Translate

Thursday, November 8, 2012

1882-1925-INSTITUTO (SOVIÉTICO) ESTATAL DE PINTURA ESCULTURA E ARQUITETURA DE MOSCOU (Moscou, c. 1882-1925).

INSTITUTO (SOVIÉTICO) ESTATAL DE PINTURA ESCULTURA E ARQUITETURA DE MOSCOU (Moscou, c. 1882-1925). Depois da Revolução Russa alguns grupos russos de vanguarda se formaram em outras cidades, mas depois vieram para Moscou, que se tornou a capital da URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O maior impulso na formação da vanguarda russa e soviética ocorreu a partir do ensino do Instituto de Pintura Escultura e Arquitetura de Moscou. Nessa instituição estudaram os principais impulsionadores dos primeiros grupos das vanguardas russas. Foram professores do Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura Vasily G. Perov (1834-1882), Illarion M. Prynishnikov (1840-1894) e Alexei Kondratievich Savrasoy (1830-1897), expoentes do Grupo dos Itinerantes ou da Sociedade Para Mostras Itinerantes de Arte (São Petersburgo, 1870-1924, v.). Também foram professores desta escola de formação das vanguardas artísticas russas, outros pintores destacados como Valentin Aleksandrovich Serov (1865-1911), em 1897-1904; Konstantin Fedorovich Youon (1875-1958), em 1903-1904; Konstantin Aleseevich Korovin (1861-1939), de 1905 a 1910; e Leonid Osipovich Pasternak (1861-1945), Apollinary Mikhailovich Vastnesov (1856-1933) e Alexey Stepanovich Stepanov (1858-1923), professores em 1914-1917 e Isaac Levitan (1860-1900). Nesse Instituto de Pintura Escultura e Arquitetura de Moscou foram alunos do escultor Sergey Mikhailovich Volnukhin (1859-1921) Vladimir Domogatsky (1876-1939) e Nadezhda Krandiyevskaya (1891-1963), entre outros. Foram alunos, nos períodos 1900-1904; 1907-1908, Ilya Mashkov (1881-1944); em 1901, Arthur Fonvizin (1883-1973); em 1901-1911, Nikolai Chernyshov (1901-1932); em 1902-1903; 1909-1910, Vladimir Tatlin (1885-1953); em 1904-1910, Kazimir Malevich (1878-1935); em 1905-1910, Robert Falk (1886-1958); em 1906-1910, Peter Ignatievich Bromirsky (1886-1919\20); em 1906-1908; 1912-1913, Ivan Yefimov (1844-1930); em 1907-1911, Sergey Gerasimov (1885-1964); em 1909-1914, Nikolay Grigoryev (1896-1939); em 1910-1911, Alexey Gerashchenko (Alexis, 1883-1927); em 1910-1914, David Burliuk (1882-1967); de 1910-1914, Arcady Plastov (1893-1972), Martiros Sariyan (1880-1972), Alexander Shevchenko (1883-1948), Abram Arkhipov (1862-1930), Nicolay Kasatkin (1859-1930), Kuzma Petrov-Vodkin (1875-1935), Vladimir Vladmirovich Maiakovsky (1893-1930), Vasily G. Perov (1834-1882), Illarion M. Prynishnikov (1840-1894), Alexei K. Savrasoy (1830-1897),entre outros. Estudaram nesta prestigiosa instituição Nikolay Platonovich Andreyev (1882-1947), Alexander Babichev, Nikolay Petrovich Bogdanov-Belsky (1868-1945), Sergey Bogdanov (1888-1967), David Davidovich Burliuk (1882-1967), Vasily Nikolaevich Chekrygin (1897-1922), Nikolay Chernishov (1916-1968), El Lissitzky (Eleazar Markovich, 1890-1941), Stephan Dmitrievich Erzia (1876-1959), Robert Rafailovich Falk (1886-1958), Vera Favorskaya (1896-1977), Konstantin Feofanovich-Morosov (1878-1941), Nikolay Petrovich Feofilatkov (1878-1941), Arthur Vladimirovich Fonvizin (1883-1973), Alexey Gerashchenko (Alexis, 1883-1927), Sergey Vasilievich Gerasimov (1885-1964), Nikolai Grigoriev (1896-1939), Ilya Alexandrovich Golosov (1883-1945), Nikolay Goncharov (1900-1942), Anna Golubkhina (1889-1990), Alexey Grischenko (Alexis, 1883-1927), Alexander Dmitrievich Korin (1895-1986) e Pavel Dmitrievichy Korin (1892-1967), Sergey Konenkov (1874-1971), Boris Davidovich Korolev (1885-1963), Ivan Kudryastov (1896-1972), Sergey Mikhailovich Luppov (1883-1977), Leonid Osipovich Pasternak (1861-1945), Vasily Dmitrievich Polenov (1844-1921), Kliment Nikolaevich Redko (1897-1956), Vasily Vasilievich Roshdesdtvensky (1884-1963), Valentin Aleksandrovich Serov (1865-1911), Alexander Vasilievich Shevchenko (1883-1948), Vasily Ivanovich Schukaev (1887-1973), Konstantin Andreievich Somov (1869-1939), Piotr Nikolaevich Troubetskoy (Principe Paolo Troubetskoy, escultor), Apollinary Mikhailovich Vastnesov (1856-1933), Sergey Mikhailovich Volnukhin (1859-1921), Georgy Bogdanovich Yaculov (1884-1928), Vasyl Yermilov (1894-1968), Konstantin Fedorovich Youon (1875-1958) e Grigory Zimin (Georgy Alexandrovich Zimin, 1901-1983). Muitos dos citados acima se transformaram nos melhores artistas e professores das vanguardas russas e soviéticas. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. GASSNER, H. The Constructivists: Modernism on the way of Modernization. Translated by Jurgen Riehle. In CELANT, G.; GIMENEZ, C. (Org.). KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C. The Great Utopia. The Russian and Soviet Avant-Garde 1915-1932. Frankfurt: Schirn Kunsthalle. Amsterdã: Stedelijk Museum. New York: New York: the Solomon Guggenheim Museum, 1992. 732 p.: il. CATÁLOGO. PETROVA, Y.; KIBLITSKY, J.;RODRÍGUEZ, A.; ATHAYDE, R. de; COCHIARALLE, F. Virada Russa: a Vanguarda na Coleção do Museu Russo de São Petersburgo. Tradução de Elena Vassina, Alexander Borodin e Joseph Kiblitsky. São Paulo: set. - nov. 2009. 226p.: il., color., 25.5 x 32.5 cm, pp.152-157, 165-177. ENSAIO. DJAFAROVA, S. Una politica de difusión del arte moderno: los museos de cultura artistica. Apud CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER,E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa, 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color. ENSAIO. LODDER, C. El arte de vanguardia en Russia: experimento e innovación. Apud CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER, E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., 28 x 24 cm. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color.

No comments: