Translate

Sunday, August 18, 2013

1910-1913-GRUPO LITERÁRIO (RUSSO) HYLEAE (São Petersburgo).

GRUPO LITERÁRIO (RUSSO) HYLEAE (São Petersburgo, 1910-1913). Destaques: GURO, Elena; David BURLIUK, Nikolay KHRUCHENIKH e Velimir KHLEBNIKOV. O Grupo Literário (Russo) Hyleae foi a ramificação cultural do Grupo (Multidisiplinar Russo) União da Juventude (v.) e reuniu pintores a poetas e escritores russos, muitos também desenhistas e ilustradores como Elena Guro (1877-1913), David Burliuk (1882-1967) e seu irmão Nicolay Burliuk (1890-1920), a escritores e poetas, os mais conhecidos do grupo, Vasily Kamensky (1884-1961), Alexey Kruchenykh (1886-1968) e Velimir Khlebnikov (1885-1922), Benedikt Livshits (1886-1983) e o editor, pintor, teórico da arte e violinista da corte do Czar, Mikhail Matiushin (1861-1934). Esse grupo multidisciplinar foi considerado Futurista, mas, apesar da marcante influência do Futurismo italiano nas obras dos artistas russos na fase, os vanguardistas sempre renegaram a influência do movimento estrangeiro e se aborreciam muito quando chamados de Futuristas: eles preferiam serem chamados de Homens do Futuro [Budetliani]. O Grupo Hyleae manteve estreitas ligações com o grupo das vanguardas moscovitas, liderado por Mikhail Larionov (1881-1964) e Natália Gontcharova (1881-1962), o Valete de Diamantes (v.). Matiushin logo se tornou editor do grupo, lançando vários livros do Grupo Hyleae, como as antologias de contos Estúdio dos Impressionistas, Uma Armadilha para Juízes e O Parnasus Que Ruge (1910-1913). Guro, casada com Matiushin, publicou Sonhos de Outono (1912); e, postumamente, os livros que ela escreveu e ilustrou, como Os Camelos no Céu; e Trinca [Troie] (1914), obra conjunta com V. Khlebnikov e A. Kruchenykh. Outro participante, Livshits, publicou O Arqueiro com um olho e meio (1915). A fotografia dos escritores do grupo Hyleae, sem a presença de Elena Guro, mas com a participação de Vladimir V. Maiakovsky (1893-1930) se encontra publicada (HULTEN, 1986). Maiakovsky não participou das publicações do grupo, foi sempre ator, figurinista e escritor independente, depois considerado o maior poeta soviético. Maiakovsky foi amigo de Elena Guro e de sua irmã, Ecatarina Guro, que traduziu para o russo o livro Do Cubismo (Du Cubisme. Paris, 1912), de autoria dos pintores franceses Albert Gleizes e Jean Metzinger, professores do Ateliê A Paleta, frequentado durante um ano (1912) por Lyubov Sergeevna Popova (1889-1924), Olga Vladmirovna Rozanova (1886-1918) e Nadeshda Andreevna Udaltsova (1885-1961). Essas artistas foram responsáveis por levarem a estética das vanguardas do Cubismo francês para a Rússia, o que resultou no movimento do dito, Cubo-Futurismo russo (v.). O Grupo Hyleae manteve estreitas ligações com o grupo das vanguardas moscovitas liderado por Mikhail Larionov (1881-1964) e Natália Gontcharova (1881-1962), o Valete de Diamantes (v.). A fotografia de Elena e Ecatarina Guro, tirada em meados da década de 1890, se encontra publicada (KOVTUN & BOLWT, 1988: 90). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs. CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il. CATÁLOGO. KOVTUN, E., STANISLAS, Z.; OUVRIARD, N. Filonov. Paris: Éditions du Centre Georges Pompidou, Musée Russe de Leningrad, 1990. CATÁLOGO. MILNER, J. Arte, Guerra y Revolucion. Apud La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color. CATÁLOGO. SALLES, E. (Cur,). Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., pp. 90-100.

No comments: