Translate

Saturday, August 10, 2013

BIOGRAFIA: POPOVA, Liubov Sergeevna (1889-1924).

 
 
BIOGRAFIA: POPOVA, Liubov Sergeevna (1889-1924).
 


Popova nasceu em Ivanovskoe, perto de Moscou, no seio de família nobre, abastada e culta; ela faleceu precocemente (Moscou). A artista seguiu os cursos (1907-1908) do ateliê de pintura de Konstantin Fedorovich Yuon (1875-1958) e de Stanislaw Zhukovsky, arquiteto e artista plástico.
 
Popova foi admiradora da obra de Mikhail Mikhailovich Vrubel (1856-1910), bem como descobriu a obra de Paul Cézanne (1839-1906) e dos pintores do Impressionismo, que proliferavam nas coleções particulares de Morosov e Shuckine (São Petersburgo - Moscou). A artista viajou pelas cidades antigas da Rússia, como Novgorod e Pskov e também visitou a Itália (1908-1910).
 
Popova passou um ano estudando em Paris (1912-1913), na companhia de Nadeshda Udaltsova (1885-1961). Na cidade-luz a artista encontrou a artista russa, Vera Pestel (1887-1952), bem como conheceu Aleksandr Alexandrovich Vesnin (1883-1959), entre outros. Popova, Udaltsova e Pestel estudaram na Academia A Paleta [La Pallete], de Jean Metzinger (1883-1956) e de Henri Le Fauconnier (1881-1946). Popova também frequentou os ateliês dos escultores russos radicados em Paris, Osip Zadkine (1890-1967) e de Alexandre Archipenko (1887-1964).
 
Popova voltou à Moscou onde passou a frequentar o ateliê de arquitetura A Torre (1912-1915), organizado por Vladimir Evgrafovich Tatlin (1885-1953), Victor Sergeevich Bart (1887-1954) e Ilya Zdanevich (1894-1975), onde tornou-se grande amiga de AleksandrVesnin (1883-1959). Nesse local Popova trabalhou com N. Udaltsova, V. Tatlin e Aleksey Alekseevich Morgunov (1884-1935). Na época, esse grupo de arquitetos e artistas plásticos vanguardistas estavam voltados para obras de tendência Cubo-Futurista. Popova participou com suas obras da Exposição de Arte Contemporânea Russa (Petrogrado, 1913). Obras de Popova passaram à participar das mostras do Grupo Valete de Diamantes [Bubnovy Valet] (1912-1913; v.), fundado pelo líder das vanguardas russas Mikhail Larionov (1881-1964).
 
Popova passou o verão na Itália (1914-), pois a artista aceitou o convite de F. T. Marinetti (1876-1944), o escritor Futurista que visitou Moscou e São Petersburgo, quando convidou artistas das vanguardas russas para participarem da I Mostra Futurista Livre, realizada na Galeria Ricordi (Milão, maio, 1914). Marinetti foi execrado pelas vanguardas russas e bem poucos artistas aceitaram seu convite: entre estes, Popova.
        
Popova voltou a seu país quando, em agosto foi deflagrada a I Guerra Mundial, com a adesão da Rússia (1914). Popova participou da mostra Bonde V, organizada por Nicolay Nicolaevich Punin (1888-1953), juntamente com Tatlin e Kasimir Malevich (1878-1935); da 0:10, Última Mostra Futurista, também organizada por Punin (Petrogrado, dez., 1915). Foi nessa mostra que Kasemir Malevich lançou o movimento do Suprematismo. Popova aderiu ao Grupo Supremus (v.), organizado por Malevich (1916-), do qual participaram V. Pestel, N. Udaltsova, N. Punin e Mikhail Ivanovich Menkov (1885-1921).
 

No período Popova adotou nas suas obras o novo estilo pictórico, Suprematista e Abstrato: a artista passou a pintar as obras Construtivistas, denominadas de Arquitetônicas Pictóricas, que tornaram-na um dos maiores expoentes do Construtivismo pictórico soviético. A obra de Popova homônima, Arquitetônica Pictórica (1916), veio a São Paulo exposta no módulo Vanguarda, participante da mostra 500 anos de Arte Russa, realizada na Oca do Parque do Ibirapuera. A mostra publicou catálogo; a obra de Popova foi reproduzida (Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, 2002).
 
A artista realizou projetos com colagens abstratas, destinadas a tornarem-se bordados reproduzidos em ateliê ucraniano (Verbicka). Popova participou com suas obras da mostra O Armazém (1915), organizada por V. Tatlin. Popova passou a ensinar nos SVOMAS (1918) e participou da I Exposição da União dos Pintores Profissionais (Moscou); da coletiva, realizada na Galeria - Ateliê de Nadezhda Evseevna Dobychina (1884-1949), em Petrogrado; e da V Mostra Estatal. A obra pictórica de Popova afastou-se do Suprematismo de Malevich, para estabelecer-se mais próxima do Construtivismo russo e da obra conceitual de Alexander Mikhailovich Rodchenko (1891-1956), o novo líder das vanguardas russas.
Popova asociou-se ao IZO NARKOMPRÓS e ensinou no PROLETKULT (Petrogrado) e nas SVOMAS (Moscou, 1919); a artista tornou-se membro ativo da INKhUK e professora nas VChUTEMAS, onde ensinou, junto com Vesnin, a disciplina da Cor (1920). A artista ilustrou os seus primeiros trabalhos nas Artes Gráficas e participou com 5 obras da mostra coletiva com 5 artistas do Construtivismo Soviético, 5x5=25 (1921).
Popova abandonou a pintura de cavalete para começar a produzir obras no novo Produtivismo, implantado por Osip Brik (1888-1945), nas vanguardas russas, obrigadas a abraçarem as técnicas de fotografia, estamparia têxtil, fotomontagens e, principalmente, cenografia. Popova envolveu-se na produção do primeiro espetáculo de massas realizado especialmente para o Congresso da III Internacional (1918). Popova participou das discussões teóricas versando sobre a construção e a formação de seu grupo de trabalho, dito, Não Objetivo. A artista criou ilustrações de livros e decoração para cerâmicas utilitárias (1922). Popova ensinou no Ateliê Livre, no anexo do Teatro Meyerhold (Moscou, 1922-1924), onde criou a cenografia com vários dispositivos mecânicos, bem como os costumes para a encenação da farsa em três atos de Crommelynck, na tradução de Ivan Nicolaevich Aksenov (1884-1935), dirigida por Vsevolod Emilevich Meyerhold (1874-1941), intitulada O Cuco Magnífico (1922). Uma fotografia do cenário Construtivista de Popova para a peça, encontra-se reproduzida (KRENS, 1992; GOLDBERG, 2001).
 
Popova criou a cenografia para a peça Noite, de Martinet, traduzida como A Terra no Subúrbio [Zemlia dybom] (1923). Para esse espetáculo de propaganda governamental, com a utilização de muitos cartazes no cenário, Popova criou iluminação moderna. Foi Popova quem desenhou a capa para o livro que Vsevolod Meyerhold publicou, Zemlia Dybom Marc (1923), capa que encontra-se reproduzida (LECLANCHE-BOULÉ, 1991).
 
Popova tornou-se diretora do Departamento de Desenho da primeira Fábrica Estatal de Tecidos Tsinpol, onde, juntamente com Varvara Stepanova (1894-1958), desenhou Estamparia Têxtil, com formas Abstratas e Geométricas (1923). Obras de Popova participaram da I Mostra Internacional de Arte Russa (Berlim, 1922). Popova colaborou com a equipe da revista Lef, do Grupo LEF - Frente Esquerdista das Artes, editada por Vladimir Mayakovsky (1893-1930) e A. Rodchenko. Popova criou numerosos cartazes, inclusive o referente à luta contra o analfabetismo (1924): a artista criou capas de revistas e ilustrações destinadas aos inúmeros livros dos escritores das vanguardas russas.
A artista faleceu subitamente, aos 35 anos de idade (25 de maio, 1924). Os amigos próximos organizaram em sua homenagem mostra retrospectiva de suas obras; obras de Popova participaram da representação russa à Bienal de Veneza (1924); da dita, Exposição Universal (Paris, 1925); da Mostra de Desenhos, comemorativa dos dez anos da Revolução de Outubro (1927).
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS;



ARTIGO. MARTINS, Ana Cecília. Exposição: Todos os movimentos da arte russa. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, caderno B, pp. 1, 10

 
CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 180.

 
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 541.
 
 
 
CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il., p. 44.
 
 
 
GOLDBERG, R. Performance Art: from Futurism to the Present. London: Thames and Hudson 2001. 206 p., il. Algumas color., pp. 37, 44. 15 x 21 cm (world of art).
 
 
 
LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 38, 152.

No comments: