Translate

Saturday, December 24, 2011

GAN, Alexey Mikhailovich (1893-1940?).

O artista se formou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou. Depois da Revolucão Russa (1917-), Gan se associou ao TEO - Comissariado do Povo para a Educação (1918-1920) e participou do GINChHUK/ Instituto de Cultura Artística (Moscou, 1920) organizado pelo coronel Anatoly Lunacharsky (1875-1933), e, na época, dirigido por Wassily Kandinsky (1866-1944), expulso da Alemanha devido ao início da I Guerra Mundial. Gan foi dos principais associados ao primeiro grupo Construtivista, do qual participaram Lyubov Popova (1889-1924), Alexander Rodchenko (1891-1956), Várvara Stepanova (1894-1958), Vladimir Tatlin (1885-1953), Bóris Ioganson (1893-1973), os irmãos Sternberg (Georgy, 1900-1933; e Vladimir, 1899-1982) além de Konstantin Medunetzki. O manifesto do Grupo C (C=Construtivismo) foi assinado por Gan, Popova, Stepanova e Tatlin (março, 1921).


Alguns artistas participaram com obras experimentais, ditas de laboratório, da mostra conjunta intitulada Os Construtivistas, conforme se encontra citado (ALBERA, 2002: 167), inaugurada com obras de Gan, Rodchenko, Stepanova e Ioganson no Café dos Poetas (Moscou, jan., 1921). No ano seguinte Gan publicou seu livro Construtivismo [Konstrutivism] (Tver, Rússia, 1922); alguns trechos dessa obra se encontram traduzidos (GRAY, 1968: 55; e BANN, 1974: 49).

O poderoso burocrata Osip Brik (1888-1945), foi quem conduziu os rumos da arte dos primeiros Construtivistas, inclusive Gan, na transformação deles em Produtivistas russos. Foi Brik quem criou a plataforma que rejeitou a Arte Pura dos Construtivistas para transformá-la na Arte Aplicada à produção de objetos utilitários como canecas, bules, chaleiras, pratos, bandejas, além de desenhos para estamparia têxtil, entre outros.

Desde cedo Gan esteve próximo de artistas como Kasemir Malevich (1878-1935), Vladimir Tatlin (1885-1953) e Alexander Rodchenko. Gan publicou vários textos na revista Anarkhia [Anarquia] (Moscou, 1918): ele editou a revista de fotografia e cinema, Kino-fot [Cinema-Foto] (Moscou, 1922), durante um ano apenas, mas que contou com a diagramação e a composição gráfica de Rodchenko e colaborações dele, de Bóris Arbatov, Lev Kuleschov, Dziga Vertov, Vladimir Maiakowsky e Hyppolite Sokolov, entre outros vanguardistas. Quando a revista de Gan encerrou as atividades, a revista editada por V. Maiakovsky com Osip Brik no Conselho Diretor, a Lef (Moscou, 1923-1925), assumiu o posto de revista das vanguardas e abriu grandes espaços para o cinema e a fotografia, quando publicou Manifestos de D. Vertov e S. Eisenstein. A publicação organizou mesas-redondas sobre cinema soviético com a participação de Brik e Viktor Chklovski, escritores e teóricos associados ao grupo da Opaïaz.

Gan organizou a I Mostra-Debate da Arte Revolucionária (1924), quando rompeu com Rodchenko e Stepanova. Foi de Gan a organização da I Mostra de Cartazes de Cinema (1925). Gan se associou a OSA/ União de Arquitetos Contemporâneos, para a qual organizou a I Exposição Internacional de Arquitetura. Gan participou, juntamente com alguns artistas soviéticos da Exposição Pan-Soviética de Poligrafia (Moscou, 1927).

Fundado por Alfred Kurella e pelos irmãos arquitetos, Victor e Alexandre Vesnin, Gan asociou-se e foi membro fundador do grupo vanguardista, pluridisciplinar e internacional, Outubro [Oktiabr] (1928-1932), que congregou artistas plásticos estrangeiros, como o mexicano Diego Rivera, além de conceituados artistas gráficos russos como A. Deineka, D. Moor e Sergey Sienkin, cujas obras gráficas estiveram em exposição na mostra Gráfica Utópica Arte Gráfica Russa 1904-1942, no CCBB (Brasília - São Paulo - Rio de Janeiro, 2002).

O grupo Outubro contou com a presença de Gustav Klutsis, (1895-1938), arquiteto, fotógrafo, artista gráfico e ilustrador (fotomontagens), que, com a assessoria de sua esposa Valentina Kulaguina-Klutsis (1902-1987), montou a seção Foto da mostra do Grupo Outubro. Participaram dessa exposição o pintor, artista gráfico, ilustrador, cenógrafo e figurinista que tornou-se cineasta russo, Alesandr Alekseev; e o cineasta Serguey Eisenstein. O grupo Outubro publicou dois manifestos (Alemanha, 1928; 1931); o segundo manifesto do grupo contou com as assinaturas de todos os artistas citados acima e ainda com as E. G. Weiss, M. I. Guinzbourg, A. I. Gutnov, A. I. Damskii, Debrokowski, V. Ietkin, P. I. Irbit, Kreitchik, Lapin, I. I. Matsa, A. I. Mikhaïlov, P. I. Novinstski, A. I. Ostrietsov, N. Sedielnikov, N. Spirov, N. G. Talatsev, S. B. Telingater, V. Toot, Bela Uitz, Freiberg, Esther Schub e N. S. Schneider (ALBERA, 2002).

Gan caiu em desgraça junto ao PC, apesar de ter trabalhado muito para a arte de seu país depois da Revolução Russa. No final dos anos 1930 o artista foi preso e faleceu em campo de trabalho forçado (c. 1940?), no período do dito, expurgo stalinista implantado por Ióssif Stalin. Duas capas de livros com desenhos Construtivistas de Gan, se encontram reproduzidas (LECLANCHE-BOULÉ, 1991).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002, pp 167-168, 196, 210, 365.

BANN, S. The Tradition of Construtivism. New York: Viking Press, 1974, p. 65.

CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il., p. 12.

GRAY, C. L Avant-garde russe dans lart moderne 1863-1922. Lausanne: Editions De la Cité/ LÂge d Homme, 1968, p.45.

LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 22, 61, 150
 

 

No comments: