Translate

Thursday, August 2, 2012

1910-GRUPO (RUSSO) TRIÂNGULO OU GRUPO (RUSSO) DO IMPRESSIONISMO (São Petersburgo).

GRUPO (RUSSO) TRIÂNGULO, OU GRUPO (RUSSO) DO IMPRESSIONISMO (São Petersburgo, 1910). O Grupo (Russo) Triângulo, liderado pelo médico e patrono das artes Nicolay Kulbin (1868-1917), se tornou conhecido como o Grupo do Impressionismo. O grupo reuniu Boris Grigoryev (1886-1939), David Burliuk (1882-1967), Nikolay Burliuk (1890-1920), Aleksandra Ekster (1882-1949) e Mikhail Matiushin (1861-1934), entre vários outros artistas associados a outros grupos como Elena Guro (1877-1913). D. Burliuk e N. Kulbin organizaram a única mostra coletiva, a Exposição de Arte Moderna, mais conhecida como a Exposição dos Impressionistas. A artista plástica, desenhista, ilustradora e escritora Elena Guro, se tornou conhecida por ter organizado, também sob o patrocínio de N. Kulbin, o Grupo Literário (Russo) Hyleae (São Petersburgo, 1910-1913; v). Guro, que começou a pintar quadros Impressionistas, desenvolveu seu estilo pessoal associado às formas da natureza, mas sua arte evoluiu para a quase Abstração devido a influência da arte francesa de vanguarda. Alguns artistas precursores do Grupo (Russo) do Impressionismo participaram do Grupo (Russo - Soviético) dos Itinerantes, ou, mais precisamente do Grupo (Russo - Soviético) da Sociedade Para Mostras Itinerantes de Arte (São Petersburgo, c. 1870-1924; v). Esse grupo independente, com mais de 50 anos de duração, apresentou nas suas mostras pinturas de artistas como Isaac Levitan (1860-1900), de nítida inspiração Impressionista. O Impressionismo russo carregou as características do movimento francês, como o senso de liberdade e as emoções espontâneas e vibrantes, expressas em pinceladas vigorosas na paleta leve no estilo do Plenairismo (Plein Air ou Ar Livre). Obras de Jean-François Millet (1814-1875), Gustave Courbet (1819-1872), Eugène Boudin (1824-1898) e Claude Monet (1840-1926), expostas nas mostras e salões de colecionadores de arte russos, exerceram marcante influência sobre o estilo do Grupo (Russo) do Impressionismo. As pinturas desse Impressionismo russo se inspiraram nos temas das paisagens bucólicas, cenas industrializadas, retratos sensíveis e naturezas-mortas: muitas das obras celebraram o camponês, o trabalhador e os fazendeiros. Alguns pintores se dedicaram à pintura de paisagem, da vida familiar e social no país. A arte dos Impressionistas russos visava descrever, com paleta romântica e sensível, as vidas de todos os tipos de pessoas do povo russo. O pintor Impressionista russo Boris Dmitryievch Grigoryev (1886-1939), publicou seu poema Rússia no jornal bilingue, russo e americano, Novoye Russkoye Slovo [Nova Palavra Russa]. O poema foi a reflexão da famosa série de pinturas Rússia : Raça, na qual ele pintou os camponeses e a vida rural do país (1916-1918). Esse álbum lançou o poema Aos netos, de Grigoryev, que recebeu crítica elogiosa do influente artista Alexandre Benois (1870-1960), organizador do Grupo Mundo da Arte [Mir Iskusstva], do qual Grigoryev participou. De acordo com Benois, Grigoryev havia mostrado a verdadeira essência do país, no período anterior ao da Revolução Russa (1917). Depois de viajar por vários países como a França, Finlândia, Alemanha e os Estados Unidos, Grigoryev escreveu o poema America (América. Rússia: A. Klevitsky ed., 2003). Grigoryev faleceu em Cagnes-sur-mer (França, 1939; v. Grupo (Russo – Soviético) Mundo da Arte). REFERÊNCIA SELECIONADA: CATÁLOGO. BESSONOVA, M.; PAMFILOV, Y.: WILLIAMS, J. W. Impressionism and Post-impressionism: in The Hermitage, Leningrad and the Pushkin Museum of Fine Arts, The National Gallery of Art, Washington. With introduction by Marina Bessonova and William James Williams. Leningrad: Aurora Art Publishers, 1986. New York: Park Lane, 1989. 336p.: il., p. 100.

No comments: