Translate

Friday, September 13, 2013

1910-1917-GRUPO (INTERNACIONAL) DA HISTÓRIA DOS QUADROS (Moscou, dezembro, 1910-1917).

GRUPO (INTERNACIONAL) DA HISTÓRIA DOS QUADROS (Moscou, dezembro, 1910-1917). Esse grupo de artistas de vanguarda, fundado por Aristarkh Vasilievich Lentulov (1882-1943), reuniu David Davidovich Burliuk (1882-1967) e seu irmão Nikolay Davidovich Burliuk (1890-1920), Aleksandra Aleksandrovna Ekster (1882-1949), Valentina Mikhailovna Khodasevich (1894-1970), Mikhail Fyodorovich Larionov (1881-1954), Wassily Kandinsky (1866-1944), Lyubov Sergeevna Popova (1889-1924) e David Efimovich Zagoskin (1900-1942), entre outros. O grupo promoveu a primeira mostra coletiva de suas obras com a participação dos irmãos Burliuk, Aleksandra Ekster, Natália Gontcharova (1881-1962), Mikhail Larionov, Wassily Kandinsky, Aristarkh Lentulov, Alexey Morgunov (1884-1935) e Leopold Survage (Leopold Lvovich Sturzwage, 1879-1968), entre outros. Os irmãos Burliuk, que participaram de mostras de vanguarda na Rússia, participaram do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul [Der Blaue Reiter] (Munique – Berlim, 1911-1913), destacado nas vanguardas alemãs e liderado pelo artista russo Wassily Kandinsky. Os russos conheciam as obras do primeiro grupo das vanguardas alemãs, o Grupo (Alemão) da Ponte [Die Brûcke] (Dresden – Berlim, 1905-1913). Na época, através das palestras que proferiu, David Burliuk tornou-se um dos mais importantes teóricos das iniciantes vanguardas russas. No entanto Burliuk emigrou, depois de perder seus dois irmãos, participantes do Grupo Literário (Russo) Hyleae (São Petersburgo, 1910-1913), ramificação cultural do Grupo (Multidisiplinar Russo) União da Juventude (São Petersburgo, 1910-1917, v.). David viajou para o Japão, onde passou dois anos (1920-1922) e depois viveu até o final da vida na América do Norte. Burliuk desempenhou papel fundamental nas iniciantes vanguardas russas, pois foi cabeça teórica e pensante delas, sendo amigo próximo de Mikhail Larionov e do poeta, escritor, teatrólogo e figurinista, Vladimir Maiakovsky (1893-1930). Os artistas russos convidaram para participarem da primeira mostra do Grupo da História dos Quadros (Moscou, dezembro, 1910), alguns artistas das vanguardas francesas como Henri Le Faucconier (1881-1946) e Albert Gleizes (1881-1952). A segunda mostra coletiva (Moscou, janeiro, 1912), realizou-se com a participação dos irmãos Burliuk, A. Ekster, W. Kandinsky, A. Lentulov, além da participação de artistas das vanguardas alemãs como Franz Marc (1880-1916); e das francesas, como Georges Braque (1882-1963), Robert Delaunay (1885-1941), Juan Gris (1887-1927), Henri Le Faucconier (1881-1946), Fernand Léger (1881-1955), sendo que todos esses artistas participaram da segunda mostra do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul (Munique, 1912). Na ocasião, N. Goncharova e M. Larionov se afastaram do Grupo (Internacional) da História dos Quadros, e do Grupo (Russo) Valete de Diamantes [Bubnovy Valet] (1910-1917) para formarem oGrupo (Russo) Rabo de Burro [Osliny Kvost] (1912-1913; v.). A terceira mostra do grupo da História dos Quadros realizou-se com a participação de D. Burliuk, A. Ekster, A. Lentulov, Vladimir Tatlin (1885-1953), além dos franceses G. Braque, R. Delaunay, Le Faucconier, Henri Matisse (1869-1954), Pablo Picasso (1881-1972) e Henri Le Douanier Rousseau (-1910). A mostra foi inaugurada em São Petersburgo (janeiro, 1913); no mesmo ano a versão reduzida da exposição itinerou à Moscou, onde foram realizados debates sobre literatura e arte moderna no Instituto Politécnico da Universidade de Moscou. Na época V. V. Maiakovsky (1893-1930) criticou o Grupo da História dos Quadros, que chamou de Sarcófagos da Arte. A quarta mostra realizou-se com a participação de Kazimir Malevich (1878-1935), A. Morgunov, Lyubov Popova e N. Udaltsova (1885-1961), além de obras de estrangeiros como G. Braque e P. Picasso (Moscou, março, 1914). Na quinta mostra Popova mostrou pela primeira vez suas pinturas da série Arquitetônicas Pictóricas (1915). A sexta mostra realizou-se no ano seguinte (1916) e a sétima e última mostra no ano da Revolução Russa, com a participação de obras de David Burliuk, A. Ekster, V. Kamensky, I. Kliun, K. Malevich e Olga Rozanova, entre outros (Moscou, novembro, 1917). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: INTERNET. BOLWT, John E. Russian Art, 1875-1975. A Collection of Essays. ISBN D-8422-5262-2. INTERNET. Art of the Russias. Monthly Archives: May 2012. Lives of the Artists I. Aristarkh Lentulov (Аристарх Васильевич Лентулов) (1882-1943). May, 22. Blog at WordPress.com. The Vintage Camera Theme. Retrieved from: imgsrc="http://stats.wordpress.com/b.gif?v=noscript"style="height:0px;width:0px;overflow:hidden" alt="" /> Acess: September 10, 1913. INTERNET. Artur Vladimirovich Fonvizin. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 22 March 2013 at 21:09. Retrieved from: "http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Artur_Fonvizin&oldid=546390680" Acess: July 26, 2013. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorativearts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 100.

No comments: