Translate

Thursday, August 23, 2012

 
 



 

MANIFESTOS, CARTAS, DECLARAÇÕES, OPÚSCULOS DAS VANGUARDAS RUSSAS E SOVIÉTICAS (1908-1935).
 

 
Arte Livre como Base da Vida, Harmonia e Dissonância (Vida, Morte, etc.; Extratos). Declaração de Nikolay Kulbin, São Petersburgo, 1908. Essa declaração do pintor, professor da Academia Militar, médico do exército e patrono das primeiras vanguardas russas se encontra publicada parcialmente, traduzida (inglês) por John E. Bowlt como (Nikolai Kulbin: Free Art as the Basis of Life, Harmony and Dissonance, on Life, Death, etc.; Extracts; BOWLT, 1976.1988: 06).

 
Uma voz Impressionista na defesa da pintura, manifesto de David Burliuk, foi lançado na inauguração da mostra Liame (Link), organizada por ele (Moscou, nov., 1908).


 


Fundamentos da nova pintura russa, de Sergey Bobrov, texto de palestra proferida em Moscou (08 dez., 1911).


A questão entre o grupo Rabo de Burro e o Valete de Diamantes (Ssora khvostov valetami, Intervyu's Larionovym). Essa entrevista com Mikhail Larionov foi publicada no jornal Golos Moskvy (Voz de Moscou, Moscou, 11 dez., 1911).


 
Raionismo (Luchism), manifesto de Mikhail Larionov, foi lançado na primeira mostra coletiva do Grupo Rabo de Burro (Osliny Kvost, Moscou, 11 mar. – 08 abr., 1912). No mesmo ano o artista lançou novamente o mesmo manifesto na mostra anual do Grupo União da Juventude (Soyuz Molodeshi), realizada em São Petersburgo.






A nova arte como princípio de vida


(Novoe Iskusstvo Kak Osnova Jizni), declaração de Vladimir Markov foi publicada na União da Juventude: Antologia (Soyuz Molodeshi: Sbornik, São Petersburgo: n. 01, 1912).

As relações da pintura russa com Bizâncio e o Ocidente (Sviazi Russkoi Zhipopissi s Vizantiei i Zapadom), declaração de Nicolay Grischenko. Moscou: 1912.

 
 
O acabamento dos quadros, manifesto do ateliê íntimo de pintura e desenho (Intimnaya Mastierskaya Zhivopistsev i Rissovalshchikov, Sdielannye Kartiny), de Pavel Filonov, assinado por ele e David Kakabadze, Elsa Alfredovna Lasson-Spirova, Anna Mikhailovna Kirilova, Evgueny K. Pskovitinov (São Petersburgo, 1912).
 
 

Sobre o problema do estado atual da pintura russa (K voprosu o sovremenom sostoyanii ruskoi zhvopsi), manifesto de Ivan Aksenov para o Grupo Valete de Diamantes (Bubnovy Valet, 1913), se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt como On the Problem of the Contemporary State of Russian Painting (Knive of Diamonds; BOWLT, 1976.1988: 60).


A nova arte da Rússia e suas relações com a crítica artística palestra de David Burliuk (Moscou: fev., 1913).
 
 

Raionistas e futuristas: manifesto (Luchisty i budushchniki: manifest), de Mikhail Larionov e Natália Gontcharova (Moscou, 23 mar., 1913) ; que se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt como Rayonists and Futurists Manifesto, de Mikhail Larionov e Natália Gontcharova (BOWLT, 1976.1988: 87).

 



O Oriente e nacionalidade contra o Ocidente.
Proclamação de Mikhail Larionov, lançada na inauguração da mostra do grupo Alvo, organizada por ele (Moscou: 23 mar.,1913).




As bases da nova criação e as razões de sua incompreensão, proclamação de Olga Rozanova, ilustrada com seis litografias da artista, foi distribuída ao público presente à abertura da mostra conjunta da associação de artistas o Grupo União da Juventude (Soyuz Molodeshi, São Petersburgo, 23 mar., 1913, e do Grupo Alvo, Moscou, 23 de mar., 1913). Posteriormente foi impressa, lida e distribuida no debate público realizado no Teatro Trotsky (São Petersburgo, 1913). O texto se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt como The Bases of the New Creation and the Reasons Why It Is Misunterstood, 1913 (BOWLT, 1976.1988: 102).


Declaração: a Palavra como tal, Manifesto (Deklaratsia Slova kak Takovoe Manifesto), de Velimir Khlebnikov, Alexey Kruchenykh e Nikolay Kulbin, ilustrado por Kasemir Malevich e Olga Rozanova (São Petersburgo, out., 1913).






Neo-primitivismo. A sua teoria, o seu potencial, as suas conquistas 
(Neo primitivizm. Ego teoriya, ego vozmoznosti, ego dostizenya), manifesto de Aleksandr Shevchenko (São Petersburgo, nov., 1913), cujo texto se encontra publicado traduzido (inglês), por John E. Bowlt como Neo-Primitivism: its Theory, Its Potencials, Its Achievments (BOWLT, 1976.1988: 41-43). O artista dedicou seu texto a Arte, Livre e Eterna declarando que:


[…] O artista não deve ser muito tímido, nem muito sincero, e subserviente a natureza […]

traduzindo palavras de Paul Cézanne:

[…] O artista deve ser um bravo, sincero lutador pelas idéias da grande Arte, não deve ser subserviente à natureza, e, somente pelo material desenhado por ele para suas experiências pode se tornar criador e mestre de suas próprias formas [...]A. S. (Aleksandr Shevchenko, Bóris Kharkov).

 
Porque Pintamos a Nós Mesmos: Um Manifesto Futurista, de Mikhail Larionov e Ilya Zdanevich, foi publicado na revista Argus (n. 12; Moscou, 1913); e se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt como Ilya Zdanevich and Mikhail Larionov Why We Paint Ourselves, A Futuriust Manifesto, 1913 (BOWLT, 1976.1988: 79).



Sim - Manifesto (Da - Manifest), de Mikhail Larionov e Ilya Zdanevich, foi lançado no Teatro da Caricatura (Moscou, 1º jan., 1914).
 
 
 
Carta de protesto das vanguardas russas contra a presença do Futurista italiano F. T. Marinetti no país (1914), foi publicada na revista das vanguardas russas Apollon (São Petersburgo, 1909-1917). A revista Nov (Moscou, 1914) também publicou a carta crítica assinada por Bolshacov, V. Maiakovsky e Vadim Shershenievich, contrária a presença do escritor mentor do movimento Futurista, F. T. Marinetti, que visitou a Rússia pouco antes da I Guerra Mundial (São Petersburgo, fev., 1914).
 


O acabamento dos quadros manifesto do ateliê íntimo de desenho e pintura de Pavel Filonov
(São Petersburgo, mar., 1914). Os que assinaram o documento foram Pavel Filonov, David Kakabadze, Elsa Alfredovna Lasson-Spirova, Anna Mikhailovna Kirilova, Evgueny K. Pskovitinov, artistas plásticos e alguns, críticos de arte. O texto desse manifesto foi traduzido para o francês por Sonia Zerelansky e se encontra publicado na íntegra no catálogo da primeira mostra individual de Pavel Filonov, realizada no MNAM (Paris, 1990).



Guerra e o Espírito da Razão (Voina i Rasovyi Duj), manifesto lançado por David Burliuk na Vigília Futurista do Museu Politécnico (Moscou, 14 out., 1914).
 
Guerra e Cultura (Voina i Cultura), manifesto lançado por Vasily Kamensky na Vigília Futurista, realizada no Museu Politécnico (Moscou, 14 de out., 1914).


Carta aberta aos trabalhadores foi publicada no único número da revista Gazieta Futuristov (Gazeta Futurista, Moscou, 15 mar., 1915), da qual foram editores Vladimir Maiakovsky, David Burliuk e Nicolay Kamensky.
 
 
 
Primitivos do Século XX, de Ivan Klyun que se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt como Primitives of The Twentieth Century (1915) (BOWLT, 1976.1988: 136).


Do Cubismo e Futurismo ao Suprematismo: O Novo Realismo Pictórico (Ot Kubizma k Suprematizmu, Novy Zhivopisny Realizm), manifesto de Kasimir Malevich (Petrogrado, antiga São Petersburgo, 1a ed., dez., 1915. 2a ed., revista e ampl., 1916. Moscou: 3ª ed., 1916. Munique: Bauhaus, Langen Verlag, 1927). O manifesto se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como From Cubism and Futurism to Suprematism: The New Painterly Realism, 1915 (BOWLT, 1976.1988: 116).
 
 
 
Criação Não-Objetiva e Suprematismo, várias declarações, publicadas no catálogo da X Exposição Estatal que se encontram reproduzidas traduzidas (inglês) por John E. Bowlt (BOWLT, 1976.1988):

01.Em relação a minha arte gráfica apresentada na mostra (Concerning my Graphics at the exibition), texto de Várvara Stepanova (BOWLT, 1976.1988: 139);

02.Criação Não-Objetiva (Nonobjetctive Creation), texto de Várvara Stepanova (BOWLT, 1976.1988: 141);
03. Arte da Cor (Color Art), texto de Ivan Klyun (BOWLT, 1976.1988: 142);

04. Suprematismo (Suprematism) texto de Kazimir Malevich (BOWLT, 1976.1988: 143);

05. Extratos de Artigos (Extracts from Articles), de Olga Rozanova (BOWLT, 1976.1988: 148);

06. Sistema Rodchenko (Rodchenko´s System), por Aleksandr Rodchenko (BOWLT, 1976.1988: 148);

07. Suprematismo na Reconstrução do Mundo (Suprematism in World Reconstruction), texto de El Lissitsky (BOWLT, 1976.1988: 151).


Raionismo de Larionov: Teses (Luchism Larionova: Tezisy), de Mikhail Larionov (Roma: 1916).
 
Poemas Concretos, Versos 
(Jeleznobetonnye Poemy, Stikii) de Nikolay Kamensky. Alexey Khruchenykh e Ilya Zdanevich (Moscou, 1917).


 
Futurismo e Arte Proletária, de Natan Altman (Moscou, 1918), que se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt como Futurism and Proletarian Art, (BOWLT, 1976.1988: 161).

 
 
O Proletário e a Arte (Proletariat i iskusstvo, Moscou, 1918), texto de Aleksandr Bogdanov (Aleksandr Aleksandrich Malinovsky, 1873-1928), que se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt como The Proletarian and Art (BOWLT, 1976.1988: 176). O texto foi publicado na revista Proletarkaya Kultura (Cultura Proletária, Moscou, n. 05, 1918) e participou da resolução proposta por A. Bogdanov na 1ª Conferêmcia da Organização Proletária para a Cultura e Instrução, isto é, o PROLETKULT (Moscou, set. 1918; v.).

 
KOMFUT – Os Futuristas – Comunistas: Declaração – Programa, 1919; do grupo KOMFUT (I Futuristy - Kommunisty), publicado na revista Iskusstvo Kommuny (Arte Comunista, Petrogrado, jan., 1919), e se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como KOMFUT: Program - Declaration, 1919 (BOWLT, 1976.1988: 164).



A Divina Obra de Arte (Polêmicas, 1919). Essa Declaração de Boris Kushner (Moscou, 1919) se encontra reproduzida traduzida (inglês) por John E. Bowlt como The Divine Work of Art (Polemics, 1919. BOWLT, 1976.1988: 166).
 
 
Ciclo de Palestras [Extratos] 1919, de Nicolay Punin (Moscou, 1919), se encontram reproduzidos traduzidos (inglês) por John E. Bowlt como Cycle of Lectures, [Extracts], 1919 (BOWLT, 1976.1988: 170).


Dinamismo colorido e primitivismo tectônico, manifesto de Aleksandr Shevchenko (Moscou, 1919).


Manifesto do Grupo dos Jovens Artistas (OBMOKhU, 1919). Quando Naum Gabo tentou reviver o Construtivismo soviético na Inglaterra, ele e Sir Leslie Martin publicaram a revista Circle (UK, 1935), lançada com inúmeras ilustrações das obras do Grupo (Soviético) da Sociedade dos Jovens Artistas (OBMOKhU), do qual participou Konstantin Medunetsky.
 
Nossa tarefa, 1920
(Nasha zadacha), texto de David Sheterenberg publicado no Khudozhestvennaya zhizn (Vida da Arte, Moscou, n. 01\02, jan., fev. 1920, pp. 05-06), orgão da Seção de Arte do Instituto IZO - NARKOMPROS (v.), e se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como Our Task 1920 (BOWLT, 1976.1988: 186).



Manifesto do Construtivismo Russo, assinado por Aleksander Rodchenko, Alexandre Archipenko, El Lissitsky, Naum Gabo e seu irmão Anton Pvsner, Arshille Gorky, Vladimir Tatlin e Wladislas Strzheminsky (Moscou, 05 ago., 1920).
 
 
Manifesto Realista não-objetivo: por uma nova escultura, foi lançado pelos irmãos russos Naum Gabo e Anton Pevsner (Moscou , ago., 1920).


 
Manifesto Realista, 1920, de Naum Gabo e Anton Pvsner, se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como The Realistic Manifesto, 1920 (BOWLT, 1976.1988: 208).
 
 
 
Manifesto do Realismo, de Vladimir Maiakovsky, David Burliuk, Nicolay Burliuk e Alexey Kamensky (Moscou, 1920).
 
 
 
As Vias da Criação Proletária, 1920de Aleksandr Bogdanov, se encontra reproduzido traduzido inglês) por John E. Bowlt, como The Paths of Proletarian Creation, 1920 (BOWLT, 1976.1988: 178).

 
 
O Trabalho à Frente de Nós, 1920de Vladimir Tatlin, se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como The Work Ahead of Us, 1920 (BOWLT, 1976.1988: 205).

 
 
Revolução e Arte, 1920, de Anatoly Lunacharsky, se encontra reproduzido na versão em inglês de John E. Bowlt, como Revolution and Art, 1920 (BOWLT, 1976.1988: 190).
 
 
Os Construtivistas, Manifesto, lançado
na inauguração da mostra Os Construtivistas, que apresentou esculturas de autoria de Naum Gabo, Anton Pvsner e Vladimir Tatlin, entre outros, exposição que publicou catálogo (11 jan., 1921).



Manifesto do Grupo C (Construtivista), foi assinado por Alexey Gan, Lyubov Popova, Várvara Stepanova e Vladimir Tatlin (Moscou, mar., 1921).
 



Manifesto Produtivista, 
o grupo Produtivista formado no seio dos Construtivistas russos, que declarou: Abaixo a arte, viva a técnica. O documento foi assinado por Várvara Stepanova, Aleksander Rodchenko e Karl Ioganson, entre outros (Moscou, 1921).

A Arte Proletária e Esquerdista, 1922, de Bóris Arvatov, se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como The Proletarian and Leftist Art, 1922 (BOWLT, 1976.1988: 225).

 
Declaração sobre Eclosão Universal, manifesto (Dkla  rtsia Mirovovo Rasvieta, Manifest), foi assinado por Pavel Filonov, documento publicado na revista Jizn Iskusstva (n. 20, Petrogrado, 1922).


Porque a luta esquerdista, manifesto (Za Cho Boretsa Lef), de Vladimir Maiakovsky, Alexey Asseyv, Bóris Arvatov, Osip Brik, Chuzhak e Sergey Tretykov; foi publicado na revista Levjyi Futuristov (Futuristas Esquerdistas, Moscou, 1922).

 

Construtivismo 1922 (Extratos), manifesto de Aleksey Gan, lançado em Tver (dez., 1922). O documento se encontra parcialmente reproduzido, traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como Constructivism (Extracts) (BOWLT, 1976.1988: 214).
 
 
 
Composição do espaço, os cálculos do ritmo espaço – temporais, de Wladislas Strzheminsky e Katarzya Kobro, lançado em Lodz (Polônia, 1922).

 

Plano para o Departamento de Psicologia Clinica da Academia Russa de Ciências Artísticas, 1923de Wassily Kandinsky, se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como Plan for the Psycopsychological Department of the Russian Academy of Artistic Sciences, 1923 (BOWLT, 1976.1988: 196).

 

A Montagem das Atraçõesprimeiro manifesto do cineasta Sergey M. Eisenstein, foi lançado no Ateliê MasterkaiaForegger (Moscou, 1923). Na revista Lef, que abriu grande espaço para o cinema das vanguardas russas, foram publicados textos de autoria dos cineastas Dziga Vertov, Lev Kuleschov, e o texto integral do primeiro manifesto de Sergey Eisenstein (Moscou, n. 03, 1923).

 

Tango Acrobático, de Nicolay M. Foregger, foi lançado no Ateliê Masterkaia Foregger (Moscou, 1923).

 

Lef: Declaração, Camaradas, Organizadores da Vida, 1923de Wassily Kandinsky que se encontra reproduzido traduzido (inglês) por John E. Bowlt, como Lef: Declaration: Camrades, Organizers of Life, 1923 (BOWLT, 1976.1988: 199).

 

A Montagem das Atrações no Cinema, foi o segundo manifesto do cineasta Sergey M. Eisenstein (Moscou, 1924). Traduzido por Alexandre Belenson como Le montage des attrations au cinéma foi publicado no exterior (Cinéma d’Aujourd’hui, Paris, 1925). Somente no final do século XX a coletânea de A. Belenson foi lançada completa na tradução inglesa (Selected Works: vol. 1, Writtings 1922-1934. London, 1988).

 

Programa - Plataforma da Nova Sociedade de Pintores (Moscou, 1921-1924). Os artistas do grupo não publicaram manifesto, mas o dito, Programa – Plataforma, no qual se declararam unidos por um mesmo sentimento, porém cada artista mantendo seu próprio estilo pictórico. documento publicado (in 15 anos de Arte Soviética, na revista Sovietskoie iskusstvo za 15 (Arte Soviética, Materiais e documentos. Moscou - Leningrado: I. Matsa (ed.), Ogiz - Jzogiz, 1933).

 

A Luta pelo Realismo nas Artes Plásticas dos Anos 20da associação de artistas AKhR (v., abaixo), associado ao Realismo Socialista Soviético.


 
Declaração da Sociedade dos Escultores Russos para 1926-27, (Moscou). O documento foi publicado no artigo 15 Anos de Arte Russa, na revista Sovetskaye Iskusstvo (Arte Soviética, Moscou-Leningrado, 1933, p. 327).


 
Outubro (Oktiabr), manifesto do grupo homônimo, assinado pelos fundadores do grupo multidisciplinar Outubro, integrado por arquitetos, artistas plásticos, cineastas, críticos de arte, escritores, editores, cientistas, russos e alemães: A. Alexseiev, A. A. e V. A. Vesnin, E. G Weiss, A. Gan, M. I. Guinzbourg, A. I. Gutnov, A. I. Damsky, A. Deineka, Debrokovsky, V. Istkin, P. Irbit, G. Klutsis, Kreitchik, A. Kurella, Lapin, I. L.Matsa, A. I. Mikhaillov, D. Moor, P. I. Novintski, A. I. Ostrietsov, Diego Rivera, N. Sedielnikov, S. Sienkin, Spirov, N. G. Talaktsev, S. B. Telingater, V. Toot, Bela Uitz, Freiberg, Esfir Schub, N. S. Schneider, S. M. Eisenstein. Esse manifesto do grupo Outubro foi publicado (Sovietskoie iskusstvo za 15 (Arte Soviética, Materiais e Documentos. Moscou - Leningrado: I. Matsa (ed.), Ogiz-Jzogiz, 1933, pp. 608-II). O documento foi traduzido em português e publicado (ALBERA, 2002: 194).
 
 

O futuro do cinema sonoro, declaração conjunta de Sergey M. Eisenstein, Vsevolod Pudovkin e Grigory Alexandrov (1928). O documento foi traduzido como The new language of cinematography (A nova linguagem do cinema), e publicado na revista Close-up (vol. 04, n. 05, Londres, maio, 1929).

 

Declaração sobre a cultura nacional, manifesto do grupo Outubro (Moscou, URSS, 1929).

 

Manifesto da Seção Foto do Grupo Outubro (Moscou, URSS, 1930).
 


A luta sobre posições de classe no campo da arte no espaço, manifesto do Grupo Outubro (Oktiabr). O terceiro manifesto do grupo foi assinado por A. Alexeyv, Alexandre A. Vesnin, Victor A. Vesnin, E. G. Weiss, Alexey Gan, M. I. Guinzbourg, A. I. Gutnov, A. I. Damsky, A. Deineka, Debrokovsky, V. Ietkin, P. I. Irbit, Gustav Klutsis, Kreitchik, Alfred Kurella, Lapin, I. L. Matsa, A. I. Mikhaïlov, D. Moor, P. I. Novintski, A. I. Ostrietsov, Diego Rivera, N. Sielnikov, S. Sienkin, Elsa Alfredovna Lasson-Spirova, N. G. Talaktesev, S. B. Telingater, V. Toot, Bela Uitz, Freiberg, Esfir Schub, N. S. Schneider e Sergey Eisenstein (Moscou, 1931).

 
 
 
Visão Internacional da Obra Construtivista, manifesto (International Survey of Constructive Work, manifesto), conhecido como o Manifesto do Construtivismo Inglês, lançado pelo Construtivista russo naturalizado francês Naum Gabo e o arquiteto Leslie Martin e publicado na revista Circle (Londres, 1935).

No comments: