encontra publicada (KOVTUN & BOLWT, 1988: 90).
REFERÊNCIAS:
KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 90.
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms.
New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 457. CATÁLOGO. MILNER, J. Arte, Guerra y Revolucion. Apud La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color.
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