Translate

Friday, September 13, 2013

1906-1913-ARTE PRIMITIVA NAS VANGUARDAS FRANCESAS E RUSSAS (Paris, 1906-; Moscou, 1913-).

ARTE PRIMITIVA NAS VANGUARDAS FRANCESAS E RUSSAS (Paris, 1906-; Moscou, 1913-). Assim como os artistas franceses de vanguarda passaram a colecionar a Arte Negra (v.), da África ou Oceania, esculturas primitivas que Pablo Picasso, Guillaume Appolinaire e, depois, André Breton e escritores de seu grupo passaram a colecionar, os artistas das vanguardas russas passaram a colecionar as gravuras de Lubok (v. Xilogravura). Esses itens foram procurados em feiras de arte e mercados de antiguidades e brechós do país. A primeira mostra que incluiu as gravuras de Lubok, vistas como obras de Arte Primitiva, ocorreu no Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou, 19-24 de fevereiro, 1913). A mostra foi organizada por Mikhail Larionov (1881-1964) e pelo jovem arquiteto e colecionador Nikolay Vinogradov (1885-1980). Entre as 551 obras mostradas nessa exposição, foram incluídos outros exemplos nas Artes Gráficas como gravuras de várias regiões orientais (China, Japão, Coréia, Pérsia e Turquia), além de gravuras européias, entre outros itens da tradição russa como bandejas pintadas. Larionov escreveu na apresentação do catálogo: [...] Todos estes itens são Lubok, no sentido mais amplo da palavra, e tudo isto é arte maior (KOVTUN, 1998: 81). Exatamente um mês depois, Larionov inaugurou outra mostra, no Salão Bolshaya Dimitrova, com 596 itens, incluindo 129 ícones e 170 gravuras de Lubok de sua coleção. Nessa exposição, Natália Sergeevna Gontcharova (1881-1962), expôs seis aquarelas e duas gravuras influenciadas pela estética do primitivismo da tradição russa, sendo que as duas últimas ilustraram poemas de Aleksey Ivanovich Nekrasov (1885-1950), obras que hoje pertencem ao acervo da Galeria Tretiakov, em Moscou (KOVTUN, 1998). Posteriormente, Vinogradov organizou o Museu de Arquitetura de Moscou, que possui documentos referentes à nova arquitetura russa do período logo após a Revolução Russa. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color. KOVTUN, Y Mikhail Larionov 1881–1963. Cronicle of the artist's life and work. Translated by Paul Williams. Bournemouth: Parkstone Press, 1998. 175p.: il., retrs. (Great Painters). 33 x 24,5 cm.

No comments: