HISTÓRIA
DAS VANGUARDAS RUSSAS E SOVIÉTICAS. BLAUE REITER ALMANACH [ALMANAQUE DO CAVALEIRO AZUL].
O Grupo Blaue Reiter [Cavaleiro Azul], reuniu-se em tôrno dos artistas Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Alexei von Jawlensky, entre outros. No momento de sua primeira mostra o grupo publicou o Blaue Reiter Almanach, inicialmente com 1500 cópias (München: Piper Verlag, 1912. 2ª ed. aumentada, 1914. Paris – München: Klaus Lankheit, 1983).
A primeira
edição do almanaque foi patrocinada pela Sonderbund de Colônia e foi
lançado na segunda mostra do grupo alemão (Munique, 1912). A primeira e a segunda mostra do
grupo foram realizadas em Munique (1911-1912), sendo a terceira, patrocinada
pelo grupo editorial Der Sturm, em Berlim (1913).
O almanaque publicou ensaios dos artistas do grupo Expressionista
alemão, além de textos teóricos de autoria dos músicos Alexander Scriabin e Arnold Shoenberg. O Almanaque
foi ricamente ilustrado com obras de arte medieval, japonesa, infantil,
folclórica e primitiva, além de conter reproduções das obras do grupo citado e de vanguardistas internacionais, como Paul Cézanne, Vincent van Gogh, Le
Douanier Rousseau, Robert Delaunay e Oskar Kokoschka. A página de rosto
apresentou ilustração Abstrata de W. Kandinsky: a capa do catálogo
da primeira exposição do grupo, se encontra reproduzida (CHIPP, 1996: 154). Essa
capa, gráfica e moderna, foi impressa à cores.
Dresden foi centro de referencia paraa obra gravada de Albreth Dürer, considerado um dos mais destacados gravadores de todos os tempos: o almanaque resgatou antigas gravuras alemãs. Obras gráficas do Expressionismo austríaco, representado principalmente pela obra de Oskar Kokoscha; e de artistas do Grupo da Ponte [Die Brücke], que expressou o primitivismo nas Artes Gráficas. O Almanaque divulgou o livro de Kandinsky, Do espiritual na Arte: a linguagem da forma e da cor.
O almanaque foi re-editado para a terceira e última mostra do Grupo do Cavaleiro Azul, no dito, Salão de Outono Alemão [Herbstsalon], organizado por Herwarth Walden. Essa edição foi patrocinada pelo grupo editorial Der Sturm, com 6000 exemplares, lançados na Galeria A Tempestade (Berlim, 1913).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, p. 271.
CHIPPS, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 154.
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms.New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 474.
No comments:
Post a Comment