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Friday, September 6, 2013

BIOGRAFIAS: BURLIUK, David Davidovich (1882-1967) e BURLIUK, Vladimir Davidovich (1886-1917).

 
 
BIOGRAFIAS: BURLIUK, David Davidovich (1882-1967)
e BURLIUK, Vladimir Davidovich (1886-1917).



 
 

David Burliuk, artista norte-americano de origem russa, nasceu em Riabuk na Cracóvia (Ucrânia) e morreu em Long Island ( NY); seu irmão Vladimir, pintor vanguardista russo, nasceu em Kherson, na Cracóvia e morreu na batalha de Salônica, na I Guerra Mundial (1917). Ambos com formação diversificada nas artes, pois estudaram na Academia de Artes de São Petersburgo. David também estudou na Academia de Artes de Odessa (1899-1902); na Academia para Reconstrução da Arte [Ackademie der Bildenden Kunst] (Munique, 1902-1903) e na Academia Fernand Cormon (Paris, 1904-). Em Munique David conheceu Wassily Kandinsky, fator decisivo na futura integração das vanguardas russas com as alemãs e francesas, através da decisiva exposição internacional do grupo do Cavaleiro Azul (Munique, 1911; 1912; Berlim, 1913).
 
 
Nos primórdios da arte das vanguardas russas David tornou-se escritor e importante teórico das artes de vanguarda. Os irmãos se associaram ao importante grupo de poetas e escritores, Hyleae (S. Petersburgo, 1910-1913), que reuniu Elena Guro, Velimir Khlebenikov, Aleksey Kruchenykh, Vasily Kamensky e Benedikt Livshits, além do jovem poeta, escritor, ator e figurinista Vladimir Maiakovsky.

Os irmão David e Vladimir pintavam; ambos participaram de várias mostras das vanguardas russas (1907-1917), e foram os organizadores da mostra Trigo - Estefanos (Moscou, 1907), da qual participaram Natália Gontcharova (1881-1962), Mikhail (1881-1964) e Ivan Larionov (1884-1920), entre outros artistas. Os irmãos viajaram para Munique, centro ativo das vanguardas européias e participaram da Associação dos Novos Artistas de Munique [NKVM - Neue Künstlervereinigung München]. Participaram Wassily Kandinsky (1866-1944), Alexey von Jawlensky (1864-1941) e Gabrielle Münter (1877-1962) - e pouco depois, Franz Marc (1880-1916) e August Macke (1887-1914). Essa associação de artistas foi liderada pelo artista russo Wassily Kandinsky.


Posteriormente David Burliuk participou grupo mais importante do expressionismo alemão e da primeira mostra do Grupo do Cavaleiro Azul [Der Blaue Reiter], na Galeria Thanhauser (Munique, 18 dez., 1911 - 3 jan. 1912); da segunda mostra do mesmo grupo (Munique, 1912), itinerante ao primeiro e único Salão de Outono Alemão realizado na Galeria da Tempestade [Der Sturm] (Berlim, 1913). Os irmãos regressaram à Rússia, pois consta a participação de David Burliuk como palestrante, no evento promovido pelas vanguardas russas (dez., 1911); e, na primeira mostra do grupo liderado por Larionov e Gontcharova, o Valete de Diamantes [Bubnovy Valet] (Moscou, jan., 1912). David foi um dos fundadores desse grupo, onde desenvolveu sua atividade de divulgador das artes das vanguardas européias, alemãs e francesas. O artista proferiu inúmeras palestras, sendo a primeira a que divulgou o Cubismo, pela primeira vez na Rússia (1911).
 
 
 

David proferiu a palestra A Nova Arte da Rússia e Suas Relações com a Crítica Artística, no seminário sobre arte moderna da associação de artistas Valete de Diamantes [Bubnovy Valet] (Moscou, fev., 1913). Outra palestra de David ocorreu na vigilia do Museu Politécnico (Moscou, fev., 1912). Nessa ocasião deu-se a cisão do grupo Valete de Diamantes e a formação do novo Grupo Rabo de Burro, com a participação de Mikhail Larionov, Natália Gontcharova, Kasimir Malevich (1878-1935) e Vladimir Tatlin (1885-1953), entre outros. Esse grupo foi de vida curta. David, bem como Vladimir, continuaram participando das mostras organizadas pelo Valete de Diamantes (1910-1917). David Burliuk participou da mostra (Moscou, 21 nov. - 3 dez., 1912). organizada por Vasily Kamensky (1883-1964).

 
Os irmãos, David e Vladimir. também participaram das mostras da associação de artistas União da Juventude (São Petersburgo); e David participou do XXX Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1914). David lançou seu manifesto Guerra e o Espírito da Razão [Voina i Rasovyi Duj] divulgado na vigília futurista, no Museu Politécnico (Moscou, 14 out., 1914). David participou da decoração e da inauguração do Café dos Poetas, decorado na estética Futurista por Alesandr Rodchenko (1891-1956). Kamensky organizou a Noite de Poesia, com a participação de seu dileto amigo o poeta Mayakovsky (jan. 1913). O Café dos Poetas contou com programação diária de eventos com declamação de poesias de David Burliuk, Kamensky e Maiakovsky, entre outros, seguindo o exemplo dos eventos Futuristas italianos. No entanto, o estabelecimento durou poucos meses pois foi fechado pela repressão policial. No mesmo ano Larionov e Gontcharova produziram o filme experimental Drama no Cabaré 13 (Moscou, 1913). Posteriormente, Maiakovsky e David Burliuk produziram o filme experimental Não Nascido Para o Dinheiro (1918).
 
 
Durante o período de atividade nas vanguardas russas David escreveu e publicou junto com Kamensky, Elena Guro, Vladimir e Nicolay Burliuk e Velimir Khlebenikov, a antologia de contos do Grupo Hyleae, Armadilha para juízes [Sadok Sudej] (São Petersburgo, 1910). David assinou o manifesto das vanguardas russas Uma Bofetada na Face do Gosto Público, juntamente com Khruchenikh, Maiakovsky, Kamensky e Nikolay Burliuk.
 
David lançou o livro com gravuras populares de Lubok sobre a guerra, com o título Guerra e Imprensa [Voina i Pechat] ilustrados com seus desenhos e de Kasimir Malevich, Aristark Lentulov, (1882-1943) e Vladimir Maiakovsky, lançado pela editora O Lubok Contemporâneo (Moscou, agosto-out., 1914). David Burliuk, juntamente com Kamensky, Velimir Klebenikov e Aristark Lentulov publicou Quatro Pássaros [Chetyrie Ptsty], ilustrado por Lentulov (Moscou: Zolotujin, 1916). David e Kamensky proferiram a palestra A Pintura a Literatura [Zabornaya Zhipovis i literatura], no encerramento da última mostra do grupo vanguardista Bolshaya Dmitrova (Moscou, nov.-dez., 1916).
 
Vladimir Burliuk morreu na Revolução Russa (1917): Nikolay faleceu pouco depois que voltou de período passado em campo de prisioneiros,no decorrer da I GM (1920). David viajou ao Japão para inaugurar mostra em Tokio, itinerante a Yokohama e Osaka. A arte das vanguardas russas já sentia os primeiros efeitos nefastos da tutela estatal, com repressão e perseguição voltada principalmente para a arte das vanguardas (1921-). David Burliuk emigrou para os E.U.A. (1922) e expôs em Nova York (1924); naturalizou-se americano (1930). O artista editou a revista Color Rhyme e tornou-se diretor de Galeria de Arte (Southhampton, NY). O artista mostrou suas obras na mostra individual David Burliuk, Anos de Transição [David Burliuk, Years of Transition], no Parrish Art Museum (Southampton, NY, 1946).
 

Como obra entre as mais destacadas de David Burliuk citamos a abstração de influência futurista Dançarina (s/d, óleo/ tela, 100 cm x 61 cm, no acervo da Stadtische Galerie im Lerbachhaus, Munique); sua obra O Maçon (33 cm x 31 cm, no acervo da Galeria del Levante, Milão), encontra-se reproduzida (DUROZOI, 1992). A fotografia de David Burliuk e Maiakovsky encontra-se reproduzida (POMORSKA, 1993).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 438.
 
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture: l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib. Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 168. (Dictionnaires specialisés).
DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il, p. 102.
 DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il., p. 65.
 
KOVTUN, Y. Larionov. Tranlated by Paul Williams. Bournemouth, England: Parkstone Press, 1993, pp. 85-92.
 
MILNER, J. La Vanguardia Rusa: en las colecciones de los museos rusos 1905-1925. Madrid: Fundación Central Hispano, 1993, pp. 37-54.
POMORSKA, K. Formalismo e Futurismo. Tradução de Sebastião Uchôa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1993, p. 100.

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