Translate

Saturday, February 11, 2012

LIADOV, Anatol Konstantinovich (1855-1914).

O músico russo foi discípulo de Nicolai Andreevich Rimsky-Korsakov (1844-1908) e tornou-se professor de Sergei Sergeevich Prokofiev (1891-1953) no Conservatório Musical de São Petersburgo. Liadov não produziu senão pequeno número de peças, mas, na época, Rimsky-Korsakov declarou que cada uma era […] jóia preciosa.[…]. Liadov compôs Baba-Yaga; a obra Impressionista, Lago Encantado; e a sua perturbadora Página do Apocalipse.

Algumas das músicas de Liadov foram adaptadas por Sergei Diaghilev (1872-1929), para alguns balés da Cia. Teatral S. P. Diaghilev. Liadov compôs miniaturas, como Kikimora e Tons Folclóricos Russos. Diaghilev resolveu encomendar-lhe a música para o balé O Pássaro de Fogo [L'Oiseau de Feu], baseado na lenda da tradição oral russa que contava a história do pássaro encantado que resgatou as vítimas do demônio Kastchei, o Imortal. No entanto, tudo que Liadov fez foi encomendar a composição ao jovem e desconhecido músico russo, Igor Fedorovich Stravinsky (1882-1971). Quando Diaghilev descobriu o fato, ele passou a encomendar arranjos e músicas diretamente a Stravinsky, que, no século XX, tornou-se o mais conhecido compositor russo, posteriormente americano naturalizado, presente nas vanguardas da música ocidental.

Quando a companhia de S. Diaghilev ficou reduzida devido a debandada geral dos bailarinos durante o período da I Guerra Mundial, e, logo depois que Liadov faleceu, o empresário russo adaptou a música Kikimora para a turnê de seus balés preparados especialmente para serem apresentados na Espanha. Na ocasião, Diaghilev recebeu o convite diretamente do Rei Alfonso XIII, quando ele preparou dois novos balés para serem apresentados na modesta turnê; esses balés estrearam em San Sebástian (Espanha, 1914). O primeiro foi As Meninas, foi baseado na Pavane (Gabriel Fauré), com decoração e figurinos do pintor italiano Carlo Socrate; e o Segundo, Kikimora, baseado na música de Liadov, que, na temporada seguinte, Diaghilev transformou em Contos Russos [Contes Russes] (1916). Essa obra musical foi baseada nos contos folclóricos da tradição oral de seu país, encenada com cenários e figurinos de Mikhail Larionov (1881-1964). O balé estreou no Teatro Costanzi (Roma, abril, 1914). O balé viajou com a companhia e foi apresentado em duas récitas mal sucedidas, no Teatro San Carlo (Nápoles), seguindo depois para apresentação na récita inaugural da temporada parisiense. O balé foi eclipsado por ter sido apresentado conjuntamente com as primeiras récitas de O Pássaro de Fogo [L'Oiseau de Feu] (Paris, maio, 1914), que afinal estreou nos Balés Russos com cenários Natália Gontcharova, quando marcou época com a música de Igor Stravinsky
(v. biografia de Stravinsky e Balanchine no Blog:
http://arteamericanadevanguarda.blogspot.com)

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


DUFOURCQ, N. (Org.); ALAIN, O.; ANDRAL, M.: BAINES, A.; BIRKNER, G.; BRIDGMAN, N.; Mme. de CHAMBURE; CHARNASSÉ, H.; CORBIN, S.; AZEVEDO, L. H. C. de; DESAUTELS, A.; DEVOTO, D.; DUFOURQ, N.; FERCHAULT, G.: GAGNEPAIN, B.; GAUTHIER, A.; GÉRARD, Y. HALBREICH, H.; HELFFER, M.; HODEIR, A.; ROSTILAV, M.; HOFMANN, Z.; MACHABEY, A.; MARCEL-DUBOIS, C.; MILLIOT, S.; MONICHON, P.; RAUGEL, F.; RICCI, J.; ROUBERT, F.; ROSTAND, C.; ROUGET, G.; SANVOISIN, M.; SARTORI, C. SHILOAH, A.; STRICKER, R.:
TOURTE, R.; TRAN VAN KHÊ, A. V., VERLET, C. VERNILLAT, F.; WIRSTA, A.; ZENATTI, A.
La Música: Los Hombres, Los Instrumentos, Las Obras. Barcelona: Planeta, 1976, p. 273.



SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 28, 30-31, 85.

No comments: