Translate

Saturday, August 4, 2012

BIOGRAFIA: GURO, Elena; Eleonora de NOTTENBERG; Yelena Gerikhova Guro (1877-1913).


BIOGRAFIA: GURO, Elena; Eleonora de NOTTENBERG; Yelena Gerikhova Guro (1877-1913).

A artista plástica, desenhista, ilustradora, foi também escritora das vanguardas russas. Nascida nas classes privilegiadas, a artista estudou na Sociedade para Encorajamento das Artes (1890-1893) e no ateliê do pintor Yan Tsionglinsky (1903-1905), onde conheceu seu futuro marido Mikhail Matiuskin. Guro foi aluna do pintor Léon Bakst, que se tornou o cenógrafo e figurinista mais importante dos Balés Russos [Ballets Russes] (Paris, 1909-1929).

A artista participou das mostras organizadas por Nikolay Kulbin e foi uma das fundadoras do Grupo (Literário Russo) Hyleae (1910-1913; v.), formado pelos irmãos David e Nicolay Burliuk, Vladimir Maiakovsky, Alexey Khruchenikh, Nicolay Khlebnikov e Benjamin Livshits, sendo ela a única mulher do grupo.

Guro teve um papel importante nas vanguardas russas: ela começou suas publicações compondo textos no estilo Futurista, ilustrados com suas aquarelas (1909), publicados em coleção de prosa e verso. O estilo das ilustrações da artista tinha por tema a natureza e utilizou imagens de folhas, flores, árvores e pedras: ela, que não utilizava cores vibrantes, também foi atraída por temas citadinos como as ruas, as pessoas e as cidades. Na prosa a escritora foi a primeira a introduzir neologismos, palavras fraturadas ou do bê-á-bá, todas típicas do Futurismo russo que se desenvolveu na literatura a partir deste momento, especialmente entre o grupo de escritores Hyleae, e ainda com a artista independente Olga Rozanova, que não participou do grupo.

Guro foi membro destacado e influente das vanguardas literárias e artísticas russas: todas as reuniões aconteciam na sua residência. O marido de Guro, Mikhail Matiushin, pintor Abstrato e Construtivista, foi professor e teórico das vanguardas russas, e também músico da corte do Czar durante treze anos consecutivos. Matiushin se tornou o editor dos escritos do Grupo Hyleae (v.), além de amigo e editor de vários artistas como Kasemir Malevich e Pavel Filonov. Foi a irmã de Elena, Yecatarina Guro, quem traduziu para o idioma russo o livro Do Cubismo [Du Cubisme], publicado por Gleizes e Metzinger (Paris, 1912). O livro influenciou as vanguardas russas, que produziram nesta época o influente movimento do Cubo-Futurismo, com muitas obras e artistas importantes (c. 1913-1915). .

Guro participou da associação de artistas União da Juventude [Soyuz Molodeshi] e se associou ao Grupo dos Mestres da Arte Analítica [MAA], de Pavel Filonov, A artista e escritora morreu precocemente (1913); as vanguardas russas lamentaram esta perda. O lançamento da coletânea de poemas de autoria de Guro, Kkhlebnikov e Kruchenyk, Trinca [Troie], ilustrado por K. Malevich, foi homenagem póstuma a memória de Guro.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs.,
p. 487.

CATÃLOGO. KOVTUN, E., STANISLAS, Z.; OUVRIARD, N. Filonov.
Paris: Éditions du Centre Georges Pompidou, Museu Russo de Leningrado, 1990, pp. 32- 186. 

No comments: