Translate

Sunday, December 25, 2011

LEDENTU, Mikail Vasilyevich (1891-1917).

O artista nasceu em Chishovo e morreu no Cáucaso, em Proscurov (Rússia). Ledentu formou-se no Instituto Teatral (1908) e depois estudou na Academia de Arte (São Petersburgo). Na época de sua formação o artista trabalhou no ateliê do pintor L. Bernstein. Ledentu associou-se e participou ativamente do grupo e das mostras das vanguardas da associação de artistas União da Juventude (São Petersburgo, 1910; 1911), organizado por Olga Rozanova (1886-1918) e Mikhail Matiushin (1861-1934), entre outros. O grupo foi interativo pois misturou artistas plásticos com artistas das vanguardas teatrais da época, que resultou na produção da peça da qual M. Ledentu participou da direção: O Czar Maximiniano (1911), e da única ópera encenada pelas vanguardas russas, Vitória sob o Sol, com libreto de Velimir Khlebnikov (1885-1922), cenários e figurinos de Kasemir Malevich (1878-1935) e música de Matiushin, encenada em récita única no Teatro da Ópera Cômica (São Petersburgo, 5 dez., 1913).


Ledentu conheceu e ficou próximo dos os irmãos armênios Ilya e Kyril Zdanevich que passaram período vivendo em Moscou (1912-1914). Ledentu abandonou seus estudos para viver em Moscou quando participou ativamente de todas as mostras do principal grupo dos artistas das vanguardas russas liderados por Mikhail Larionov (1881-1964) e Natália Goncharova (1881-1962). Ledentu associou-se ao Grupo Rabo de Burro [Osliny Kvost] (1912). organizado por Larionov e participou do Grupo Alvo e da mostra A Diana, que Larionov também organizou. O artista passou o verão em Tiflis (Tbilisi), juntamente com seus amigos Kyril e Ilya Zdanevich, quando Ledentu descobriu o pintor primitivo armênio Niko Pirosmani, que posteriormente influenciou Larionov. Depois desse encontro, Larionov, Goncharova e Ledentu lançaram as obras do artista armênio na mostra N. 4, Raionistas, Futuristas e Primitivos (1914). Ledentu participou da mostra que valorizou a arte autêntica de raíz folclórica, na qual seu organizador, Larionov, expos ícones russos e gravuras em técnica primitiva dita, de Lubik, (plural Lubok). Nessa mostra Larionov lançou suas primeiras obras no novo estilo Raionista, nas quais o artista incorporou as cores e o dinamismo plástico do Futurismo, chegando quase à Abstração. A exposição marcou a volta das obras das vanguardas russas às raízes da arte primitiva do país; essa mostra, na qual Ledantu expôs retratos de influência Cubista, uma das correntes mais ativas influente nas vanguardas russas do período.

A primeira mostra individual de Ledentu foi em Petrogrado, novo nome da cidade de São Petersburgo (1915-): suas pinturas mesclaram a influência do Cubismo com o Futurismo de raíz italiana e o Raionismo de Larionov, mas mantiveram a marca da personalidade de Ledentu. Restaram poucas obras do artista em número, mas são pinturas especiais por sua qualidade que colocam o jovem pintor entre os melhores artistas das vanguardas de sua época. Quando ocorreu a Revolução Russa (1917-1918), Ledentu foi mobilizado e morreu em combate (25 agosto, 1917). As obras de Ledentu continuaram à participar das mostras coletivas como da I Exposição Estatal de Arte e Ciências (Kazam); da I Exposição Internacional de Arte Russa, realizada na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922) e da mostra Novas Tendências (Petrogrado, 1927).

Ledentu está entre os mais destacados pintores vanguardistas russos, com sua obra Raionista com marcante influência do Cubismo francês; seu Retrato de Fabbri (c. 1912, óleo/ tela, 75,5 cm x 65 cm), na qual retratou Maurício Fabbri outro artista plástico pouco conhecido, mas participante das vanguardas russas, nessa obra que encontra-se no acervo do Museu Regional de Arte de Samara, que foi para lá por ocasião do bem sucedido projeto dos M.C.A. - Museu de Cultura Artística, realizado pelas vanguardas russas sob a orientação do Coronel Anatoly Lunacharski (1875-1933), c. de um ano depois da vitória da Revolução (1918-1921). O Retrato de Ator (1912, óleo/ tela, 67 cm x 52 cm), de Ledentu, encontra-se no acervo do Museu de Arte de Iaroslav; ambos os retratos são obras quase Abstratas, pinturas originais com influência Cubista, reproduzidos (KOVTUN, 1996).

No comments: