Translate

Monday, September 17, 2012


BIOGRAFIA ISMAILOVICH, Dimitry (1892-1976). 

O artista nasceu em Kiev (Rússia) e morreu no Rio de Janeiro (Brasil). Ismailovich estudou na Academia de Belas Artes (Petrogrado, 1918); ele foi obrigado a interromper seus estudos devido a pressões políticas. O artista emigrou, foi viver em Constantinopla e Atenas (Grécia), onde expôs suas obras em duas mostras individuais, época em que recebeu algumas encomendas de pinturas. No final da década de 1920 Ismailovitch emigrou para o Brasil e escolheu viver no Rio de Janeiro, onde se tornou professor de pintura (1927-). O artista, que transformou-se em destacado retratista, continuou pintando seus temas favoritos, naturezas-mortas, paisagens e cenas urbanas.

Ismailovich expôs suas pinturas no Salão Nacional e no Salão Paulista de Belas Artes, onde recebeu a Medalha de Prata (1939). Entre os temas do artista, dois se destacaram: as imagens religiosas, que Ismailovich pintava com a técnica dos ícones da tradição russa, com fundos em ouro e prata sobrepondo com destaque a face das imagens na pintura; e os retratos Realistas, cheios de minúcias ambientais e detalhes, com a utilização de técnica de raiz clássica que o artista dominava perfeitamente, mas modernizadas, com a composição contemporânea que acompanhava tendências estéticas da década de 1930. As composições do artista russo são perpassadas de leve toque do movimento da Arte Decorativa, que acrescentava encanto especial às obras. Foi nesta técnica e estética que Ismailovich realizou o famoso retrato de D. Eugênia Álvaro Moreira (1931, óleo/ tela, 62 cm x 50 cm, na coleção de Álvaro Samuel Moreira, Rio de Janeiro), que participou da mostra Quando o Brasil era Moderno 1905/1955, com curadoria de Lauro Cavalcanti, no Paço Imperial - RJ, 2000 - 2001. Ismailovich deixou alguns seguidores de sua estética especial, como a aluna Maria Margarida Soutelo (TEIXEIRA LEITE, 1988).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

FOLHETO. CAVACANTI, L. Quando o Brasil era moderno 1905 / 1955. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 2000.

DICIONÁRIO. TEIXEIRA LEITE, J. R. T. Dicionário Crítico de Pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Paulo Mendes da Silva - Art Livre, 1988, pp. 262-263.

No comments: