Translate

Saturday, August 4, 2012

BIOGRAFIA: KAMENSKY, Vasily Vasilyevitch (1884-1961).


BIOGRAFIA: KAMENSKY, Vasily Vasilyevitch (1884-1961).

O artista multimídia, pintor, poeta, escritor, editor e aviador russo Kamensky, nasceu em Borovskoe e faleceu em Moscou. O artista, que cresceu na região dos Montes Urais, viajou por toda a Rússia e Ásia Menor. Na época da I Revolução Russa (1905), Kamensky foi preso por sua participação no conflito; depois de libertado, o artista foi viver em São Petersburgo, cidade do Czar. Kamensky se transformou em importante participante das primeiras vanguardas russas, na fase associada à influência do Futurismo italiano no Cubo-Futurismo russo (1910-1917; v. Futurismo na Rússia; v. Cubo-Futurismo).

Kamensky dedicou-se à literatura e editou a revista Vesna (São Petersburgo, 1910; v.). Kamensky tornou-se o principal escritor do Grupo (Literário Russo) Hyleae (São Petersburgo, 1910-1913; v.). O grupo publicou várias antologias de contos, entre as quais Uma armadilha para juízes e o Estudio dos Impressionistas (São Petersburgo, 1910). Os livros foram editados por Mikhail Matiushin, violinista da corte do Czar e marido de Elena Guro, participante do grupo. Nesse período, Kamensky se inseriu na vida ativa das vanguardas russas e lançou Guerra e Cultura, manifesto [Voina i Cultura, manifest], na Vigília Futurista, realizada no Museu Politécnico (Moscou,14 out., 1914; v. Manifestos).

Kamensky publicou o romance A Cabana de Lama, no qual ele fez a apologia à vida livre e primitiva, nos moldes da vida de Paul Gauguin quando o artista viveu nas ilhas Polinésias (Taiti). Na mesma época, as obras de Gauguin passaram a participar de várias mostras internacionais, principalmente na Alemanha, França e Rússia; várias das melhores pinturas do período pertenciam às grandes coleções privadas russas, como a de Sergey Morosov (Moscou). O romance de Kamensky não fez sucesso: o escritor, desiludido, passou à integrar como piloto de acrobacias aéreas o grupo que viajou por todo o país. Na época, o artista plástico Kasimir Malevich pintou, em homenagem ao amigo, a obra Cubo-Futurista O Aviador, que hoje pertence ao acervo do Museu Stedelijk (Amsterdã). No entanto, devido a grave acidente quase fatal, Kamensky abandonou a aviação e voltou a viver em Moscou. Apoiado por seu amigo David Burliuk, Kamensky voltou a escrever. O artista produziu o sucesso editorial Tango com as vacas [Tanto a Korovamif], ilustrado por David e Nicolay Burliuk, impresso no papel cortado de forma hexagonal empregando a tipografia criativa vinda diretamente da influência do Futurismo italiano nas arte das vanguardas russas. O autor publicou Poemas Concretos, Versos [Jeleznobetonnye Poemy, Stikii], obra conjunta com Nicolay Khruchenyk e Ilyia Zdanevich (1894-1975), que ele próprio ilustrou (1917). Kamnesky publicou a Biografia de Futurista Célebre [Levo-moya Biografia Veliko Futurista], Poemas-Concretos nos quais misturou seus desenhos Abstratos com tipografia livre (1918). O artista publicou Nu entre os vestidos [Nagoi Isriedi Odetyi], que ele também ilustrou (São Petersburgo, 1918).

Kamensky participou da importante mostra das vanguardas russas, N. 04, Raionistas, Futuristas e Primitivos, organizada por Mikhail Larionov (1914). O artista colaborou com a revista Lef , do Grupo (Soviético) da Frente Esquerdista das Artes (v. Grupo LEF); e revista Lef, editada por V. V. Maiakovsky, onde vários de seus textos e desenhos foram publicados (1922). Kamensky escreveu o libreto da ópera Stenka Razin, encenada sob a direção de V. M. Bebutov, com cenografia e figurinos de Konstantin Alexandrovic Vialov no Teatro Revolução (Moscou, 1923).

O escritor, aviador e artista plástico tornou-se um dos mais destacados participantes do movimento Futurista na Rússia: suas pinturas integraram a mostra Futurismo e Futurismus [Futurism and Futurismus], realizada no Palácio Grassi (Florença, 1986). A fotografia dessa obra de Kamensky se encontra reproduzida no catálogo da exposição (HULTEN, et al., 1986: 495).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 196.
.
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 495.
 
INTERNET. Russian Art and Books. © Helix Art Center 2009 powered by bibliopolis terms, Imperial, Soviet and Emigrant Paintings.
Personalia. Pages 01-26. Disponível: <http://www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/view/Information.html>Acesso: 15 nov., 2009.

No comments: