Translate

Sunday, September 15, 2013

1912-1913-GRUPO (RUSSO) RABO DE BURRO [ORLINY KVOST] E RAIONIOSMO [LUCHISM] (Moscou, 1912-1913).

GRUPO (RUSSO) RABO DE BURRO [ORLINY KVOST] E RAIONIOSMO [LUCHISM] (Moscou, 1912-1913). Destaques: LARIONOV, Mikhail, e Natália Gontcharova. Os vanguardistas russos congregavam pequeno de seguidores ao redor de Mikhail Larionov (1881-1964) e Natália Sergeevna Gontcharova (1881-1962), como Aleksey Morgunov (1884-1935), Aleksander Shevchenko (1883-1948) e Olga Rozanova (1886-1918), entre outros. Pouco antes os artistas citados participavam efetivamente do Grupo Valete de Diamantes [Bubnovy Valet], que organizou exposições com palestras de vários artistas (Moscou, dezembro,1911). Seguiram-se debates, tendo como mediador Piotr Konchalowsky (1876-1956). Nessa ocasião Natália Gontcharova atacou o conservadorismo do Grupo Valete de Diamantes e anunciou a formação do Rabo de Burro [Osliny Kvost]. Esta cisão nas vanguardas russas,fez com que inúmeros artistas aderissem ao novo grupo como Victor Bart (1867-1956), Aleksandra Aleksandrovich Ekster (1882-1949), Moritz Fabbri, Artur Vladimirovich Fonvizin (1883-1973), Vladimir Mikhailovich Konashevich (1888-1963), Viaceslav Levkievsky, Vladimir Maiakowsky (1893-1930), Casily Maximovich Maximov (1844-1911), Kazimir Malevich (1878-1935), Aleksey Alekseevich Morgunov (1884-1935), Aleksander Shevchenko (1883-1948), Olga Vladimirovna Rozanova (1886-1918), Sergey Romanovich (1894-1968) e Vladimir Efgrafovich Tatlin (1885-1953), entre outros. O artista Mikhail Larionov fora convocado, quando prestou serviço militar (1910-1911). Na primavera seguinte, ainda no exército, Larionov pintou mais de 40 obras figurativas com temas militares, de soldados, obras nas quais utilizou técnica baseada na Arte Primitiva (1912-1913). Larionov apresentou 140 pinturas na mostra com apenas um dia de duração, mas que incluiu debates e palestras (Moscou, 08 dezembro, 1912). Foi no início do ano de 1912 que Mikhail Larionov criou pinturas dinâmicas, chegando à abstração, entre as melhores e mais originais obras das vanguardas russas. Larionov e Goncharova lançaram o Raionismo [Luchism], quando o Manifesto do Raionismo assinado por Larionov, foi publicado no catálogo da ostra do Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (novembro, 1912), e, posteriormente, na mostra do Grupo União da Juventude (São Petersburgo, 04 de dezembro, 1912), que divulgou o Estudo Raionista, de Larionov. O Raionismo [Luchism] foi oficialmente lançado na primeira mostra do Grupo Alvo (Moscou, 1912-1913). Larionov participou com pinturas Raionistas em todas as exposições citadas acima. Em seguida, Larionov e Gontcharova abandonaram todos esses grupos para formarem seu próprio grupo, o Rabo de Burro. O Grupo Rabo de Burro [Osliny Kvost] formou-se oficialmente no início do mesmo ano (12 fevereiro, 1912). Pouco depois, na sua primeira mostra individual, Larionov expôs 37 pinturas neo-primitivistas, com temas de soldados (11 março - 08 abril, 1912). O nome do grupo foi ridicularizado bem como as pinturas expostas, devido à estética inovadora, inclusive na crítica publicada no jornal Golos Moska [Voz de Moscou]. O grupo permaneceu unido até que Larionov e Gontcharova viajaram para apresentar sua primeira mostra no exterior (Roma, coletiva Futurista, maio; Paris, coletiva Larionov e Gontcharova, na Galeria Duas Ilhas (junho, 1914). A pintura no estilo quase Abstrato dos principais artistas do grupo foi inspirada no Futurismo italiano, marcada pelo colorido intenso, bem como pelo dinamismo das pinceladas. Em seguida ocorreu a deflagração da Primeira Guerra Mundial (agosto, 1914-1918), quando o oficial do exército russo retornou ao país, deixando Gontcharova em Paris. Depois de participar do conflito, ser ferido e restabelecer-se, Larionov voltou a Paris, onde a dupla de artistas abandonou a pintura de cavalete. Na França, Larionov e Gontcharova participaram da criação de cenografia e figurinos para os Balés Russos [Ballets Russes], da Companhia Teatral do amigo Sergey Pavlovich Diaghilev (1872-1929), da qual Larionov se tornou o Diretor de Arte (Paris, 1916-1929). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: KOVTUN, Y Mikhail Larionov 1881–1963. Cronicle of the artist's life and work. Translated by Paul Williams. Bournemouth: Parkstone Press, 1998. 175p.: il., retrs. , pp. 86-87, 93, 130-140. (Great Painters). KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 100. SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., pp. 66-68.

No comments: