Translate

Wednesday, August 21, 2013

KHLEBNIKOV, Velimir: Viktor Vladimirovich Khlebnikov (1885-1922).

 

 

KHLEBNIKOV, Velimir: Viktor Vladimirovich Khlebnikov (1885-1922).


 
O poeta e escritor russo nasceu em Astrakã e morreu em Santalovo, na província de Novgorod (Rússia). Khlebnikov estudou Filologia, Matemática e Biologia, na Universidade de Kazam e de São Petersburgo. O autor russo dedicou-se à Literatura, apresentando nas suas obras iniciais influência Simbolista (1901-1902). O primeiro mentor intelectual de Khlebnikov foi Yaceslav Ivanov: logo o escritor se encontrou imerso na pesquisa da nova linguagem, a Zaum [Zaumov] (v.), baseada em neologismos. Os escritos de Khlebnikov circulavam de mão em mão nas vanguardas russas, mas permaneciam impublicados. Finalmente Khlebnikov conheceu Vasily Kamensky (1984-1961), que se tornou seu editor e publicou as primeiras obras: O Mestre e aluno, Obras Reunidas de Velimir Khlebnikov.


 
O escritor participou do Grupo Literário Russo Hyleae (São Petersburgo, 1910-1913; v.); na antologia do grupo publicada, elelançou o conto Encantamento pelo Riso. Khlebnikov participou com conto do outro livro lançado pelo Hyleae, Estúdio Impressionista, e da antologia de contos Armadilha para Juizes (1910). Khlebnikov publicou a peça teatral em um ato, Senhor Lenin, um Russo Futurista, posteriormente encenada sob a direção de Márcia Abujamra na XXI Bienal de São Paulo (21 set. - 10 dez., 1991); e com Alexey Kruchenykh (1886-1928) publicou O Mundo ao Revés (Moscou, 1912), obra ilustrada por Natália Gontcharova (1881-1962), Mikhail Larionov (1881-1964) e Vladimir Tatlin (1885-1953).


 
Khlebnikov publicou Jogo no Inferno (1912), ilustrado por Kazimir Malevich (1878-1935); e o manifesto A Palavra como Tal, que assinou conjuntamente com A. Kruchenykh, ilustrado por K. Malevich e O. Rozanova (1913). Outra obra conjunta homenageou Elena Guro (Eleonora Gennikhovna Notenberg, 1877-1913), que faleceu repentinamente; o livro Trinca (1914), no qual foram reunidos textos de Guro, Khlebnikov e Kruchenykh, ilustrado com desenhos de Guro. Outro dos livros de Khlebnikov foi Uah! Criações 1906-1908 Poemas Selecionados. O escritor publicou a pesquisa sobre o tempo, a qual ele dedicou longos anos de sua vida: Tempo é Medida do Mundo (1916).

 
Khlebnikov convidou vários dos artistas mais destacados das vanguardas russas como Olga Rozanova, Vladimir Tatlin, Kasimir Malevich, Natália Gontcharova e Mikhail Larionov para ilustrarem suas obras. Foi Tatlin quem, anos mais tarde, desenhou a ilustração para a capa das Obras Inéditas de Viktor Khlebenikov (1940). O conto Encantamento pelo riso (1910) de Khlebnikov, tornou-se clássico da literatura Futurista russa; o escritor desenvolveu-o em torno do radical da palavra riso (smekh), em poema de liberdade formal e imaginação criadora.


 
Na outra publicação conjunta do Hyleae, Khlebnikov publicou o conto A Cegonha, na antologia com Elena Guro e Vasily Kamensky. O tema do conto girou em torno do voo de pássaro metálico gigantesco, que aterrorizou a cidade: nele, o autor descreveu recepção na qual compareceu ser extraterrestre acompanhado do pintor italiano Rafael (Rafaello Sanzio). Na ocasião, certo efeito mágico fez com que objetos inanimados voltassem à vida; nesse conto de construção delirante o passado conviveu com o presente e os objetos inanimados ganharam vida própria e saíram voando. Khlebnikov escreveu esse conto dentro de curiosa e inventiva reversão linguística. Quando Hans Richter filmou Fantasmas Antes do café da Manhã [Ghosts before breakfast] (Alemanha, 1928, P&B, silencioso, 9', no acervo da Biblioteca do Filme no MoMA [MoMA Film Library] (Nova York), certamente sua inspiração adveio deste conto precursor de Khlebnikov. No filme objetos inanimados voltam à vida, rebelam-se e saem voando, os chapéus vão parar na cabeça do diretor Richter e de seus amigos vanguardistas, os músicos Paul Hindermith e Darius Milhaud (v. Cinema de Vanguarda)


 
No início do século XX, Khlebenikov participou ativamente dos movimentos das vanguardas russas. Antes da eclosão do conflito da I Guerra Mundial (I GM), o escritor Futurista italiano F. T. Marinetti visitou a Rússia (jan. - fev., 1914). Khlebnikov publicou manifesto, assinado por vários artistas e escritores das vanguardas russas como Benedikt Livshits (1886-1938) e V. V Maiakowsky (1893-1930), todos contrários a visita do escritor e poeta italiano (v. Futurismo na Rússia). Quando irrompeu a Revolução Russa (1917), Velimir Khlebnikov associou-se às colunas bolcheviques que percorriam a pé grande parte do país. Posteriormente o escritor continuou com a vida errante de andarilho e cruzou o país a pé; Khlebnikov, mal-nutrido e exausto morreu, aos 37 anos de idade, abandonado na beira de estrada na região desértica de Novgorod (1922). Uma fotografia do artista jovem (1912) foi publicada no catálogo da mostra Gráfica Utópica, Arte Gráfica Russa 1904-1942, organizada com a curadoria de Evandro Salles, no CCBB (Brasilia, São Paulo e Rio de Janeiro, 2001-2002).


 
REFERÊNCIA SELECIONADA:
 
 

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 496-497.



SALLES, (Cur,). Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 170-171.

No comments: