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Saturday, August 4, 2012

BIOGRAFIA: BURLIUK, David Davidovich (1882-1967).

BIOGRAFIA: BURLIUK, David Davidovich (1882-1967).


David Burliuk, artista americano de origem russa, nasceu em Riabuk, na Cracóvia (Ucrânia) e morreu em Long Island ( NY); seu irmão Vladimir, artista vanguardista russo, nasceu em Kherson, na Cracóvia e morreu na batalha de Salônica, na I Guerra Mundial (1917). Ambos com formação diversificada nas artes, pois estudaram na Academia de Artes (São Petersburgo). David também estudou na Academia de Artes de Odessa (1899-1902); na Academia para Reconstrução da Arte [Ackademie der Bildenden Kunst] (Munique, 1902-1903), e na Academia Fernand Cormon (Paris, 1904-). Nos primórdios da arte das vanguardas russas David tornou-se escritor e importante teórico das artes de vanguarda. Os irmãos se associaram ao importante grupo de poetas e escritores, Hyleae (1910), que reuniu Alexandre Goroditsky, Elena Guro, Velimir Khlebenikov, Aleksey Kruchenykh, Vasily Kamensky, Benedikt Livshits, além do jovem poeta e artista plástico Vladimir Maiakovsky.

Os irmão David e Vladimir pintavam; ambos participaram de várias mostras das vanguardas russas (1907-1917), e foram os organizadores da mostra Estefanos [Sthepanos] (Moscou, 1907), na qual participaram Natália Gontcharova, Mikhail e Ivan Larionov, entre outros artistas. Os irmãos viajaram para Munique, centro ativo das vanguardas européias e participaram do Grupo da Associação dos Novos Artistas de Munique [Neue Künstlervereinigung München] [NKVM] (1911) liderada pelo artista russo Wassily Kandinsky; posteriormente David Burliuk participou da mostra do Grupo do Cavaleiro Azul [Der Blaue Reiter], junto com Kandinsky, Franz Marc e August Macke, entre outros, na Galeria Thanhauser (Munique, 18 dez., 1911-3 jan. 1912), itinerante ao primeiro e único Salão de Outono Alemão, realizado na Galeria da Tempestade [Der Sturm] (Berlim, março, 1912).

No final do ano os irmãos regressaram à Rússia, pois constou a participação de David Burliuk como palestrante no evento promovido pelas vanguardas russas (dez., 1911); e, na primeira mostra do grupo liderado por Larionov e Gontcharova, o Valete de Diamantes [Bubnovy Valet] (Moscou, jan., 1912). David foi um dos fundadores do grupo, onde desenvolveu sua atividade de divulgador das artes das vanguardas européias, alemãs e francesas. O artista proferiu inúmeras palestras, sendo a primeira a que divulgou o Cubismo, pela primeira vez (1911).David proferiu a palestra A nova arte da Rússia e suas relações com a crítica artística, no seminário sobre arte moderna, da associação de artistas Valete de Diamantes [Bubnovy Valet] (Moscou, fev., 1913).

Outra palestra de David ocorreu na vigilia do Museu Politécnico (Moscou, fev., 1912). Nessa ocasião deu-se a cisão do grupo Valete de Diamantes, e a formação do novo Grupo Rabo de Burro, com a participação de Mikhail Larionov, Natália Goncharova, Kasimir Malevich e Vladimir Tatlin, entre outros. Esse grupo foi de vida curta. David, bem como Vladimir, continuaram participando das mostras organizadas pelo Grupo Valete de Diamantes (1910-1917); David Burliuk participou da mostra do Grupo Valete de Diamantes organizada por Nikolay Kamensky, (Moscou, 21 nov., 1912), que encerrou proferindo a palestra A guerra e o espírito da razão, na dita, vigília futurista, ocorrida no Museu Politécnico (Moscou, 3 dez., 1912). Os irmãos, David e Vladimir. também participaram das mostras da associação de artistas União da Juventude (São Petersburgo); e David participou da mostra do XXX Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1914). David lançou seu manifesto A guerra e o espírito da razão [Voina i Rasovyi Duj] divulgado na vigília futurista, no Museu Politécnico, (Moscou, 14 out., 1914).

David participou da decoração e da inauguração do Café dos Poetas que Alesandr Rodchenko decorou na estética Futurista. Kamensky organizou a Noite de Poesia, com a participação de seu dileto amigo o poeta Mayakovsky (jan. 1913). O Café dos Poetas contou com programação diária de eventos com declamação de poesias de David Burliuk, Nicolay Kamensky e Maiakovsky, entre outros, seguindo o exemplo dos eventos Futuristas italianos. No entanto, o estabelecimento durou poucos meses, e foi fechado pela repressão policial. No mesmo ano Larionov e Gontcharova produziram o filme experimental Drama no Cabaré 13 (Moscou, 1913). Posteriormente, Maiakovsky e David Burliuk produziram o filme experimental Não nascido para o dinheiro (1918).

Durante o período de atividade nas vanguardas russas David escreveu e publicou junto com Kamensky, Elena Guro, Vladimir e Nicolay Burliuk e Velimir Khlebenikov a antologia de contos do Grupo Hyleae: Armadilha para juízes [Sadok Sudej] (São Petersburgo, 1910). David assinou o manifesto das vanguardas russas Uma bofetada na face do gosto público, juntamente com Alexey Khruchenikh, Vladimir Maiakovsky, Nikolay Kamensky e Nikolay Burliuk.

David lançou o livro com gravuras populares de Lubok sobre a guerra, com o título Guerra e Imprensa [Voina i Pechat] ilustrados com seus desenhos e de Kasimir Malevich, Aristark Lentulov, Vladimir Maiakovsky, lançado pela editora O Lubok Contemporâneo (Moscou, agosto-out., 1914).

David juntamente com Kamensky, Velimir Klebenikov e Aristark Lentulov publicou Quatro Pássaros [Chetyrie Ptsty], ilustrado por Lentulov (Moscou: Zolotujin, 1916). David e Kamensky proferiram a palestra A pintura a Literatura [Zabornaya Zhipovis i literatura], no encerramento da última mostra do grupo vanguardista Bolshaya Dmitrova (Moscou, nov.-dez., 1916).

Vladimir Burliuk morreu na Revolução Russa (1917): Nikolay faleceu pouco depois que voltou de período passado em campo de prisioneiros, no decorrer da I GM (1920). David foi ao Japão para inaugurar mostra em Tokio, itinerante por Yokohama e Osaka. A arte das vanguardas russas já sentia os primeiros efeitos nefastos da tutela estatal, com repressão e perseguição (1921-). David Burliuk emigrou para os E.U.A. (1922) e expôs em Nova York (1924); naturalizou-se americano (1930). O artista editou a revista Color Rhyme e tornou-se diretor de Galeria de Arte (Southhampton, NY). O artista mostrou suas obras na mostra individual David Burliuk, Anos de Transição [David Burliuk, Years of Transition], no Parrish Art Museum (Southampton, NY, 1946).

Como obra entre as mais destacadas de David Burliuk, citamos a abstração de influência futurista Dançarina (s/d, óleo/ tela, 100 cm x 61 cm, no acervo da Stadtische Galerie im Lerbachhaus, Munique); sua obra O Maçon (33 cm x 31 cm, no acervo da Galeria del Levante, Milão), que encontra-se reproduzida (DUROZOI, 1992). A fotografia de David Burliuk e Maiakovsky encontra-se reproduzida (POMORSKA, 1993).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 438.

DICIONÁRIO.
BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 168. (Dictionnaires specialisés).


DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi.
Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 102.

DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich
London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il., p. 65.

KOVTUN, Y. Larionov. Tranlated by Paul Williams. Bournemouth, England: Parkstone Press, 1993, pp. 85-92.

MILNER, J. La Vanguardia Rusa: en las colecciones de los museos rusos 1905-1925. Madrid: Fundación Central Hispano, 1993, pp. 37-54.

POMORSKA, K. Formalismo e Futurismo. Tradução de Sebastião Uchôa Leite.
São Paulo: Perspectiva, 1993, p. 100.

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