Translate

Friday, August 16, 2013

BIOGRAFIA: KULBIN, Nikolay Ivanovich (1868-1917).

 
 
BIOGRAFIA: KULBIN, Nikolay Ivanovich (1868-1917).


O pintor e médico russo nasceu e morreu em São Petersburgo; ele foi membro da Academia Militar. Kulbin foi patrono de vários grupos de artistas mais jovens, para os quais ele organizou exposições, como para o Grupo dos Impressionistas russos. O médico também patrocinou o Grupo Literário Hyleae (1910-1913).

 
A visão artística de N. I. Kulbin ficou mais próxima do Simbolismo russo, que Mikhail Matiushin (1861-1934)acertadamente denominou de Vrubelismo, referindo-se às pinturas voltadas para caráter decorativo de Mikhail Vrubel (1956-1910), professor da academia e artista muito admirado na sua geração. A diferença de enfoque estético do grupo de artistas plásticos das vanguardas e seu patrocinador N. Kulbin levou à cisão do grupo, quando os dissidentes formaram o Grupo da Associação de Artistas União da Juventude [Soyuz Molodezhi] organizada por Olga Rozanova, da qual participaram os irmãos David e Nikolay Burliuk, Pavel Filonov, Kliun, Ivan Punin, Vladimir Tatlin e Kasemir Malevich, entre outros, nesse grupo que associou c. de 30 artistas.

 

Kulbin, associado a Nikolay Evreinov inaugurou o Cabaré Cachorro Viralata [Brodiacaia soboka] (São Petersburgo, 1911-1915), que logo se transformou no ponto de encontro preferido das vanguardas artísticas russas. Kulbin convidou o italiano F. T. Marinetti (1976-1944),para visitar a Rússia e proferir palestra nesse local (jan., 1914). O escritor Futurista italiano convidou as vanguardas russas para participarem da mostra que ele organizava em Roma; ele foi rejeitado pela maioria dos artistas das vanguardas russas, que publicaram carta-manifesto contrária à sua presença no país. No entanto, Pinturas e Esculturas de N. I. Kulbin, Aleksandr Archipenko (1987-1964), Alexandra Ekster (1982-1949)e Olga Rozanova (1986-1918),participaram da exposição italiana, a 1ª Mostra Futurista Livre realizada na Galeria Sprovieri (abril-maio, 1914).
 

Kulbin pintou inúmeros retratos de seus amigos artistas, produziu muitos desenhos e escreveu e publicou uma série de artigos teóricos sobre a pintura moderna. A Declaração de Nikolai Kulbin: Arte Livre como Base da Vida, Harmonia e Dissonância (Vida, Morte, etc.; Extratos) (São Petersburgo, 1908). Essa declaração se encontra publicada parcialmente, traduzida (inglês) por John E. Bowlt como [Nikolai Kulbin: Free Art as the Basis of Life, Harmony and Dissonance (on Life, Death, etc.; Extracts).

(BOWLT, 1976.1988: 06).



REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 498.
 

 
BOWLT, J. Russian Art of The Avant-Garde: Theory and Criticism, 1902-1934. London: Thames & Hudson, 1976. 1988. 
 
 
 
DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 587.

No comments: