Translate

Monday, November 12, 2012

1915-1919-GRUPO (RUSSO) SUPREMUS [CYNPENYC] OU GRUPO DO SUPREMATISMO - O NOVO REALISMO PICTÓRICO (Petrogrado e Moscou).

GRUPO (RUSSO) SUPREMUS [CYNPENYC] OU GRUPO DO SUPREMATISMO - O NOVO REALISMO PICTÓRICO (Petrogrado e Moscou, 1915-1919). Kazimir Malevich (1878-1935) tornou-se, durante poucos anos, o mais prestigiado artista das vanguardas russas, depois que apresentou suas obras Suprematistas na mostra organizada por Ivan Puni, 0: 10 Última Mostra Futurista [Poslednyaya futuristicheskaya vystavka kartin: 0.10] (Petrogrado, dezembro, 1915-1916). Pouco depois a exposição 0.10, o Quadrado Negro ocorreu na Galeria Tretyakov (Moscou, 1916). Malevich formou o Grupo (Russo) Supremus, com vários vanguardistas remanescentes de vários grupos anteriormente citados, como o Valete de Diamantes e o Rabo de Burro (v.), artistas que, em seguida, aderiram ao Suprematismo. Além de seu mentor, Malevich, participaram do Grupo Suprematista Aleksandra Ekster (1882-1949), Ivan Klyun (c. 1873-1942), Mikhail Menkov (1885-1921), Vera Pestel (1887-1952), Lyubov Popova (1889-1924) e Olga Rozanova (1886-1918). Posteriormente aderiram ao grupo Nina Genke-Meller (1893-1954), Ivan Puni (Jean Pougny: 1894-1956), e sua esposa, a pintora Kseniya Leonidovna Boguslavskaia (1892-1972), Várvara Stepanova (1894-1958) e Nadeshda Udaltsova (1885-1961), entre outros. No grupo, se destacaram por seu caráter plástico as obras Suprematistas de O. Rozanova, N. Udaltsova e L. Popova, que estudaram juntas no exterior (Paris, 1912). As artistas pintaram composições espaciais de formas geométricas inacabadas e soltas, com cores intensas e efeitos plásticos, com a tinta esbatida nas bordas das formas flutuantes no espaço, pinturas, denominadas de Arquitetônicas Pictóricas (1918-). Malevich organizou uma única mostra coletiva para o Supremus, a X Mostra Estatal: Criação Não Figurativa e Suprematismo [X Gosudarstvennaya vystavka: Bespredmetnoe tvorchestvo i suprematizm] (Moscou, Galeria Tretyakov, 1919). Nesse período a rejeição de Malevich à linguagem representacional tornou-se influente sobre a arte das vanguardas russas; linguagens inovadoras foram apresentadas na pintura de L. Popova (1889-1924), Gustav Klutsis (1896-1938), Aleksander Rodchenko (1891-1956), Ivan Klyun (1873-1942), El Lissitzky (1891-1941), entre outros. O Grupo Supremus desmantelou-se quando Malevich foi convocado para servir ao exército (1917). Depois de desmobilizado, Malevich, em seguida, foi viver em Vitebsk, onde formou o Grupo (Soviético) dos Adeptos da Nova Arte [UNOVIS] (v.; 1919-1922). Entre os mais fiéis seguidores do Suprematismo de Malevich, em Vitebsk, citamos Ilya Chashnik (1902–1929), Nikolay Suetin (1897–1954), Vera Yermolayeva (1893–1938) e Lev Yudin (1903–1941), que foram membros do UNOVIS (Vitebsk) e posteriormente seguiram seu mestre na volta à Petrogrado (1922). A pintura Suprematista de K. Malevich foi influente na formação do Grupo (Polonês) do Unizmo [Unizm] (v.). Os escritos de Malevich, inclusive o publicado pela editora da Bauhaus (1927), se encontram detalhados (v.). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: BOWLT, J. Russian Art of The Avant-Garde: Theory and Criticism, 1902-1934. London: Thames & Hudson, 1976. 1988. CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il., pp. 40-45. CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER, E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., 28 x 24 cm. CATÁLOGO. PETROVA, Y.; KIBLITSKY, J.; RODRÍGUEZ, A.; ATHAYDE, R. de; COCHIARALLE, F. Virada Russa: a Vanguarda na Coleção do Museu Russo de São Petersburgo. Tradução de Elena Vassina, Alexander Borodin e Joseph Kiblitsky. São Paulo: set. - nov. 2009. 226p.: il., color., 25.5 cm x 32.5 cm. VAKAR, I.: PETROVA, E.; DOUGLAS, C. Malevitch: Artist and Theoretician. Translated by Sharon McKee, 1996. Moscow - Paris: Avant-Garde, 1990. VAKAR, I. Malevich's student years in Moscow: Facts & Fiction. Translated by Sharon McKee. In Malevich Artist and Theoretician. Moscow - Paris: Avant-Garde, 1990. ENSAIO. MILNER, J. Arte, Guerra y Revolucion. Apud CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER, E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., 28 x 24 cm. ENSAIO.VAKAR, I. Malevich's student years in Moscow: Facts & Fiction. Translated by Sharon McKee. Apud Malevich Artist and Theoretician. Moscow - Paris: Avant-Garde, 1990. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 250. PETROVA, E.; VAKAR, I.; DOUGLAS, C. Malevich, Artist and Theoretician. Translated by Susan Mckee. Paris: Flammarion, 1996, pp. 06-25.

No comments: