Translate

Friday, September 13, 2013

BIOGRAFIA: MARKOV, Vladimir; Voldemar Yanov Matveis (1877-1914).

 

 

BIOGRAFIA: MARKOV, Vladimir; Voldemar Yanov Matveis (1877-1914).


 


O artista vanguardista nasceu na Rússia; ele se tornou um dos principais teóricos da nascente arte das vanguardas artísticas. Nessa época os grupos russos experimentavam a forte influência da arte das vanguardas européias, principalmente a francesa, cuja cultura durante décadas permeou a civilização russa, tanto nas Artes Plásticas como na Música. O francês era idioma corrente nas principais cidades do país, o preferido da nobreza e da sociedade erudita, das elites russas.
 
 
Markov repudiou os cânones artísticos ocidentais e pregou a volta aos valores da arte primitiva com legítima raíz folclórica russa; o artista foi, de certa forma, responsável pela influência exercida no grupo das vanguardas Rabo de Burro [Osliny Kvost], fornado por Mikhail Larionov, Natália Gontcharova e Vladimir Tatlin, principalmente, entre outros artistas (1912-1913). As teorias expressas por Markov iniciaram a onda nacionalista russa, bem como a busca das raízes culturais nas artes do país.
Markov publicou seu primeiro artigo Os Princípios da Nova Arte (1912), no messmo ano em que o livro Do Cubismo [Du Cubisme], de Albert Gleizes e Jean Metzinger foi publicado na França, e, logo traduzido por Ecatarina Guro, irmã de Elena Guro, para o idioma russo (São Petersburgo,1913). Guro foi presença importante nas vanguardas literárias e pictóricas do país, através de seu casamento com Mikhail Matiushin, teórico das vanguardas russas e de sua filiação ao Grupo Hyleae (1910-1913).
 
A influência de Markov levou o principal mentor das vanguardas russas, Mikhail Larionov, a buscar na região da Georgia o artista primitivo Niko Pirosmani, que ele convidou para participar da mostra que organizou com o armênio Ilya Zdanevich, a N. 4, Futuristas, Raionistas e Primitivos (Moscou, 1912). Nessa exposição estiveram expostas as gravuras tipicamente russas na técnica de Lubok, semelhantes às ilustrações da literatura brasileira e nordestina de cordel, entre outras obras russas, inspiradas no folclore do país.
Evgueny Kovtun publicou o artigo Vladimir Markov e a Descoberta da Arte Africana (Pamyatniky Kultury. Noviye Oikrytya, Yehegodnik za 1980/ Monumentos da Cultura. Novas Descobertas. Anuário para 1980. Leningrado, 1981); esse artigo foi baseado na antologia do grupo União da Juventude [Soyoz Molodeshi] publicada anteriormente (São Petersburgo, 1912).
 
Um retrato de Markov (1913) foi pintado por Kasemir Malevich; seu amigo pintou o retrato dentro da tradição da pintura medieval italiana, inspirado no conhecido retrato de Piero de la Francesca. Esta pintura esteve no Brasil, exposta por ocasião da grande mostra Arte Russa (São Paulo, Oca, Parque do Ibirapuera, FBSP, 2000). A pintura testemunha todo o conhecimento técnico, artístico e histórico de K. Malevich, que na mesma ocasião pintou seu auto-retrato, com a mesma técnica; as pinturas pertencem ao acervo do Museu Russo (São Petersburgo). Markov morreu jovem, aos 37 anos de idade: ele permanece como artista vanguardista russo quase desconhecido na arte ocidental. A fotografia de Markov, que recebeu carimbo por cima, reprodução de seu passaporte, se encontra reproduzida (KOVTUN,1983).
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 
DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il., p. 399.

 
 
KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., pp. 67, 68.

No comments: